Dados preliminares apontam que a taxa de morador por domicílio de Rondônia é 2,86. Recenseadores do IBGE vestem colete com identificação
Chico Escolano/EPTV
Rondônia tem a menor taxa de morador por domicílio entre os sete estados da região Norte, é o que dizem os dados preliminares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na pesquisa mais recente, o estado marcou 2,86.
Para chegar nesse número, o Censo Demográfico entrevistou 493 mil casas de Rondônia, mais de 90% da estimativa do estado. Ou seja, foram recenseadas mais de 1,4 milhão de pessoas. A taxa brasileira é de 2,83.
Maiores e menores taxas da região
Ainda segundo os dados divulgados, na região Norte, quem ocupa a 1ª colocação com a maior taxa é o Amapá com 3,69. Na sequência, o Amazonas marca 3,68.
O segundo estado com a menor taxa, após Rondônia, é o Tocantins com 2,98.
Andamento do recenseamento
O Censo Demográfico continua acontecendo no estado, por isso os moradores devem receber os recenseadores devidamente identificados como servidores do IBGE.
Segundo o instituto, 13 municípios concluíram a coleta nas casas, mas mesmo assim ainda podem ter revisões. Segue as cidades abaixo.
Campo Novo de Rondônia (RO)
Cerejeiras (RO)
Chupinguaia (RO)
Corumbiara (RO)
Pimenteiras do Oeste (RO)
Primavera de Rondônia (RO)
São Felipe d"Oeste (RO)
São Miguel do Guaporé (RO)
Seringueiras (RO)
Teixeirópolis (RO)
Urupá (RO)
Vale do Anari (RO)
Vale do Paraíso (RO)
Pelo menos outros treze municípios já estão com a porcentagem superior a 93% de setores censitários concluídos.