anuncie

Cruzeiro x Valladolid: semelhanças e diferenças em projetos de Ronaldo no futebol

Por Virtual Rondônia em 19/05/2022 às 04:41:16
Clubes geridos por Ronaldo estão sendo reestruturados com ações características da gestão de Ronaldo, como a responsabilidade financeira e a filosofia de jogo ofensivo Não é só o Cruzeiro: Ronaldo também comemora sucesso do Valladolid na temporada

Ronaldo Fenômeno vive a expectativa de colocar seus dois clubes na elite nacional. Cruzeiro e Real Valladolid vão bem e, caso concretizem a volta à elite, irão confirmar o sucesso da gestão de R9. Os projetos e as realidades são diferentes, mas a gestão de custos e a responsabilidade financeira têm marcado as duas agremiações.

Mais notícias do Cruzeiro

Ronaldo completa cinco meses de trabalho: veja balanço

Em entrevista à Globo, os jornalistas Rodrigo Capelo, especialista em negócios do Esporte, e Jesús Domínguez, que cobre o Real Valladolid, comentaram sobre os dois projetos de Ronaldo Fenômeno.

No Valladolid, o Fenômeno fez um aporte de 30 milhões de euros por 51% das ações. Hoje, ele é dono de 80%. Na Raposa, adquiriu 90% com um investimento inicial de R$ 50 milhões e a promessa de outros R$ 350 milhões em receitas “incrementais”.

Ronaldo no Independência para Cruzeiro x Remo

Gabriel Duarte

Estilo de jogo

Ronaldo Fenômeno, tanto no Valladolid, como no Cruzeiro, traz a filosofia do conceito de jogo como um fator inegociável. Assim como buscou com Paulo Pezzolano, no Cruzeiro, também implementou um estilo de jogo ofensivo e vertical no Valladolid, como conta Jesús Domínguez. Além disso, segundo o jornalista, fez aquisição de atletas.

- O que se dizia é que o Valladolid jogava de uma maneira muito defensiva, e Ronaldo queria apostar em um futebol mais vertical, bonito, ofensivo. Nessa tentativa, fizeram várias contratações importantes. Ronaldo tinha na mira que seriam investimentos a longo prazo. Haviam muitos jogadores emprestados de outros clubes, jogadores mais velhos, e não havia uma boa perspectiva de ganhos a longo prazo. Ronaldo, ano passado, tentou fazer com que o clube tivesse os direitos de mais jogadores, mais jogadores jovens, que poderiam valorizar e ser vendidos. E aí sim ele fez mudanças.

"Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!"

Banner Premiere Brasileirão

Reprodução

Gestão dos clubes

Nos dois clubes, a gestão de Ronaldo é encabeçada por um CEO. Tanto no Valladolid, como no Cruzeiro, há a presença dos conselhos de administração, do qual Ronaldo faz parte em ambos os casos. Outros membros da gestão da Raposa também são parte da direção do clube espanhol, como Paulo André e Gabriel Lima.

- Assim como em qualquer outro clube de proprietário, o proprietário participa das principais decisões, é ele que tem a palavra final, mas logicamente tem um corpo profissional contratado e remunerado pra fazer a administração no dia a dia. Eu conheci o CEO do Valladolid, um francês que morou em Fortaleza durante um bom tempo, fala português, e ele tem toda uma equipe por trás. Você tem o Paulo André como principal administrador do departamento de futebol, como diretor de esporte, que também vai de certa forma integrar o Valladolid ao Cruzeiro... Tem também todo o corpo profissional que está abaixo dessas pessoas que são responsáveis por administrar o Valladolid no dia a dia - explica Rodrigo Capelo.

Diretoria executiva do Cruzeiro com Ronaldo e Paulo Pezzolano

Divulgação/ Cruzeiro

Outro fator apontado e que tem ficado claro, também no Cruzeiro, é que Ronaldo não irá despejar altas quantias de dinheiro. Tornará o negócio sustentável, para que ele próprio se sustente.

- O que fica muito claro tanto com base nas informações que a gente tem do Cruzeiro quanto na realidade do Real Valladolid é que o Ronaldo não é o tipo de proprietário de clube de futebol que vai gastar centenas de milhões, seja de reais, seja de euros, pra reforçar a equipe. É uma administração muito mais baseada em gestão, estratégia, filosofia de futebol, do que em gasto, investimento. Essa característica tá presente tanto no Cruzeiro, quanto no Valladolid - complementa Rodrigo Capelo.

Assista: tudo sobre o Cruzeiro no ge, na Globo e no sportv

Ainda na parte de gestão, Ronaldo tem tentado reestruturar os dois clubes, logicamente que em estágios diferentes. Encontrou o Real Valladolid também com uma alta dívida, sem ativos de jogadores, e um estádio com estruturas defasadas.

Ronaldo, segundo Rodrigo Capelo, fez investimentos na casa de 7 milhões de euros no estádio José José Zorrilla e nas instalações. No Cruzeiro, também tem, na mira, mais de 20 obras de melhorias nos centros de treinamento.

Ronaldo Valladolid Estádio José Zorrilla

Márcio Iannacca / GloboEsporte.com

- O Valladolid, desde que o Ronaldo chegou, mudou muito sua estrutura. Fizeram 7 milhões de euros de investimentos no estádio e nas instalações do clube. Ainda é um estádio pequeno, é um estádio do poder público, não é um estádio do Valladolid, mas já é um lugar bem organizado, que tem uma boa média de público, a população da cidade realmente comparece, e tem hoje um serviço bem melhor do que quando era a administração anterior à do Ronaldo.

O jornalista Jesús Domínguez exemplifica algumas melhorias feitas pela gestão de Ronaldo:

- Fazia quase 40 anos que não haviam realizado obras. Com Ronaldo, houve algumas melhoras na área de imprensa, por exemplo, os vestiários, a iluminação... A de hoje é de última tecnologia. Há três anos, se não me engano, compraram luzes de LED pro cuidado com o gramado, porque Valladolid é uma região onde há muito frio no inverno e muito calor no verão. Graças a essas lâmpadas que compraram, por exemplo, Valladolid tem, hoje, um dos melhores campos da Espanha pra jogar futebol. Por motivos de segurança há muito tempo, havia um fosso que rodeava o campo. Um buraco para que os torcedores não invadissem. Com o Ronaldo, houve uma obra pra eliminar o fosso. Isso é algo que a torcida valoriza muito.

>> Mais de 50 mil: Cruzeiro terá maior público e renda do ano contra o Sampaio

Na Espanha, entretanto, Ronaldo não pode realizar vastos investimentos. Há uma regulamentação no futebol espanhol, como cita Rodrigo Capelo.

- O Valladolid tá na La Liga, a liga de clubes da Espanha, e a La Liga tem algo que não temos no Brasil, que é um fair play financeiro, e é bastante rígido. Ele nem pode gastar mais do que ele poderia, mais do que ele gostaria. Ele tem, inclusive, que mostrar quais são as receitas do clube, quanto ele arrecada com patrocínios, quanto vem de televisão, quanto vem da própria liga. Então, a liga sabe quanto ele arrecada e ela coloca um limite de gastos pra ele. Não tem como o Ronaldo ser irresponsável na administração do Valladolid.

24 horas com Ronaldo: no 3° capítulo, o ritual do presidente do Valladolid antes dos jogos

Lá também Ronaldo realizou uma espécie de recuperação judicial, como complementa o especialista em Negócios do Esporte. Algo pretendido pelo Cruzeiro aqui também.

- No retrospecto do Valladolid, é interessante que o Valladolid passou por uma espécie de recuperação judicial. Eles fizeram um concurso de credores em que eles renegociaram dívidas que eram históricas, muito grandes na proporção do Valladolid. O Ronaldo assumiu esse acordo depois que já tinha sido feito com obrigação de pagar essas parcelas. Isso se assemelha de certa forma ao que acontece no Cruzeiro, de novo com uma diferença de proporção, porque o Cruzeiro deve muito mais que o Valladolid devia na época que o Ronaldo chegou.

Pressão nos clubes

Ronaldo, hoje, vive a pressão de levar Valladolid e Cruzeiro às elites nacionais. Realidades de campeonatos distintos. Mas a pressão dos torcedores existe nos dois países.

- Vi que eles têm uma torcida bastante exigente. Fui assistir a uma partida do Valladolid contra o Real Sociedad B. O Real Valladolid perdeu, inclusive era a chance de chegar muito próximo da promoção pra primeira divisão. E aos 70 minutos de jogo, faltava ainda bastante partida, já tinham torcedores do Valladolid deixando o estádio insatisfeitos e frustrados. O Valladolid tem uma torcida que logicamente é muito menor que a do Cruzeiro, mas que é bastante exigente - disse Rodrigo Capelo.

Tamanho dos clubes

Como citou o jornalista, o tamanho dos clubes é diferente. Uma diferença é, por exemplo, no tamanho das torcidas. Para se ter uma ideia, o programa de sócios do Cruzeiro supera os 52 mil. O do Valladolid se aproxima dos 20 mil.

- O Valladolid é um clube que tem um porte financeiro de um clube que fica entre a segunda e a primeira divisão da Espanha, o que é diferente da situação do Cruzeiro, que embora esteja na segunda divisão, claramente é um clube com porte de primeira divisão no Brasil. Então, a realidade financeira é uma realidade bastante diferente - cita Rodrigo Capelo.

Preocupação com a gestão compartilhada

Na Espanha, o jornalista Jesús Domínguez explica que ainda existe uma preocupação de como será a convivência das duas gestões.

- São projetos que vão se respeitar um ao outro e, na medida que for possível, vão ajudar um ao outro. Havia muito medo. A torcida ficou com ciúme. Não sei por que, mas é verdade, havia certo medo. E ainda existe. Hoje há menos medo e menos reclamação, mas inicialmente as pessoas pensavam: eles vão para o Cruzeiro e vão deixar aqui de qualquer jeito, na segunda divisão, já não importa pra eles. Mas o Ronaldo esteve aqui em Valladolid recentemente, teve um encontro com a imprensa, esteve no treinamento, com os torcedores... Todo esse medo parece infundado hoje, porque eles estão tentando, ele e sua equipe de trabalho, demonstrar que o interesse deles pelo Real Valladolid continua. O que é certo, e isso todos percebemos, é que a presença do Ronaldo a nível comunicativo, e por exemplo a presença dos dois clubes em suas redes sociais é diferente do Real Valladolid pro Cruzeiro - conclui o jornalista.

O acesso do Valladolid está mais próximo, neste momento. Faltando duas rodadas, está em terceiro lugar com 75 pontos. Se terminar nesta posição, terá de disputar um playoff com os três clubes que estão abaixo dele na tabela. Precisa ultrapassar o Eibar, segundo colocado com 77, para subir de forma direta.

O Cruzeiro, por sua vez, está iniciando a Série B. Mas vive bom início, sendo líder com 16 pontos e vindo de quatro vitórias consecutivas.

O podcast ge Cruzeiro está disponível nas seguintes plataformas:

???? Spotify - clique aqui para ouvir!

???? Google Podcasts - clique aqui para ouvir!

???? Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!

???? Pocket Casts - clique aqui para ouvir!

?? Dá o play!

Sócio 5 Estrelas - Cruzeiro

Divulgação

Quero ser Sócio 5 estrelas agora!

Fonte: Ge

Comunicar erro
LANCHE DA JAPA

Comentários

anuncie aqui