Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Esporte

Barcelona x Real Madrid: Raphinha chega para o clássico em ótima fase


Atacante brasileiro sobe de produção nos meses depois da Copa do Mundo e se firma como uma das peças principais do Barça: "Foi uma grande contratação", diz David Villa O atacante Raphinha atravessa ótimo momento no Barcelona, desde o início do ano, e é uma das peças mais importantes para o time no clássico deste domingo contra o Real Madrid, no Camp Nou, pela 26ª rodada de La Liga.

Acompanhe em Tempo Real no ge ao clássico entre Barcelona e Real Madrid, a partir das 17h (de Brasília) deste domingo.

+ Confira a tabela do Campeonato Espanhol 2022/23

Raphinha vive bom momento no Barcelona na segunda metade da temporada 2022/23

Getty Images

+ Pedri desfalca o Barcelona contra o Real Madrid

Raphinha é o jogador que mais vezes entrou em campo pelo líder do Campeonato Espanhol, incluindo os goleiros: 24 jogos no total (14 como titular, 10 saindo do banco). Ele só ficou fora de uma partida. Nesse período, marcou seis gols e deu quatro assistências em LaLiga.

O brasileiro foi a contratação mais cara do Barcelona para 2022/23: 58 milhões de euros (R$ 316 milhões na época), com bônus que podem levar o negócio a 67 milhões de euros (R$ 365 milhões).

Na opinião de David Villa, campeão da Copa do Mundo de 2010 pela Espanha, que jogou no Barça entre 2010 e 2013 e conquistou oito títulos relevantes, Raphinha já se tornou um dos jogadores-chave do time.

— O Barcelona sempre teve, em diferentes épocas, em suas grandes equipes, jogadores mais verticais que abriam espaços para os meio-campistas. Foi uma grande contratação. Eu já o conhecia, temos um amigo em comum, o Rodrigo (do Leeds). Sei suas qualidades e acredito que está fazendo um excelente trabalho, em todos os aspectos — disse o ex-atacante, ao ser questionado pelo ge durante evento de LaLiga.

+ Pressão alta e faltas táticas: como Xavi transformou o Barcelona na melhor defesa da Europa

El Clásico: Barcelona e Real Madrid se enfrentam domingo, pelo Campeonato Espanhol

O desempenho de Raphinha melhorou após a virada do ano. Se na parte da temporada realizada em 2022 ele teve seis contribuições para gol em 19 jogos (média de 0,31), em todas as competições, agora em 2023 ele contabiliza 12 em 18 partidas (0,66).

Os piores 30 dias para o brasileiro neste primeiro ano de Barcelona foram em outubro. Ele disputou oito jogos naquele mês, com média de 44 minutos, e só anotou uma assistência. Foram nessas semanas que o Barça fracassou na Champions League.

O melhor foi fevereiro, com três gols e duas assistências — mês do episódio em que ofendeu o técnico Xavi, ao ser substituído no jogo de ida contra o Manchester United, pela Liga Europa. Ele fechou fevereiro com sete partidas e média de 66 minutos em campo.

— Ele tem uma personalidade espetacular para jogar em um grande clube como o Barça. Ele aguentou muita crítica. Nos beneficiamos muito dele, com assistências e gols. Ele está fazendo a diferença em seu primeiro ano, isso não é fácil — comentou Xavi neste sábado.

Somando toda a temporada, Raphinha marcou nove vezes e deu o último passe para outros nove, em 37 jogos. É o líder do elenco em assistências.

Ele também é o vice-artilheiro do Barcelona em 2022/23, atrás de Robert Lewandowski, que tem 25 gols. Segundo dados do clube, o brasileiro teve 31% de acerto nos chutes até agora.

Mais recentemente, ele garantiu as vitórias por 1 a 0 sobre Valencia e Athletic Bilbao, em LaLiga. Sem esses triunfos, a diferença para o Real Madrid seria de cinco pontos no topo de LaLiga.

c

O Barcelona lidera o Campeonato Espanhol com 65 pontos, nove a mais do que o rival. Faltam 13 rodadas para o término da competição.

E Raphinha já enfrentou o Real Madrid quatro vezes, sendo três em jogos oficiais. O Barça venceu recentemente a partida de ida pela semifinal da Copa do Rei, ganhou a decisão da Supercopa da Espanha e perdeu o clássico no Campeonato Espanhol.

A melhor memória para o brasileiro deve ser do amistoso de pré-temporada, nos EUA, em que o Barcelona venceu com um golaço dele.

Raphinha ri com Alba e Araujo durante o treino do Barcelona na véspera do clássico

EFE

Ge

Globoesporte.com

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!