Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Esporte

Na memória: em 2011, Fluminense também teve que lutar contra a matemática na Argentina


Com poucas chances de classificação na Libertadores daquele ano, Flu venceu o Argentinos Juniors e contou com combinação de resultados para ficar com a vaga; desta vez, precisa vencer o Unión Fluminense vence o Argentinos Juniors e consegue classificação heroica na Libertadores

Com uma matemática complicada para conseguir a vaga nas oitavas de final da Sul-Americana, o Fluminense pode recorrer a um passado não tão distante para seguir motivado e sonhando com a classificação na competição da Conmebol.

Se desta vez o time precisa vencer o Unión pela quinta rodada do Grupo H para seguir vivo na disputa e secar o Junior Barranquilla contra o Oriente Petrolero, em 2011, o Flu tinha que superar o Argentinos Juniors, fazer saldo e ainda torcer por derrota do Nacional do Uruguai diante do América do México na Libertadores.

Jogadores do Fluminense comemoram gol da classificação sobre o Argentinos Juniors em 2011

EFE

Por não ter ido bem na fase de grupos, o Fluminense não dependia somente de si para se classificar. Era necessário vencer o Argentinos Jrs. e torcer por derrota do Nacional do Uruguai diante do América do México. Em caso de empate no confronto em Montevidéu, o que se confirmou, o Flu precisaria de triunfo por dois gols de diferença.

Segundo os matemáticos na época, a equipe comandada por Enderson Moreira tinha 8% de chances de avançar. O jogo era válido pela última rodada da chave. Naquele ano deu certo.

+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!

Campeões nacionais da época, Fluminense e Argentinos Juniors se enfrentaram no Diego Armando Maradona, em Buenos Aires. Em busca da classificação, o Fluminense abriu o placar aos 17 minutos, com Júlio César.

Julio Cesar comemora o primeiro gol do Fluminense contra o Argentino Juniors em 2011

AP

Na sequência, a equipe argentina empatou em cobrança de pênalti. Mas, ainda no primeiro tempo, Fred marcou em cobrança de falta.

No começo do segundo tempo, o Argentinos Juniors igualou o marcador novamente. Logo depois, Rafael Moura recolocou os tricolores em vantagem: 3 a 2. Mas ainda faltava um gol.

E ele saiu aos 43 minutos. Edinho invadiu a área e sofreu pênalti. Fred bateu e garantiu a vaga para o Fluminense. Após o apito final, os jogadores do Argentinos Juniors iniciaram uma briga.

Gum em confusão com Escudero em jogo entre Fluminense e Argentino Jrs em 2011

Reuters

Ficha técnica do jogo:

ARGENTINOS JR 2 x 4 FLUMINENSE. Dia 20 de Abril de 2011

Gols: Salcedo (p.), aos 25'/ 1ºT, Oberman, aos 9'/ 2ºT (ARG); Julio Cesar, aos 17'/ 1ºT, Fred, aos 40'/ 1ºT, Rafael Moura, aos 23'/ 2ºT (FLU) e Fred (p.), aos 43'/2ºT

Fluminense: Ricardo Berna; Mariano, Gum, Edinho e Julio Cesar (Tartá, 37'/ 2ºT); Valencia, Diguinho (Araújo, 44'/2ºT), Marquinho e Conca; Rafael Moura (Fernando Bob, 46'/ 2ºT) e Fred. Técnico: Enderson Moreira.

Argentinos Juniors: Nicolás Navarro; Juan Sabia, Miguel Torren (Gustavo Oberman,intervalo), Santiago Gentiletti (Christian Sanchez, 30'/ 2ºT); Gonzalo Prósperi, Juan Mercier, Germán Basualdo (Matías Laba, 14'/ 2ºT) e Sergio Escudero; Ciro Rius, Santiago Salcedo e Franco Niell. Técnico: Pedro Troglio.

Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!

Desta vez, pela Sul-Americana, o Fluminense precisará novamente contrariar as probabilidades para se classificar. Com 7 pontos, mesmo número que o Junior Barranquilla, faltando duas rodadas para o fim, o Flu vê ainda o Unión com oito pontos no Grupo H.

Para seguir vivo e sonhando, precisa vencer em Santa Fé e torcer por um tropeço da equipe colombiana diante do Oriente Petrolero, que ainda não pontuou em quatro jogos.

Caso o time comandado por Diniz vença e o Junior também conquiste os três pontos, o Flu chegará na última rodada precisando fazer saldo. Neste momento, o clube carioca tem um gol de saldo contra quatro dos colombianos. Em caso de derrota ou empate, o Tricolor viajará para a Bolívia precisando de um milagre para conseguir a única vaga da chave.

Melhores momentos: Fluminense 0 x 0 Unión Santa Fé, pela Copa Sul-Americana 2022

O Fluminense enfrenta o Unión Santa Fe na quinta-feira, às 19h15 (horário de Brasília), no Estádio 15 de Abril, na Argentina, pela penúltima rodada do Grupo H.

+ Leia mais notícias do Fluminense

O podcast ge Fluminense está disponível nas seguintes plataformas:

???? Globoplay - clique aqui para ouvir!

???? Spotify - clique aqui para ouvir!

???? Google Podcasts - clique aqui para ouvir!

???? Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!

???? Pocket Casts - clique aqui para ouvir!

?? Dá o play!

Assista: tudo sobre o Fluminense no ge, na Globo e no sportv

SEJA SÓCIO! QUEM FAZ O FLUMINENSE MAIS FORTE É VOCÊ

Ge

Globoesporte.com

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!