Artista rondoniense acha forma de homenagear a Seleção Brasileira Albino ostenta luminárias em apoio ao futebol brasileiro
Juan Rodrigues
As cores tem grande importância nas nossas vidas. Por si só, elas podem mudar o ambiente em um lugar, causar emoções e, no caso da Copa do Mundo, até trazer uma sensação de pertencimento. Pensando nisso, a criatividade somada a sabedoria do brasileiro rendeu uma homenagem de um eletricista em Rondônia. A Covid-19 fez com que Albino Gomes de Oliveira, de 64 anos, tivesse que mudar de função. Então ele decidiu investir na arte.
Habilidoso com as ferramentas e consciente socialmente, o morador de Porto Velho juntou garrafas pet e as transformou, com auxílio do conhecimento adquirido como eletricista, em um lustre como homenageia o futebol com as cores. O verde e amarelo se tornou presente na sua decoração.
- Decidi homenagear a Seleção Brasileira e é claro os clubes de futebol. Foi algo que desenvolvi com garrafa pet que junto, faço o design e transformo na luminária. É um trabalho personalizado que faço para quem está do outro lado. Um forma de por o futebol representado dentro da própria casa - disse ao ge.globo/ro.
Lustre criado de garrafa pet em homenagem à Seleção Brasileira
Arquivo Pessoal
O projeto da luminária foi agora, tem pouco tempo, depois que eu peguei o covid e não pude trabalhar em áreas confinadas eu desenvolvi isso aí. Eu conversando com minha filha e ela disse: pai podia inventar um negócio para o senhor trabalhar e não esforce muito. Aí veio o negócio da garrafa pet e eu fiz um caso pra ela e do vaso eu criei a luminária.
O trabalho é todo manual. Ele pede na vizinhança no bairro Nova Floresta, na capital rondoniense, para pegar as garrafas, esteriliza e molda com as próprias mãos. Um esforço que pode render dois dias completos de empenho. Das 6h às 18h pensando em cada detalhe.
- Eu cato as garrafas pet e peço para a vizinhança também. Pra fazer uma grande da Copa são cerca de 26 garrafas para uma luminária. Pego, e transformo no modelo que quero. Desde o primeiro detalhe até o bocal para a pessoa por a lâmpada. Tudo com atenção e segurança.
Lustre em homenagem à Seleção Brasileira
Arquivo Pessoal
A ideia de Albino é ensinar outras pessoas a desenvolver a arte. Ele também quer montar o próprio ateliê.
- É uma coisa nova, bonita, ela é lavável. Você pode expor, botar ela na área e para o esportista o time dele. O cara vê a luminária e diz: aqui tem um amante do futebol, flamenguista, um corintiano, atleticano. E a da Copa todo mundo vai colocar a da Copa agora no caso. Se ele é Fluminense, se ele é Corintiano, se ele é Flamenguista. Faz a cor do time e esse da Copa. A minha ideia é montar meu próprio ateliê e para que eu possa ensinar a outras pessoas também a fazer - detalha.
Com o Brasil classificado para as oitavas de final, Albino, como bom brasileiro acredita que sua invenção vai dar sorte na busca pelo hexa.
- Vai trazer com certeza. A luminária dará sorte para o hexa vir - finaliza.
Leia também
Richarlison Rondoniense? Semelhança entre lateral do RSC e atacante da Seleção repercute na web
Depois de falar palavrão durante jogo, mãe assiste partida com chinelo na mão
"Richarlison rondoniense", Jeanderson é bombardeado de mensagens após gols do sósia e afirma: "Ele viu meu dvd"
Neymar e Danilo: fisioterapeuta opina sobre lesões em Copa do Mundo