A sessão ordinária desta segunda-feira, 11, teve como pauta a votação do Segundo Turno do projeto da emenda modificativa 001/2023 que instituía as Emendas Impositivas para os vereadores de Rolim de Moura, RO.
No primeiro turno já havia sido aprovado pelos vereadores, com exceção do Vereador Roni Ton que foi contrário, sendo também contrário no segundo turno e sendo aprovado pelos demais.
O projeto foi assinado pelos 08 vereadores, Cidinei da 200, Caldinho da Cascalheira, Valter da Obra, Eliomar Monteiro, Ivan Vasconcelos, Renatão do Frigorifico, Eurico Gomes e Juliana Nonato.
Com a aprovação das emendas impositivas, o presidente da câmara Cidinei da 200 é quem tem o poder de caneta e sancionara o projeto, não sendo necessário o envio para o prefeito Aldo Julio para sancionamento.
No total são 2% da arrecadação que será destinado aos vereadores, sendo obrigatório que a metade, ou seja, 1% para investimento na área da saúde de Rolim de Moura.
Um rápido cálculo, cerca de meio milhão de reais estarão à disposição de cada vereador, lembrando que o valor permanece na conta da prefeitura, o que cabe a cada vereador é o desenvolvimento de projetos para direcionar os valores para o setor indicado pelo parlamentar, sendo obrigatório que a metade deste valor deverá ser investido na área da saúde.
A aprovação das emenda impositivas obriga ainda mais o prefeito Aldo Julio em investir na saúde de Rolim de Moura, pois a metade do valor que não iria para a saúde, agora terá, por obrigação, de ser investido na área da saúde, dependendo apenas de cada vereador a confecção dos projetos indicando onde e como será investido tais valores.
Fonte: Planeta Folha