Seleção nunca começou o Mundial com duas vitórias nos primeiros jogos na fase de grupos Além da chance de poder voltar às oitavas de final da Copa do Mundo após 28 anos, a Arábia Saudita pode alcançar seu melhor início de campanha da história neste sábado, às 10h (de Brasília), diante da Polônia. A equipe nunca começou um Mundial com duas vitórias nos primeiros jogos na fase de grupos. O mesmo vale também em caso de empate.
+ Veja as contas para a Arábia Saudita ir às oitavas
Em sua primeira Copa, em 1994, os sauditas tiveram o melhor desempenho, exatamente com duas vitórias na campanha que durou quatro partidas. No entanto, o time estreou com derrota nos Estados Unidos, para a Holanda, e venceu os compromissos seguintes, diante de Marrocos e Bélgica. Nas oitavas, foi eliminado pela Suécia.
+ Carros de luxo para o elenco da Arábia? Técnico nega
Salem Al-Dawsari comemora gol da Arábia Saudita contra a Argentina
REUTERS/Hannah Mckay
Na sequência, a seleção saudita disputou outros três mundiais seguidos, sempre eliminado na fase inicial sem vencer em três partidas. Em 1998 e 2006, somou apenas um ponto, enquanto em 2002 perdeu todos os jogos e teve a pior campanha daquela edição.
Após um hiato de duas Copas ausente, a Arábia Saudita voltou a disputar o torneio na Rússia, em 2018. Desta vez a equipe conquistou uma vitória, contra o Egito, mas na última rodada, quando ambas seleções já estavam eliminadas antecipadamente.
Agora, uma vitória, ou mesmo um empate contra a Polônia, garante o seu melhor início saudita na história das Copas. Com um triunfo, a vaga nas oitavas já estará garantida, que o faria ser a primeira seleção a se classificar para o mata-mata do torneio no Catar.
Desempenho da Arábia Saudita nos dois primeiros jogos em Copas:
1994 — uma derrota e uma vitória (3 pontos)
1998 — duas derrotas (0 ponto)
2002 — duas derrotas (0 ponto)
2006 — um empate e uma derrota (1 ponto)
2018 — duas derrotas (0 ponto)