Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Esporte

Abel, Dorival, Diniz... veja como foi a última temporada dos possíveis novos técnicos da Seleção


CBF não tem pressa para definir o sucessor de Tite, mas Brasil terá compromisso em março de 2023 Com o fim da era Tite após eliminação para a Croácia na Copa do Mundo, a seleção brasileira partirá em busca de um novo nome para o cargo de técnico. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, disse não ter pressa para definir o sucessor e que a escolha pode ficar para 2023.

+ Comentaristas opinam sobre sucessor de Tite na Seleção

Carrossel - novo técnico da Seleção

Editoria de arte

+ Enquete: quem deve ser o novo técnico?

O Brasil volta a jogar apenas em março, provavelmente já pelas eliminatórias para a Copa de 2026, mas o calendário ainda precisa de aprovação da Fifa. O que se sabe é que a nacionalidade não deve ser fator determinante, e que várias sugestões estão na mesa.

+ Estrangeiro? Brasileiro? O que a CBF pensa sobre o sucessor de Tite como técnico da Seleção

Com isso, o ge preparou um resumo sobre como foram as últimas temporadas dos nomes mais especulados para o cargo. Confira abaixo:

Abel Ferreira

O grande nome em solo brasileiro há pelo menos duas temporadas. O português de 43 anos chegou ao Palmeiras praticamente como um desconhecido, mas cravou seu nome na história do clube e empilhou conquistas: duas Libertadores, uma Copa do Brasil, um Paulista, uma Recopa Sul-Americana e um Brasileiro. Neste último, tornou-se recordista da era dos pontos corridos ao perder apenas três de 38 partidas.

Antes de chegar ao futebol brasileiro, Abel acumulava poucas experiências como técnico no futebol europeu. Comandou equipes de base do Sporting antes de chegar ao Braga, onde treinou o time B e depois o principal. Acertou com o PAOK em 2019/20, e trabalhou em pouco mais de 50 jogos pelo clube grego.

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras

Gil Gomes/AGIF

Números em 2022 pelo Palmeiras:

72 jogos

47 vitórias

19 empates

6 derrotas

139 gols marcados

48 gols sofridos

Dorival Júnior

Técnico de Neymar no primeiro título de expressão do atacante no Santos - a Copa do Brasil de 2010 -, começou a última temporada sem clube após um longo período sem trabalhar. Superou um câncer de próstata em 2019, algo que o fez recusar alguns convites até aceitar o do Athletico-PR, onde ficou até agosto de 2020.

Hoje com 60 anos, Dorival foi anunciado pelo Ceará em março de 2022, e permaneceu no clube até junho, quando foi procurado pelo Flamengo após a demissão de Paulo Sousa. Conquistou dois grandes títulos, a Copa do Brasil e a Libertadores, mas não acertou renovação para a próxima temporada.

Dorival Júnior foi campeão da Libertadores de 2022

REUTERS/Luisa Gonzalez

Números em 2022 por Ceará e Flamengo:

61 jogos

37 vitórias

12 empates

12 derrotas

110 gols marcados

48 gols sofridos

Fernando Diniz (Fluminense)

O atual treinador do Fluminense foi outro que começou 2022 desempregado, após trabalhos curtos e sem grande sucesso em Santos e Vasco na temporada anterior. Depois da saída de Abel Braga, campeão carioca, assumiu o Tricolor carioca e melhorou o desempenho do time, que foi semifinalista da Copa do Brasil e terminou o Campeonato Brasileiro na terceira posição.

Aos 48 anos, pesa contra Fernando Diniz não ter conquistas relevantes em sua carreira de pouco mais de uma década como técnico. Seu trabalho mais longo até hoje aconteceu no São Paulo, onde ficou entre 2019 e 2020 e chegou a disputar o título brasileiro.

Fernando Diniz fez bom trabalho no Fluminense em 2022

Maílson Santana/Fluminense

Números em 2022 pelo Fluminense:

44 jogos

26 vitórias

9 empates

9 derrotas

84 gols marcados

47 gols sofridos

Jorge Jesus

Ficou conhecido do torcedor brasileiro pelo ótimo trabalho que fez em 2019 no Flamengo, conquistando Brasileiro e Libertadores em alguns meses. Antes, teve passagem pelo Al Hilal, da Arábia Saudita, após quase 30 anos no futebol português, onde dirigiu Amora FC, Felgueiras, União Madeira, Estrela Amadora, Vitória de Setúbal, Moreirense, União Leiria, Belenenses, Braga, Benfica e Sporting.

Jesus tem 68 anos e não repetiu o sucesso que teve no Brasil no retorno ao futebol europeu, quando voltou ao Benfica, não conquistou títulos e chegou a cair na fase prévia da Champions League - algo que também aconteceu no Fenerbahçe, onde está desde julho de 2022 e lidera o Campeonato Turco.

Jorge Jesus, durante derrota do Fenerbahçe na última pré-Champions

Sedat Suna/EFE

Números pelo Fenerbahçe em 2022/23:

25 jogos

16 vitórias

6 empates

3 derrotas

60 gols marcados

25 gols sofridos

Mano Menezes

Aos 60 anos, retornou ao futebol brasileiro após passagem breve pelo Al Nassr, da Arábia Saudita, e fez surpreendente trabalho no Internacional, levando o Colorado ao vice-campeonato brasileiro. Da lista, é o único que já teve experiência em seleção: comandou o Brasil entre 2010 e 2012, sucedendo Dunga.

Na Seleção, Mano teve desempenho decepcionante na Copa América 2011, mas venceu o Superclássico das Américas por dois anos seguidos. Foram 33 partidas, com 21 vitórias, seis empates e seis derrotas. Acabou dando lugar a Felipão, comandante na Copa das Confederações 2013 e na Copa do Mundo 2014.

Mano Menezes, técnico do Inter

Ricardo Duarte/Inter

Números pelo Internacional em 2022:

48 jogos

25 vitórias

16 empates

7 derrotas

78 gols marcados

40 gols sofridos

Pep Guardiola

O espanhol de 51 anos é tratado pela própria CBF como sonho impossível, tanto pelos valores envolvidos numa possível negociação quanto por outras questões conjunturais. Talvez seja a grande referência mundial na função nos dias de hoje, mas não tem experiências por seleções.

Após passagens vitoriosas por Barcelona e Bayern de Munique, está em sua sétima temporada pelo Manchester City, onde alcançou certa hegemonia nacional vencendo quatro das últimas cinco edições da Premier League, mas ainda busca o tão desejado título da Champions para o clube inglês. No momento, ocupa a segunda posição da liga nacional e tem o RB Leipzig pela frente nas oitavas do torneio continental.

Guardiola está em sua sétima temporada no Manchester City

Getty Images

Números pelo Manchester City em 2022/23:

22 jogos

15 vitórias

4 empates

3 derrotas

57 gols marcados

19 gols sofridos

Ge

Globoesporte.com

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!