Seleção de Messi é a segunda que mais recebeu cartões amarelos na Copa do Mundo do Catar; veja os números Adversárias neste domingo, na final da Copa do Mundo, Argentina e França tiveram comportamentos disciplinares bem distintos ao longo do torneio do Catar. A seleção sul-americana recebeu mais do que o dobro de cartões amarelos e fez quase 50% mais faltas do que a europeia.
A Argentina levou 12 cartões amarelos nas seis partidas disputadas, média de dois por partida. Só contra a Holanda, nas quartas de final, foram oito. A partida igualou o recorde de cartões em um só jogo de Copa do Mundo.
A equipe de Messi é a segunda que mais recebeu advertências no Catar, empatada com a Sérvia e atrás somente da Arábia Saudita, que teve 14. A França levou apenas cinco cartões, sendo três deles na mesma partida, contra a Inglaterra, nas quartas de final.
Veja mais notícias da Argentina
Veja mais notícias da França
Messi levou cartão amarelo em Argentina x Holanda
Ayman Aref/NurPhoto via Getty Images
Os europeus são uma das seleções menos faltosas da Copa, com 50 infrações cometidas. Já os argentinos fizeram 74, o que corresponde a 48% a mais.
A questão disciplinar foi tema da entrevista coletiva do atacante francês Ousmane Dembélé, que não quis entrar em polêmica:
– Eu não acho que eles estão fazendo isso por maldade. No futebol, você tem que ser agressivo, tem que pressionar. Acho que vai ser um jogo de futebol muito bom.
O árbitro polonês Szymon Marciniak será o responsável por apitar a final da Copa do Mundo entre Argentina e França, neste domingo, às 12h (de Brasília), no estádio Lusail. Ele será auxiliado pelos também poloneses Pawel Sokolnicki e Tomasz Listkiewicz.
O trio já esteve presente em dois jogos no Mundial, um de cada seleção: França 2 x 1 Dinamarca e Argentina 2 x 1 Austrália.
Caneta é arremessada no campo durante confusão em Argentina x Holanda
Veja quantas faltas os finalistas da Copa cometeram por jogo:
Argentina
Arábia Saudita: 7
México: 15
Polônia: 11
Austrália: 8
Holanda: 18
Croácia: 15
França
Austrália: 5
Dinamarca: 4
Tunísia: 6
Polônia: 10
Inglaterra: 14
Marrocos: 11
Veja os cartões recebidos pelos finalistas da Copa:
Argentina
Arábia Saudita: 0
México: 1 (Montiel)
Polônia: 1 (Acuña)
Austrália: 0
Holanda: 8 (Romero, Lisandro Martínez, Otamendi, Acuña, Messi, Montiel, Paredes, Pezzella)
Croácia: 2 (Romero e Otamendi)
França
Austrália: 0
Dinamarca: 1 (Kounde)
Tunísia: 0
Polônia: 1 (Tchouameni)
Inglaterra: 3 (Theo Hernandez, Griezmann, Dembélé)
Marrocos: 0