Ferramenta da arbitragem de vídeo estava em funcionamento, porém, por mais de 20 minutos, o árbitro não teria possibilidade de analisar lances à beira do gramado O jogo entre Atlético-MG e Grêmio, na Arena MRV, começou sem o funcionamento perfeito da ferramenta do VAR. A tela à beira do gramado não estava disponível, e a CBF informou que o fato aconteceu por erro humano.
+ Notícias do Atlético
+ Notícias do Grêmio
Aos 24 min do 1º tempo - gol de dentro da área de Guilherme Arana do Atlético-MG contra o Grêmio
Minutos antes de o jogo começar, o árbitro Bráulio da Silva Machado chamou Arana e Suárez, capitães dos times, e os técnicos Felipão e Renato Gaúcho, para comunicar sobre a falha. A partida aconteceu por mais de 20 minutos sem o funcionamento perfeito do VAR.
Em comunicado oficial, a CBF informou que o erro aconteceu por parte da empresa responsável pela arbitragem de vídeo no Brasileirão.
- A Comissão de Arbitragem da CBF informa que a Hawk-Eye, empresa responsável pelo VAR, não conseguiu montar o ARA (Área de Revisão do Árbitro) na Arena MRV neste domingo. Segundo a empresa, "um erro humano durante a configuração e estabelecimento dos serviços para a partida mencionada, não conseguiu fazer que a ARA funcionasse corretamente antes do início do jogo". De acordo com a Hawk-Eye, "nossa equipe no local está trabalhando ativamente para corrigir essa situação, e garantimos que todos os esforços estão sendo feitos para estabelecer a conexão da ARA o mais rápido possível".
VAR Arena MRV fora do ar
Rodrigo Rocha
Enquanto a tela estava desligada, não houve lances polêmicos na partida. Portanto, o problema não influenciou diretamente no andamento do jogo na Arena MRV. Vale lembrar que a ferramenta, em geral, estava funcionando e somente não seria possível que o árbitro do jogo fosse à beira do campo para analisar lances interpretativos.
O jogo entre Atlético-MG e Grêmio é confronto direto na parte de cima da tabela. Ambos os times buscam, principalmente, um lugar entre os quatro primeiros colocados do Brasileirão para se garantirem na fase de grupos da Libertadores de 2024. Os dois, no entanto, ainda têm chances reais de conquista do título nacional.