Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Esporte

Reforço do Atlético-MG, Paulinho acumulou recordes no Vasco e superou lesão grave na Alemanha


Atacante explodiu aos 17 anos ao marcar dois gols no próprio Galo, em 2017 Campeonato Brasileiro de 2017. O Atlético-MG capengava na tabela e havia acabado de demitir Roger Machado. No Independência, com técnico interino, perderia para o Vasco da Gama por 2 a 1. Os dois gols de um jovem abusado de 17 anos recém-completados. Agora, aquela promessa é o novo reforço do próprio Galo.

+ Notícias do Atlético

+Estádio do Atlético inicia plantio do gramado; campo ficará pronto em 120 dias

Paulinho explodiu no Vasco naquele 23 de julho de 2017, ao anotar os gols da vitória em BH. O segundo, uma pintura de fora da área. Era a grande promessa da base do clube carioca, e se transformaria no jogador mais caro da história cruz-maltina.

No ano seguinte, prestes a completar 18 anos, em abril de 2018, ele era vendido ao Bayer Leverkusen por 18,5 milhões de euros - R$ 76 milhões na época. Uma parte deste valor iria para o próprio jogador (3 milhões de euros), e outra para o empresário Carlos Leite.

Paulinho foi contratado pelo Bayer por 20 milhões de euros

Divulgação/Bayer Leverkusen

Ainda em 2017, Paulinho seria terceiro colocado do Mundial Sub-17 com a seleção brasileira (a Inglaterra venceu a Espanha na final). No ano seguinte, participaria da Libertadores 2018, na mesma fase de grupos que Cruzeiro e Racing Club, de Matías Zaracho e Eduardo Coudet.

Porém, fraturou o braço diante da Raposa, e foi desfalque de longo tempo no Rio. Ele chegou a receber mensagens de apoio de Lautaro Martínez, então promessa do Racing, e hoje estrela da Inter de Milão e da seleção argentina.

Quando veio a maioridade, em 15 de julho de 2018, Paulinho deixou o Vasco e fez as malas para o Bayer Leverkusen. Ainda estava lesionado, e só voltaria a campo em agosto, quatro meses depois. Em São Januário, ele fez 35 jogos, com 7 gols e 4 assistências. Deixou para trás os seguintes recordes:

Jogador mais jovem a atuar na era profissional do Vasco

Jogador mais jovem a fazer gol no século XXI

Primeiro jogador da geração 200 a fazer gol no Brasileiro

Primeiro jogador da geração 2000 a fazer gol na Libertadores

Jogador mais jovem a marcar um gol pelo Vasco na Libertadores

Jogador mais caro da história do Vasco da Gama

Na Alemanha, Paulinho foi prejudicado em trocas de membros da direção do Bayer Leverkusen. Na atual temporada europeia, praticamente não atuou. Chegou a ter suspiro de esperança com Xabi Alonso de técnico, jogou mais, fez gol, mas voltou a ser banco. Ainda foi ausência por quadro gripal.

Com a parada da Copa do Mundo, o Bayer excursionou para os EUA. Paulinho não foi relacionado e retornou ao Rio de Janeiro, onde passa férias até se apresentar ao Atlético no início da pré-temporada, em 14 de dezembro.

Na Bundesliga, o jovem atacante de 22 anos viveu um drama em 2020/21. Sofreu lesão ligamentar no joelho em julho de 2020, que lhe custou praticamente a temporada inteira. Ele conseguiu voltar a tempo de ser usado na última rodada do Campeonato Alemão, contra o Borussia Dortmund, já em maio de 2021.

Foi uma volta antecipada fundamental. Afinal de contas, os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 foram adiados para 2021, por causa da pandemia. Paulinho fez tratamento intensivo, foi avalizado por fisioterapeuta do time sub-23, e convocado para a Olimpíada. No Japão, foi reserva em quatro jogos, titular na semifinal, e fez gol na estreia, contra a Alemanha, na famosa comemoração em homenagem a Oxóssi, o orixá caçador (imitando o arco e flecha).

Paulinho comemora o gol do Brasil contra a Alemanha. À frente, o zagueiro Jordan TORUNARIGHA

Lucas Figueiredo / CBF

Após a medalha de ouro no peito, Paulinho voltou ao Bayer para ter a sua temporada mais consistente, em 2021/2022. Foram 31 jogos, com 4 gols e 3 assistências. Protagonista. Na atual temporada, porém, vieram os problemas da diretoria, e o fato de o seu contrato, perto do fim, não ter chance de renovação. Paulinho foi jogado de lado no começo. E fez apenas 7 jogos, com um 1 gol, em 2022/2023. Na Alemanha, atuava quase sempre como ponta esquerda.

Irá respirar novos ares a partir de 14 de dezembro, e será registrado no BID a partir de 11 de janeiro, na abertura da janela internacional do Brasil, primeiro por empréstimo cedido pelo Bayer, e depois em definitivo a partir de julho, quando irá assinar contrato por cinco temporadas no Galo - até dezembro de 2027.

Os números de Paulinho na carreira:

114 jogos

16 gols

9 assistências

Pelo Vasco:

35 jogos

7 gols

4 assistências

Pelo Bayer Leverkusen:

79 jogos

9 gols

5 assistências

Títulos

2015: Sul-Americano Sub-15 (Seleção Brasileira)

2017: Campeonato Sul-Americano Sub-17 (Seleção Brasileira)

2019: Torneio Internacional de Toulon (Seleção Brasileira)

2020: Campeão Olímpico – Tóquio (Seleção Brasileira)

Assista: tudo sobre o Atlético no ge, na Globo e no Sportv

???? Ouça o podcast ge Atlético ????

Seja sócio e faça o Atlético ainda mais forte! - clique aqui

Ge

Globoesporte.com

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!