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Cafeicultores de RO conquistam todos os 5 prêmios do Coffee of The Year 2022 na categoria canéfora


Cafeicultores do estado participaram do concurso que define o melhor café do ano. Prêmio faz parte da programação da Semana Internacional do Café, realizada em Minas Gerais. Produtores Licleison e Poliana, casal campeão do Coffee of The Year 2022, categoria canéfora

Arquivo pessoal

Cafeicultores de Rondônia ocuparam os cinco primeiros lugares no pódio do Coffee of The Year 2022, o concurso que seleciona o melhor café do ano no Brasil. Os produtores rondonienses se inscreveram na categoria café canéfora e conseguiram chegar com 15 amostras entre as 20 finalistas de todo o país.

Licleison Sebastião da Silva, de Novo Horizonte do Oeste, levou o título de melhor café canéfora de 2022, e passa a ser referência na lista internacional de qualidade.

O campeão foi anunciado em uma cerimônia realizada na tarde desta sexta-feira (18) durante a programação da Semana Internacional do Café, realizada em Belo Horizonte (MG).

Licleison anunciado campeão na final do Coffee of The Year 2022 em MG

Carolina Brazil

Nas outras quatro posições do pódio ficaram produtores de Cacoal, Cujubim e de Nova Horizonte:

Licleison Sebastião da Silva - Novo Horizonte do Oeste

João Alves da Luz - Cacoal

Edvaldo Sigoli - Cujubim

Ronieli Hel - Novo Horizonte do Oeste

Altivo Eduardo Berdes - Cacoal

Nessa edição do Coffee Of The Year participaram produtores de 9 estados do Brasil com mais de 500 amostras inscritas. Durante as provas foram realizadas 881 torras e mais de 18 seções de degustação com a participação de 17 provadores.

Na categoria canéfora, quatro amostras pontuaram acima dos 85 pontos. Foram aceitos na competição amostras com no mínimo 70 pontos.

Confira os prêmios conquistados pelos produtores de RO em 2021

Coffee Of The Year

A competição foi criada em 2012, com o objetivo de reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, incentivando assim o desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas origens do café.

O concurso, que acontece anualmente na Semana Nacional do Café, conta com duas fases. Na primeira, as amostras enviadas por produtores de todo o Brasil são torradas e provadas por profissionais licenciados pelo Coffee Quality Institute (CQI).

G1 RO

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