Entidade afirma que decisão é conflitante à determinação do Comitê de Ética do COB e remarca partida para próxima semana, pela semifinal da Superliga masculina O Cruzeiro se posiionou, nesta noite de quinta-feira, contra o adiamento do jogo contra o São José, pela semifinal da Superliga masculina de vôlei. A CBV optou por mudar a data por conta da liminar obtida pela defesa de Wallace para a liberação do oposto para jogar as semifinais. O clube mineiro entendeu a ação como descumprimento de ordem do STJD.
Wallace consegue liminar no STJD e poderá disputar fase final da Superliga pelo Cruzeiro
+ Confira a tabela completa das quartas da Superliga
A CBV entende que há conflito entre duas decisões de órgãos independentes e, por isso, marcou o duelo para a próxima quarta-feira, às 21h (de Brasília). Já o Cruzeiro afirmou que a entidade mudou a data sem consultar os clubes e que espera alguma resposta do Supremo Tribunal de Justiça Desportiva.
- O Sada Cruzeiro lamenta muito que a CBV, com esta decisão unilateral, cause todos os transtornos possíveis para equipes, atletas, profissionais do esporte e torcedores. A opção pelo adiamento parece uma clara tentativa de arrumar brechas para descumprir uma decisão do órgão competente para julgar os atos de atletas, clubes e federações, que é o Superior Tribunal de Justiça Desportiva – STJD - diz a nota.
Wallace; Cruzeiro
Agência i7 / Sada Cruzeiro
Wallace Souza, oposto do Cruzeiro, foi liberado para jogar a reta final da Superliga. Nesta quarta-feira, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do vôlei concedeu medida liminar impetrada pelo oposto do Cruzeiro para reverter a suspensão de 90 dias imposta pelo Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (COB) por causa do post com enquete sobre tiros no Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
A liminar foi concedida por Eduardo Affonso de Santis Mendes de Farias Mello, presidente em exercício do STJD do vôlei. Ele concordou com o argumento da defesa de que a punição do Conselho de Ética do COB "deixou dúvidas acerca da punição no âmbito das competições nacionais", uma vez que determina a impossibilidade temporária de exercício de quaisquer funções junto ao COB e Confederações.
- Não vejo como afirmar que a participação do atleta por uma equipe, em competição organizada pela CBV, poderia ser entendida como função junto à Confederação, até porque seu vínculo é diretamente com o Clube. Além disso, em um tema de maior complexidade, e que deverá ser analisado oportunamente em julgamento de mérito, temos o princípio da autonomia constitucional que afeta as confederações desportivas brasileiras, tal qual a CBV - afirmou em sua decisão Eduardo Mello.
Entenda o caso
Wallace, do Cruzeiro, foi punido pelo Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (COB) com 90 dias de suspensão após post com enquete sobre tiros no Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O julgamento, realizado nesta segunda, definiu a suspensão do atleta, com início a partir de 3 de fevereiro, data do post, até 3 de maio.
Além da punição por 90 dias, Wallace havia ficado impedido de representar a seleção brasileira por um ano - até 3 de fevereiro de 2024. Ele, no entanto, já havia anunciado a aposentadoria da seleção.
A decisão foi unânime. Wallace foi condenado por "ato antiético de promover e incitar a violência por meio da internet e das redes sociais". Joanna Maranhão, integrante do Conselho, declarou-se impedida de atuar no julgamento por ser apoiadora declarada do presidente Lula.
Confira a nota do Cruzeiro:
"O Sada Cruzeiro tomou ciência nesta quinta-feira, 13/04, da ação da Confederação Brasileira de Voleibol – CBV, sobre o adiamento do primeiro jogo da semifinal entre o time e o Farma Conde Vôlei, que aconteceria neste sábado (15/4), em Contagem. O Sada Cruzeiro lamenta muito que a CBV, com esta decisão unilateral, cause todos os transtornos possíveis para equipes, atletas, profissionais do esporte e torcedores. A opção pelo adiamento parece uma clara tentativa de arrumar brechas para descumprir uma decisão do órgão competente para julgar os atos de atletas, clubes e federações, que é o Superior Tribunal de Justiça Desportiva – STJD. As decisões da justiça desportiva, especialmente do STJD da modalidade, devem ser cumpridas. O Sada Cruzeiro espera e confia numa resposta do STJD, que se encontra desacatado neste momento. É preciso destacar ainda que o Sada Cruzeiro ficou em primeiro lugar na tabela de classificação, fez suas escolhas de datas e horários de jogo, conforme prevê o regulamento, e a CBV, sem consultar nenhum dos clubes, impõe sua decisão unilateral desta maneira lamentável. Os atos de Wallace em uma rede social, pelos quais o jogador já se desculpou, não tiveram relação nenhuma com o ambiente desportivo, e por esse motivo a procuradoria do STJD arquivou denúncia de infração contra ele. Tudo o que o atleta quer é exercer seu direito de trabalhar."
Confira as novas datas dos jogos:
SEMIFINAL
PRIMEIRA RODADA
19.04 (QUARTA-FEIRA) – Cruzeiro (MG) x São José (SP), às 21h, no ginásio do Riacho, em Contagem (MG) – sportv 2
SEGUNDA RODADA
22.04 (SÁBADO) –São José (SP) x Cruzeiro (MG), às 18h30, na Arena Farma Conde, em São José (SP) – sportv 2
TERCEIRA RODADA – Se necessário
24.04 (SEGUNDA-FEIRA) – Cruzeiro (MG) x São José (SP), às 18h30, em Contagem (MG) – sportv 2