anuncie

Vai para os pênaltis? Veja como vencer disputas de pênaltis em Copa do Mundo

Por Virtual Rondônia em 03/12/2022 às 15:22:18
A partir de hoje, Copa do Mundo passa a ser disputada em jogos eliminatórios e em caso de empate, o classificado será definido nos pênaltis O ge levantou, cobrança por cobrança, como foram as decisões por pênaltis na história das Copas do Mundo. O desempate por penalidades máximas foi criado em 1978, mas a primeira decisão só ocorreu em 1982, quando a Alemanha eliminou a França na semifinal, no único jogo daquela edição decidido dessa forma. Desde então, foram 29 disputas que deixaram os torcedores tensos. Veja as curiosidades.

Infoesporte

Ao longo da história, 70% das cobranças em disputas de pênalti acabaram na rede. A chance dos goleiros é muito pequena, e é por isso que a cada defesa normalmente nasce um novo herói. A cada dez cobranças, em média os goleiros só conseguem defender duas. Mas, sob pressão, os cobradores acabam errando o gol uma em cada dez tentativas.

Infoesporte

Da nossa análise, elaboramos sete mandamentos para ajudar goleiros e cobradores a obter sucesso. A gente deseja que o Brasil não precise passar por essa tortura, mas deixamos algumas dicas para os estudiosos desta verdadeira arte.

Infoesporte

Jamais em uma disputa de pênalti em Copa uma cobrança foi anulada pelo fato de o goleiro se adiantar. A regra exige que ao menos um dos pés esteja sobre a linha do gol no momento do chute, mas eles se adiantaram em 28% das vezes. Isso parece ser uma vantagem para os goleiros, só que não. Os cobradores fizeram proporcionalmente mais gols quando os goleiros trapacearam. O juiz não mandar voltar parece bom...

Infoesporte

Infoesporte

As Copas estão contrariando o que se aprendeu até hoje. Estudos detalhados sobre disputas por pênaltis em geral apontam que é importante começar batendo, mas nas Copas não tem sido assim. A vantagem para quem começa batendo é considerada tão determinante que já foi estudado o modelo "ABBA", em que a equipe "A" começa batendo e em seguida a equipe "B" cobra duas vezes. A partir de então, os times se alternam em duas cobranças até a "B" fechar sua série de cinco cobranças, se necessário. O estudo não emplacou.

Infoesporte

Conforme as cobranças vão sendo realizadas, a pressão vai aumentando para os cobradores (também por isso é vantajoso começar batendo, pois a outra equipe estará sob pressão caso a primeira cobrança seja convertida).

Vai para os pênaltis canhotos e destro

Infoesporte

Já houve quem acreditasse que era muito mais fácil defender cobranças de jogadores canhotos, "que bateriam sempre do mesmo jeito". Mas pelo menos nas disputas por pênaltis isso não existe.

Infoesporte

Até Colômbia e Inglaterra disputarem nos pênaltis a classificação para as quartas de final na Rússia, nunca um cobrador tinha falhado ao fazer a cobrança no ângulo superior direito. Então, o colombiano Uribe acertou o travessão ao bater ali e desperdiçou a vantagem construída por seus companheiros - e a Colômbia acabou eliminada.

Infoesporte

Esta dica é muito mais fácil de oferecer do que cumprir. Se um goleiro decidir pular para o seu lado direito em todas as cobranças, seu torcedor pode não ficar muito feliz já que os adversários podem perceber a estratégia e bater sempre no canto oposto. Mas os números mostram que, normalmente é no canto direito do goleiro que os cobradores arriscam mais.

Infoesporte

Felizmente, a Alemanha já foi eliminada na primeira fase da Copa. Eles sempre foram muito precisos nessas disputas. Mas dos maiores vencedores, só a Itália foi para a Copa. Os outros países ainda podem cruzar o caminho do Brasil. A Coreia do Sul, próximo adversária da seleção brasileira, venceu a Espanha, em 2002, na única vez que teve um disputa de pênaltis.

Confira todas as disputas por pênaltis na história das Copas

Alemanha 5 x 4 França (semifinal - 1982)

Brasil 3 x 4 França (quartas de final - 1986)

Alemanha 4 x 1 México (quartas de final - 1986)

Espanha 4 x 5 Bélgica (quartas de final - 1986)

Irlanda 5 x 4 Romênia (oitavas de final - 1990)

Argentina 3 x 2 Iuguslávia (quartas de final - 1990)

Itália 3 x 4 Argentina (semifinal - 1990)

Alemanha 4 x 3 Inglaterra (semifinal - 1990)

México 1 x 3 Bulgária (oitavas de final - 1994)

Suécia 5 x 4 Romênia (quartas de final - 1994)

Itália 2 x 3 Brasil (final - 1994)

Argentina 4 x 3 Inglaterra (oitavas de final - 1998)

Itália 3 x 4 França (quartas de final - 1998)

Brasil 4 x 2 Holanda (semifinal - 1998)

Espanha 3 x 2 Irlanda (oitavas de final - 2002)

Espanha 3 x 5 Coreia do Sul (quartas de final - 2002)

Suíça 0 x 3 Ucrânia (oitavas de final - 2006)

Alemanha 4 x 2 Argentina (quartas de final - 2006)

Inglaterra 1 x 3 Portugal (quartas de final - 2006)

Itália 5 x 3 França (final - 2006)

Paraguai 5 x 3 Japão (oitavas de final - 2010)

Uruguai 4 x 2 Gana (quartas de final - 2010)

Brasil 3 x 2 Chile (oitavas de final - 2014)

Costa Rica 5 x 3 Grécia (oitavas de final - 2014)

Holanda 4 x 3 Costa Rica (quartas de final - 2014)

Holanda 2 x 4 Argentina (semifinal - 2014)

Espanha 3 x 4 Rússia (oitavas de final - 2018)

Croácia 3 x 2 Dinamarca (oitavas de final - 2018)

Colômbia 3 x 4 Inglaterra (oitavas de final - 2018)

Fonte: Ge

Comunicar erro
LANCHE DA JAPA

Comentários

anuncie aqui