Chuvas anteciparam a colheita do grão. Previsão é que Rondônia produza 1,7 milhão de toneladas para a safra 2022/2023. A colheita de soja já começou em algumas cidades de Rondônia. O trabalho ainda está no início, mas em uma fazenda em Porto Velho e em Rio Crespo, distrito de Ariquemes (RO), os maquinários já trabalham no campo e a projeção é de boa produtividade.
Lavoura de soja em Rondônia
Divulgação/Renildo Rolim
Segundo o proprietário das fazendas, Renildo Rolim, são cerca de 1,7 mil hectares de área plantada, sendo 900 de área de primeiro ano.
"A média da fazenda de Rio Crespo é em torno de 70 sacas por hectare, coisa de 4 mil kg por hectare. Em Porto Velho, a média que a gente quer fechar é em torno de 50 sacas por hectare, coisa de 3 mil kg por hectare, como é o primeiro ano", explicou Renildo.
De acordo com Anderson Gomes, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a colheita da soja é prevista para começar em fevereiro e ser finalizada em março, mas por causa das chuvas no estado, produtores do grão já começaram a colheita.
Por mais que o inverno amazônico já esteja trazendo muitas chuvas, Reinaldo garante que as chuvas não tem atrapalhado.
"A chuva não tem atrapalhado o início da colheita por enquanto, porque geralmente tá chovendo à 'tardinha' e a noite. Está dando perfeitamente para colher. Por enquanto, a chuva não tá atrapalhando, tá sendo muito boa por sinal, até pra gente conseguir fazer o plantio da safrinha", disse.
Segundo a Conab, a previsão é que Rondônia produza 1,7 milhão de toneladas para a safra 2022/2023. Um aumento de 2,2% em relação à safra passada.