Pedro Martins explicou os motivos que levaram o clube a acertar com o técnico português Criar um time competitivo para a Série A com identidade e competitividade é o desafio de Pepa no Cruzeiro. Para assumir tal função, foi preciso muito estudo, negociação e pesquisa com a diretoria do clube, que mapeou todas as principais características que acredita ser cruciais para o sucesso do português. O diretor de futebol, Pedro Martins, explicou quais são essas qualidades.
+ Notícias do Cruzeiro
Cruzeiro surge para Pepa como chance de ascensão na carreira
Segundo Pedro Martins, o que o Cruzeiro buscou foi um treinador que pudesse manter o mesmo estilo de intensidade no dia a dia e de metodologia. A diretoria viu em Pepe a possibilidade de dar continuidade a esse trabalho, com os ajustes que o novo comandante fará no time.
- Quando a gente foi buscar o próximo treinador, a gente entendeu que alguns princípios são fundamentais. Um treinador que identificava o Cruzeiro como grande oportunidade da carreira, com método e capacidade de entendimento do projeto do clube, alguém que vem para fazer uma construção coletiva e não ser o dono do projeto.
Técnico português Pepa, durante passagem pelo Vitória de Guimarães
Divulgação/Site Vitoria Sport Clube
Todos estes princípios foram encontrados em Pepa, segundo Pedro Martins. O que chamou a atenção na diretoria foram os modelos de jogo implementados nos dois trabalhos de mais sucesso em Portugal, no Paços Ferreira e no Vitória de Guimarães, e no estilo do treinador de liderar
"O Pepa é um treinador com energia, capacidade de liderança muito interessante e muito estudioso", afirmou
Pedro Martins dá coletiva na Toca da Raposa sobre saída de Pezzolano e chegada de Pepa
Gustavo Aleixo/Cruzeiro
O fato de ser "estudioso" também foi citado algumas vezes por Pedro Martins em coletiva de imprensa. Ele afirmou que, nos dias em que Pepe e Cruzeiro acertavam a vinda do português, ele se dedicou a estudar o futebol brasileiro e os jogadores da Raposa para facilitar a adaptação.
- O Pedro (Pepa) é muito profissional. Quando a gente aprofundou no processo de seleção ele deixou muito claro que ele entendia o projeto no seu detalhe. Ele vem estudando muito o Cruzeiro, estudando muito o elenco, mesmo à distância. É um passo à frente para que a gente consiga obter o desempenho que a gente estava esperando para essa temporada - disse Pedro Martins.
Esse estilo dedicado e intenso, com poder de liderança, é a aposta do Cruzeiro para 2023. Seguindo a base da metodologia de Pezzolano, a Raposa espera que Pepa possa dar ao time o corpo e a forma necessários para atingir os objetivos da temporada.
- A gente entrou muito no detalhe no trabalho que ele fez no Passos e no Vitória. Toda equipe tem seu contexto, mas conseguimos identificar o padrão de jogo, nível de exigência com jogadores, treinadores e diretores que trabalharam com ele. Não vamos diminuir o nível de intensidade com ele, é um treinador com muita energia para tirar o máximo dos jogadores. A gente entende que o Pepa deve fazer alguns ajustes, ele já conhece alguns jogadores porque ele já estudou.
Assista: tudo sobre o Cruzeiro no ge, na Globo e no Sportv
???? Ouça o podcast ge Cruzeiro ????