Jogadores, técnicos e ídolos de outros países justificam torcida pela Argentina por causa do camisa 10 Ele não está apenas em campo. Está na pele. Nas tatuagens. Nas faixas. Nas bandeiras. Nos instrumentos musicais. A imagem de Lionel Messi está em todos os lugares. E também nos corações e nas bocas de quem não torce pela Argentina.
Mesmo quem já foi derrotado pelo camisa 10 manifesta o desejo de ver o capitão argentino levantando a taça da Copa do Mundo. Mas por que todo mundo ama Messi?
Mais sobre a Argentina
+ Por que Messi ainda decide mesmo "lento"?
+ E o ingresso? Torcedores argentinos protestam no Catar
+ Conheça a "Abuela", amuleto da Argentina
+ Julián Álvarez e Enzo Fernández: há vida pós-Messi
+ O "segurança" de Messi: Rodrigo De Paul
Confira gols e lances de Messi em Copas do Mundo
Começamos por um ícone de um país derrotado por Messi nas quartas de final desta Copa do Catar: Clarence Seedorf, da Holanda. Nem mesmo a frase "Que mirá, bobo?", dita a um jogador da seleção tão bem defendida por Seedorf, parece incomodar o ex-jogador.
– Messi merece por tudo o que tem dado ao futebol – resume Seedorf.
– A Argentina mostrou uma união muito importante e tem um elemento chamado Messi. Ele tem algo a mais que Mbappé, que é incrível. Se os Deuses do futebol existem, seria bonito ver Messi levantar a Copa – completou.
Messi festeja vitória da Argentina na Copa do Catar
Reuters
O técnico Luis Enrique, da Espanha, foi um dos primeiros a manifestar o desejo de ver Messi campeão do mundo -- claro, se os espanhóis não tivessem essa chance, como aconteceu. Em uma das muitas lives que fez na Copa, o treinador espanhol deixou claro seu apreço por Messi.
– Se a Espanha não ganhar, eu gostaria que a Argentina ganhasse. Por quê? Pela qualidade de Leo Messi. Se não ganhamos nós, eu gostaria que a Argentina ganhasse. Seria até injusto ele se aposentar sem ganhar um Mundial – disse o espanhol.
Leia mais sobre Messi:
+ Rosário, cidade em que o passado de Messi é turismo
+ Messi anda em campo, mas vive Copa dos sonhos
Torcedores da Argentina levam tambor com a foto de Messi e Maradona a jogo contra a Holanda na Copa do Catarfying for the Semi Finals REUTERS/
Carl Recine/Reuters
Quem teve a chance de encerrar a trajetória de Messi na Copa foi a Croácia. No entanto, mesmo jogadores derrotados pela Argentina seguiram torcendo pelo título do camisa 10 no Catar, como o craque croata Modric.
– Espero que ele ganhe a Copa do Mundo, ele é o melhor jogador da história e merece. Ele está jogando uma grande Copa do Mundo, ele mostra qualidade e grandeza em todo jogo – disse.
Veja também:
+ Messi confirma despedida em Copas no Catar
+ Veja como a festa argentina na Copa corre o mundo
+ Outras notícias da Argentina
Corte Messi
Reprodução
E também o atacante Kramaric, antes mesmo de saber que a Croácia poderia parar justamente nos pés de Messi.
– Acho que 95% dos jogadores concordam que Messi é o melhor que já jogou neste esporte, não acho que veremos um jogador como Messi novamente. Então, nesse sentido, estou com a Argentina – disse o croata.
Entre os jogadores que sequer tiveram a chance de estar no Catar, o sueco Zlatan Ibrahimovi? sentenciou que o título não vai escapar da Argentina – e que o camisa 10 erguerá a taça.
– Acho que já está escrito quem vai ganhar, e vocês sabem a quem me refiro. Acho que Messi vai levantar o troféu, já está escrito – disse Ibra.
Ivan Cespol, artista que pintou a bandeira com a imagem de Lionel Messi e a frase "Que mira', bobo? Anda pá allá" Aires Province, Argentina December 15, 2022. REUTERS/
Tomas Cuesta/Reuters
Claro que não poderia faltar um brasileiro na lista. E as palavras vieram do pentacampeão Rivaldo.
– Já que não teremos o Brasil e Neymar, vou com a Argentina. Não há palavras para Leo Messi. Merecia ser campeão do mundo antes. E merece agora pela pessoa que é e pelo maravilhoso futebol que sempre jogou – afirmou.
Um brasileiro não é suficiente? Então aqui está outro, simplesmente um representante do tetra e capitão do penta: Cafu.
– Sempre fui fanático pelos grandes jogadores que fazem diferença no futebol. E Messi é um deles. Vou torcer por Messi e pela seleção argentina nesta final – disse.
Torcedor da argentina com tatuagem do rosto de Messi na perna atrás de uma bandeira com caricatura do camisa 10 em estádio da Copa
Carl Recine/Reuters
Entre os treinadores, a admiração por Messi também é gigante. Na lista de quem vai torcer pelo craque na final da Copa, está o multicampeão italiano Fabio Capello.
– Messi voltou a ser Messi. Fez uma grande partida contra a Croácia e é sempre bem-vindo que o futebol dele triunfe – afirmou Capello.
Assim como Capello, que dirigiu diversas seleções, como a da Itália, da Inglaterra e da Rússia, o treinador sérvio Bora Milutinovic já comandou dos Estados Unidos ao Iraque, da Nigéria à China, passando por México, Costa Rica, Honduras e Jamaica. E, no fim, ele é mesmo Time Messi.
– Não pode haver algo mais feliz do que ter um jogador como Messi. Devemos aproveitar porque não são apenas palavras, são feitos – afirmou o sérvio.
O campeão mundial Lothar Matthäus, além de ganhar a Copa de 1990, foi vice em 1986, quando Maradona se consagrou o maior do mundo. E a admiração por camisas 10 da Argentina, aparentemente, permanece desde aquela época. Nem mesmo o fato de Messi quebrar o recorde de partidas em Copa (o argentino chegou a 25 jogos, igualando o alemão) faz Matthäus deixar de torcer pelo triunfo do sucessor de Maradona.
– Eu já havia dito que me encantava o fato de ter sido Messi a quebrar meu recorde de jogos em Copas. Agora, quero que ele consiga o título, merece fechar a carreira em Mundiais assim.
Torcedores da Argentina com a camisa de Lionel Messi no metrô de Doha
Carl Recine/Reuters
O carismático Alexis Lalas, zagueiro dos Estados Unidos na Copa de 1994, também torce para que Messi levante a taça no Catar, mas torce também para que o argentino siga jogando até a próxima Copa, que terá como sedes os EUA, o México e o Canadá, em 2026.
– Messi é a paixão pelo futebol. Seria justo que pudesse ganhar este Mundial e que seguisse para termos ele em 2026 – afirmou Lalas.
Rival de Messi por muitos anos nos clássicos espanhóis, o ex-goleiro do Real Madrid e da seleção espanhola campeã do mundo Iker Casillas disse que, neste final, torcerá para o argentino.
– Não tenho um favorito em especial, mas o que faz Messi é incrível. Passam os anos e se você dá um minuto para ele, ele ganha a partida. Vou torcer por ele – disse Casillas.
E se a torcida por Messi em todo o mundo já é enorme, imagine o que não se ama o camisa 10 na América do Sul. Sem rivalidade -- apesar de alguns brasileiros não declararem a torcida por ele --, o ex-capitão do São Paulo e do Uruguai Diego Lugano declarou sua torcida.
– Sempre quero que jogadores como Messi se deem bem. Será difícil, mas espero que ele seja o vencedor domingo – afirmou.
Companheiro de Lugano na seleção uruguaia, o ex-jogador Diego Forlán, eleito craque da Copa de 2010, também afirmou que torcerá pelo argentino na final.
– Como vejo o duelo Messi x Mbappé? São dois craques impressionantes. Mas vou torcer por Messi – disse Forlán.
Lionel Messi sorri e acena para a torcida da Argentina após classificação para a final da Copa
Peter Cziborra/Reuters
O colombiano Faryd Mondragón, ex-goleiro da seleção em três Copas do Mundo, jogou um Mundial com 43 anos e, especialista no assunto, diz que esta é a versão mais madura de Messi.
– Messi merece por tudo o que já fez pelo futebol. Não sei se é seu melhor Mundial ou se é a melhor versão de Messi em uma Copa, mas é aquela em que está mais maduro – disse o colombiano.
O ex-zagueiro da Colômbia e da Inter de Milão Iván Córdoba concorda com os companheiros sul-americanos. E destaca a importância da conquista da Copa América de 2021, sobre o Brasil, no Maracanã, para elevar ainda mais a autoestima de Messi.
– É um efeito da Copa América. É lindo vê-lo desfrutar o jogo, com esse sorriso. Que ele ganhe a Copa. Seria a cereja do bolo de uma carreira impressionante – disse Córdoba.
A felicidade de Messi em campo também encantou o histórico goleiro mexicano Jorge Campos.
– Viram o sorriso com o qual ele joga? Como faz para jogar assim e sorrir assim? Sem dúvidas que seria merecido que Messi ganhasse a Copa – afirmou Jorge Campos.
Mas a palavra final fica com Iván Zamorano, um dos maiores jogadores do Chile em todos os tempos.
– Acredito que será uma final duríssima. Mas Messi é o rei, e Mbappé, o príncipe – resumiu o chileno.
Lionel Messi, da Argentina, comemora seu gol contra a Holanda
Paul Childs/Reuters