anuncie

América-MG x Atlético-MG: Campeonato Mineiro pode ter vice-campeão invicto após 100 anos

Por Virtual Rondônia em 30/03/2023 às 04:27:25
Campeonato de 1923 foi o único da história da competição a contar com um vice-campeão que não perdeu uma partida sequer; feito pode se repetir neste ano, um século depois O Campeonato Mineiro de 1923 foi histórico por acontecer em formato diferente dos usuais, na época, mas também por ter sido, até agora, o único a contar com um vice-campeão invicto. O Atlético-MG ficou em segundo na tabela, sem perder, e o América levantou a taça. Exatamente 100 anos depois daquela competição, o feito pode se repetir.

Campos Invisíveis: América, Atlético e Cruzeiro constroem os próprios estádios

+ Notícias do América-MG

+ Notícias do Atlético-MG

O Atlético tem 10 jogos no Mineiro, com sete vitórias, dois empates e uma derrota. O América tem as mesmas sete vitórias, três empates e nenhuma derrota. Se bater o Galo na final, o Coelho se consagrará campeão invicto.

Campeonato Mineiro: Hulk ou Juninho? Vote no Ídolo da Galera

Mas, se não vencer o Atlético, o Alviverde ainda tem a possibilidade de ser vice-campeão invicto. Isso porque, pelo regulamento do Estadual, o Galo garante o título com dois empates, já que teve melhor campanha na primeira fase.

América-MG e Atlético-MG são rivais históricos no Campeonato Mineiro

ge

Campeonato de 1923

Há exatos 100 anos, algo parecido aconteceu, mas com o Atlético-MG podendo ser vice invicto. Na época, o futebol brasileiro ainda não havia se profissionalizado, e as competições eram amadoras. O historiador Dr. Marcus Lage, pesquisador e especialista da história do Campeonato Mineiro, explica que a competição só foi se profissionalizar de fato na década 1930.

- Oficialmente, o Campeonato Mineiro deixou de ser amador em 1933, quando parte dos clubes de Belo Horizonte, acrescido do Villa Nova e do Tupi, decidiram regulamentar a prática do futebol profissional no estado. Isso, no entanto, não significa que os clubes não remuneravam seus jogadores antes disso - destaca

Daquela edição, de 1923, América, Atlético, Palmeiras (sim, de BH), Progresso, Sete de Setembro, Palestra Itália (hoje Cruzeiro), Luzitano e Yale jogaram a Primeira Divisão.

- No início dos anos 1920, Belo Horizonte viu ser inaugurados os primeiros estádios de futebol. Esse movimento é caracterizado pelo aparecimento do torcedor apaixonado, pela intensificação das rivalidades e pela pluralização dos interesses envolvidos nesse esporte. É dentro desse contexto que alguns clubes mineiros, como América, Atlético, Palestra - atual Cruzeiro -, Villa e Uberaba, passaram a pagar os tradicionais "bichos" - explica o historiador.

Os jogos foram disputados em um grupo de pontos corridos na primeira fase, e mata-mata na segunda. Neste primeiro momento, o América se classificou em primeiro, com 11 pontos (uma vitória valiam dois e o empate um). O Atlético estava em segundo, com nove. Nenhum dos dois havia perdido (veja a tabela abaixo).

Tabela da primeira (e única) fase do Mineiro de 1923

Este foi o oitavo título da série do decacampeonato do América. O segundo turno da competição de 1923 foi interrompido e anulado. Uma assembleia geral declarou o América campeão por ter vencido o primeiro turno. O vice, portanto, ficou com o Atlético, invicto na primeira fase. Situação igual ainda não aconteceu novamente, mesmo após um século.

Hulk disputa bola com Juninho em Atlético-MG x América-MG

Fernando Moreno/AGIF

O historiador Marcus relembra que, naquele ano, o América inaugurou o primeiro estádio de futebol gramado de Belo Horizonte, na região que hoje abriga o Mercado Central de BH.

- Em 6 de maio daquele ano de 1923 o América inaugurou oficialmente a primeira praça de esportes e o primeiro estádio de futebol gramado da capital mineira, um marco importante para o desenvolvimento do espetáculo esportivo na cidade - pontuou o historiador.

Cartão Postal com imagem do estádio do Prado Mineiro

Coleção Otávio Dias Filho

Campeonato de 1925

Outro campeonato controverso da época foi o de 1925, um dos mais polêmicos da história. Foi o título de decacampeonato do América. O clube foi campeão com apenas três jogos disputados na competição, e não há registro de um vice-campeão nomeado.

Se houvesse um vice, ele seria dado ao Palestra Itália, que venceu por W.O na única vez que entrou em campo no torneio, ou o Sete de Setembro, que também fez um jogo e venceu por 5 a 2. Caso um dos dois fosse o vice-campeão, seriam invictos, pois não perderam - apesar de terem disputado apenas um jogo. O terceiro jogo daquele Mineiro foi do próprio América, que venceu o Atlético por 4 a 1.

América-MG conquista deca do Mineiro em 1925

Divulgação / site do América-MG

De acordo com documento oficial da federação da época, publicada no jornal Estado de Minas, "o campeonato de 1925, do qual poucos jogos se realizaram, foi considerado inexistente para todos os efeitos, em reunião conjunta da diretoria da Liga, com os presidentes dos clubes interessados".

O América foi nomeado campeão e, em 2012, teve o decacampeonato reconhecido pela Federação Mineira de Futebol. São conhecidas do público algumas versões a respeito do motivo pelo qual o campeonato foi suspenso.

Uma é que o campeonato foi declarado inexistente (o que iria refutar a ideia de um decacampeonato americano). Outra versão, dada pelo próprio América, é que as equipes desistiram da competição durante o torneio, pois o time do Coelho era muito superior. Marcus Lage traz ainda uma nova versão:

- Durante minhas pesquisas sobre esse Campeonato, as fontes consultadas apontaram que, ao contrário do que a disputa de memória recente tende a apresentar, ele não foi nem cancelado por desistência dos participantes frente à superioridade americana, nem declarado inexistente, de modo a deslegitimar uma possível conquista americana. Curiosamente, os jornais que consultei mostram que a competição simplesmente não voltou a ser disputada após ser interrompida para disputa de alguns amistosos, sem haver qualquer aparente desfecho.

O historiador, entretanto, destaca que não há um consenso para definir o que de fato aconteceu na época, por conta da diversidade de histórias narradas. Por isso, há a possibilidade da existência de acervos que esclareçam melhor o episódio.

Fonte: Ge

Comunicar erro
LANCHE DA JAPA

Comentários

anuncie aqui