Durante sessão geral extraordinária da Assembleia Legislativa, na tarde desta quinta-feira (26), na 9ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, o deputado estadual Jean Oliveira (MDB) falou sobre a necessidade da realização de evento de grande porte, como este, enfatizando a importância da participação de outras modalidades que não são do agro, mas que, indiretamente fortalecem a economia do estado.
Afirmou que o agro é o equilíbrio da balança comercial rondoniense e brasileira, porém, destacou que o momento é difícil e de grande preocupação. "Estamos vivendo o pior momento da pecuária rondoniense. Os preços estão despencando e essa baixa vai ser sentida por toda sociedade. O agro está de ladeira abaixo", enfatizou.
Jean Oliveira relatou que Rondônia tem grandes frigoríficos, até multinacionais, gerando emprego e renda, porém, o Estado está nas mãos de apenas um frigorifico para exportação para china, que paga o melhor preço pelo boi, pela matéria prima produzida aqui. "O momento é de união de todos os poderes constituídos para juntos marcarem presença no Ministério da Agricultura, Embaixada Chinesa e até mesmo ir até a China para pedir a homologação de mais frigoríficos em Rondônia, saindo do monopólio", defendeu.
O parlamentar concluiu elogiando que a festa é maravilhosa, mas que a realidade é dura, e que as autoridades precisam se posicionar, construindo, desde já, uma agenda positiva para homologar outros frigoríficos para exportar para china, valorizando assim a matéria prima, automaticamente, permitindo mais ganho e rentabilidade para o Estado, agindo em todos os setores da economia de Rondônia.
Texto: Elaine Maia/ALE-RO
Foto: Diego Queiroz/ALE-RO
Fonte: ALE/RO