Relembre as trajetórias das 26 participações das equipes do Brasil no torneio Copa do Mundo de Clubes começa no próximo sábado com 4 brasileiros
O Brasil é o segundo país com mais títulos na história do Mundial de Clubes, com 10 conquistas, atrás apenas da Espanha, com 13. Os representantes brasileiros na Copa do Mundo de Clubes, o novo formato do torneio, serão Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras. Porém, a história do Brasil na competição vai muito além desses quatro clubes.
+Entre agora no Cartola do Mundial e escale seu time com os craques do mundo inteiro!
Pelé, Zico, Renato Gaúcho, Raí, Müller, Dida, Rogério Ceni e Fernandão são alguns dos grandes nomes responsáveis por conquistar para o futebol brasileiro o mais importante título de clubes. Dos atuais representantes, apenas o Flamengo já conquistou o mundo, lá em 1981, comandado por Zico. Relembre abaixo as 26 participações do Brasil no Mundial de Clubes:
Brasileiros na história do Mundial
Além dos 10 títulos, o Brasil tem ainda 11 vices, três terceiros lugares, um quarto lugar e uma eliminação na segunda fase do torneio. Relembre abaixo as 26 participações do Brasil no Mundial de Clubes:
Campeões
Santos (1962)
Com Pelé e companhia, o Santos, em 1962, foi o primeiro clube brasileiro a ser campeão mundial. O adversário na decisão, disputada em dois jogos, foi o Benfica. No jogo de ida, com 90 mil pessoas no Maracanã, o Peixe venceu por 3 a 2. Pelé (duas vezes) e Coutinho marcaram para o Alvinegro, e Santana fez os gols do time português.
Na volta, no Estádio da Luz, o Santos venceu novamente, desta vez por 5 a 2, em uma das grandes atuações da história do clube. A equipe do técnico Lula chegou a abrir 5 a 0, com direito a hat-trick de Pelé e gols de Coutinho e Pepe. Nos minutos finais, o Benfica descontou com Santana e Eusébio.
???? Artilheiro: Pelé - 5 gols
????Garçom: Coutinho, Lima, Pelé e Pepe e Zito - 1 assistência cada
?? Gols: 8 (média de 4 por jogo)
???? Gols sofridos: 4 (média de 2 por jogo)
Em 1962, Pelé marca contra o Benfica na final do mundial interclubes
Santos (1963)
Bi da Libertadores, o Santos do técnico Lula voltou à final do Mundial de Clubes em 1963 para ser novamente campeão. Desta vez, o adversário foi o Milan, e o Peixe precisou de três jogos para conquistar o título. Na primeira partida, no San Siro, Pelé marcou duas vezes, mas os italianos venceram por 4 a 2. Giovanni Trapattoni, Amarildo (duas vezes) e Mora balançaram a rede para o time rubro-negro.
No segundo jogo, no Maracanã, o Santos viu o Milan abrir 2 a 0 no primeiro tempo, com gols de Mazzola e Mora. Mas na etapa final, Pepe (duas vezes), Almir Pernambuquinho e Mengálvio marcaram para a incrível virada por 4 a 2, forçando um terceiro confronto. A partida de desempate novamente foi no Maracanã, e o Peixe venceu por 1 a 0, com gol de pênalti de Dalmo.
???? Artilheiro: Pelé e Pepe - 2 gols cada
????Garçom: Coutinho, Mengálvio e Zito - 1 assistência cada
?? Gols: 7 (média de 2,3 por jogo)
???? Gols sofridos: 6 (média de 2 por jogo)
De falta, Pepe marca contra o Milan na final do mundial interclubes de 1963
Flamengo (1981)
O Mundial de 1981 foi o segundo a ser disputado no formato de jogo único (o Nacional, do Uruguai, bateu o Nottingham Forest por 1 a 0 no ano anterior), e o Flamengo foi o primeiro campeão brasileiro no Japão. O adversário na decisão foi o então tricampeão europeu Liverpool, que tinha o escocês Kenny Dalglish como seu principal jogador.
O time inglês não teve chance no Nacional de Tóquio. Ainda no primeiro tempo, o Rubro-Negro, comandado pelo técnico Carpegiani, marcou os três gols do 3 a 0. Nunes (duas vezes) e Adílio balançaram a rede. Zico, que deu duas assistências, foi eleito o melhor jogador da partida. Esse foi o maior placar de uma final de Mundial no formato de jogo único. Assim como o Flamengo, o Milan, em 1990 contra o Olimpia, e o Estrela Vermelha, em 1991 contra o Colo-Colo, venceram pelo mesmo placar.
???? Artilheiro: Nunes - 2 gols
????Garçom: Zico - 2 assistências
?? Gols: 3
???? Gols sofridos: 0
Em 1981, os melhores momentos de Flamengo 3 x 0 Liverpool, pela final do Mundial de Clubes
Grêmio (1983)
1983 foi o ano do Grêmio. Após vencer a Libertadores em uma final épica contra o Peñarol, o Imortal gravou o seu nome na história do futebol ao ser campeão mundial contra o Hamburgo. O time alemão, que derrotou a Juventus na decisão da Liga dos Campeões, tinha como seu principal atleta Felix Magath.
Já o Tricolor contava com Renato Portaluppi. O atacante gremista abriu o placar no primeiro tempo, mas os alemães empataram no fim do jogo com Schröder, forçando a prorrogação. No tempo extra, Renato, o maior ídolo da história gremista, apareceu novamente para marcar e decretar a vitória por 2 a 1 no Nacional de Tóquio. Valdir Espinosa foi o treinador campeão mundial com o Grêmio.
???? Artilheiro: Renato Gaúcho - 2 gols
????Garçom: Paulo César Caju - 1 assistência
?? Gols: 2
???? Gols sofridos: 1
Em 1983, melhores momentos de Grêmio 2 x 1 Hamburgo, pela final do Mundial Interclubes
São Paulo (1992)
O primeiro dos três títulos mundiais do São Paulo foi em 1992. Treinado pelo mestre Telê Santana, o Tricolor teve pela frente o Barcelona, que contava com nomes como Stoichkov, Michael Laudrup, Ronald Koeman e Pep Guardiola. E foram os espanhóis que saíram na frente no Nacional de Tóquio, com o craque búlgaro Stoichkov abrindo o placar no primeiro tempo com um lindo chute de fora da área.
Ainda na etapa inicial, Müller fez a jogada pela esquerda, cruzou, e Raí completou de barriga para empatar. No segundo tempo, Raí, eleito o craque do jogo, apareceu de novo. O meia marcou um golaço de falta para decretar a vitória de virada por 2 a 1 do São Paulo.
???? Artilheiro: Raí - 2 gols
????Garçom: Müller - 1 assistência
?? Gols: 2
???? Gols sofridos: 1
Em 1992, São Paulo vence o Barcelona e é campeão mundial
São Paulo (1993)
Em 1993, o São Paulo conquistou o mundo pela segunda vez sob o comando do treinador Telê Santana. O adversário na decisão foi o Milan, que foi o vice-campeão europeu. O Olympique de Marselha derrotou o time italiano na final da Liga dos Campeões por 1 a 0, mas não pôde disputar o Mundial pois estava suspenso pela Fifa por conta de um esquema de manipulação de resultados no Campeonato Francês.
Mais uma vez o Tricolor teve um jogo duríssimo na decisão no Nacional de Tóquio. Palhinha abriu o placar no primeiro tempo, e Massaro empatou logo no início da etapa final. Toninho Cerezo recolocou o São Paulo na frente, e Papin deixou tudo igual novamente. Aos 42 minutos do segundo tempo, Müller recebeu lançamento, dividiu com o goleiro Rossi e marcou o gol da vitória por 3 a 2.
???? Artilheiro: Palhinha, Toninho Cerezo e Müller - 1 gol cada
????Garçom: Cafu, Leonardo e Toninho Cerezo - 1 assistência cada
?? Gols: 3
???? Gols sofridos: 2
Em 1993, melhores momentos de São Paulo 3 x 2 Milan, pelo Mundial Interclubes
Corinthians (2000)
O Corinthians foi o campeão do primeiro Mundial organizado pela Fifa. Esta foi também a primeira edição do torneio que contou com a participação de mais de dois clubes. O Timão entrou na competição por ter sido o campeão brasileiro em 1998, representando o país-sede. Ele ficou no Grupo A, que teve todas as suas partidas disputadas no Morumbis. Na estreia, vitória por 2 a 0 sobre o Raja Casablanca, do Marrocos, com gols de Luizão e Fábio Luciano.
O segundo jogo foi o empate em 2 a 2 com o Real Madrid, com dois gols de Edílson, sendo o segundo um golaço, com o atacante dando um drible desconcertante no zagueiro Karembeu antes de marcar. O primeiro lugar do grupo e a classificação para a final foram assegurados com um 2 a 0 sobre o Al-Nassr, da Arábia Saudita, com gols de Ricardinho e Rincón. Na final, disputada no Maracanã, após 0 a 0 com o Vasco no tempo regulamentar e na prorrogação, o Corinthians venceu a disputa de pênaltis por 4 a 3, com Edmundo chutando para fora a cobrança decisiva.
???? Artilheiro: Edílson - 2 gols
????Garçom: Luizão - 2 assistências
?? Gols: 6 (média de 1,5 por jogo)
???? Gols sofridos: 2 (média de 0,5 por jogo)
Melhores momentos: Vasco 0 (3) x (4) 0 Corinthians pela final do Mundial de Clubes da Fifa 2000
São Paulo (2005)
Brasileiro com mais títulos mundiais, o São Paulo chegou ao tri em 2005, liderado por um gigantesco Rogério Ceni. Assim como nas outras duas conquistas, o Tricolor não teve vida fácil no Japão. A semifinal foi no mesmo palco dos títulos anteriores, no estádio Nacional de Tóquio, com o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, como adversário. Amoroso abriu o placar e Noor empatou ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Amoroso marcou de novo e Rogério Ceni, de pênalti, fez o terceiro do São Paulo. Al-Montashari fez o segundo do time saudita, e o jogo terminou em 3 a 2.
A final, no estádio Internacional de Yokohama, contra o Liverpool, foi vencida por 1 a 0, com gol de Mineiro, mas o maior destaque a partida foi o capitão Rogério Ceni. Esta foi certamente uma das melhores atuações da carreira do goleiro e certamente a mais importante, garantindo que o Tricolor não sofresse gol com diversas defesas espetaculares. O técnico campeão em 2005 foi Paulo Autuori.
???? Artilheiro: Amoroso - 2 gols
????Garçom: Cicinho e Aloísio Chulapa - 1 assistência cada
?? Gols: 4 (média de 2 por jogo)
???? Gols sofridos: 2 (média de 1 por jogo)
Tricampeão mundial! São Paulo 1 x 0 Liverpool | Mundial de Clubes de 2005
Internacional (2006)
Em 2006 foi a vez do Internacional conquistar o mundo. Comandado pelo técnico Abel Braga e liderado pelo ídolo histórico Fernandão, o Colorado contou com um herói improvável na final. Na semifinal, no Nacional de Tóquio, o adversário foi o Al Ahly, do Egito. O jovem Alexandre Pato abriu o placar no primeiro tempo, Flávio empatou na etapa final, e o gol da vitória do Inter foi marcado por Luiz Adriano: 2 a 1.
Na final, no estádio Internacional de Yokohama, o adversário foi o poderoso Barcelona, que tinha Ronaldinho Gaúcho, o então melhor jogador do mundo, em campo. O Colorado teve uma atuação muito inspirada do goleiro Clemer, responsável por alguns milagres no jogo, e Adriano Gabiru como herói. O meia-atacante entrou em campo aos 30 minutos do segundo, substituindo o ídolo Fernandão, e, cinco minutos depois, marcou o gol da vitória por 1 a 0 após belo passe de Iarley.
???? Artilheiro: Adriano Gabiru, Alexandre Pato e Luiz Adriano - 1 gol cada
????Garçom: Ceará e Iarley - 1 assistência cada
?? Gols: 3 (média de 1,5 por jogo)
???? Gols sofridos: 1 (média de 0,5 por jogo)
Em 2006, Internacional vence o Barcelona no Japão e conquista o Mundial de Clubes
Corinthians (2012)
O bicampeonato mundial do Corinthians, em 2012, foi a última vez que um clube brasileiro chegou ao topo do mundo. Para ser campeão pela segunda vez, além de um ótimo conjunto de jogadores e Tite, o maior técnico de sua história, à beira do campo, o Timão contou com uma invasão corintiana no Japão. Segundo a Fifa, foram cerca de 30 mil torcedores do clube paulista na final contra o Chelsea no Internacional de Yokohama.
Para chegar à final, o Corinthians derrotou o Al Ahly por 1 a 0 no estádio Toyota, com gol de Paolo Guerrero. Na decisão, o Timão contou novamente com gol do artilheiro peruano para derrotar o Chelsea por 1 a 0. Cássio, que teve uma atuação de gala na final, uma das mais sensacionais de sua carreira, foi eleito o melhor jogador do Mundial.
???? Artilheiro: Paolo Guerrero - 2 gols
????Garçom: Douglas - 1 assistência
?? Gols: 2 (média de 1 por jogo)
???? Gols sofridos: 0
Corinthians vence o Chelsea e é Bi-Campeão do Mundo
Vices
Cruzeiro (1976)
O Cruzeiro foi vice-campeão mundial em 1976 para o Bayern de Munique em final disputada em dois jogos. Na partida de ida, na Arena de Munique, o Bayern venceu por 2 a 0, com gols de Gerd Müller e Kapellmann. Na volta, no Mineirão, os alemães seguraram o 0 a 0 e conquistaram o Mundial pela primeira vez. O técnico da Raposa era Zezé Moreira.
???? Artilheiro: -
????Garçom: -
?? Gols: 0
???? Gols sofridos: 2 (média de 1 por jogo)
Cruzeiro x Bayern: Beckenbauer foi um dos craques de confronto histórico
Grêmio (1995)
Em busca do segundo título mundial, o Grêmio teve pela frente o Ajax no Nacional de Tóquio. O time holandês era estrelado, contando com nomes como Van der Sar, Kluivert, Litmanen, Davids, Frank de Boer, entre muitos outros. Para complicar ainda mais a vida do time comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari, o zagueiro paraguaio Rivarola foi expulso aos 12 minutos do segundo tempo. O Imortal conseguiu segurar o 0 a 0 no tempo regulamentar e na prorrogação, mas acabou derrotado nos pênaltis por 4 a 3.
???? Artilheiro: -
????Garçom: -
?? Gols: 0
???? Gols sofridos: 0
Relembre a derrota do Grêmio para o Ajax no Mundial de Clubes de 1995
Cruzeiro (1997)
O segundo vice mundial do Cruzeiro também foi contra um time alemão. Depois de perder para o Bayern de Munique em 1976, quem derrotou a Raposa no Nacional de Tóquio em 1997 foi o Borussia Dortmund. O Cruzeiro contratou os consagrados atacantes Bebeto e Donizete e o zagueiro Gonçalves, além do lateral direito Alberto Valentim, que nem entrou em campo, para disputarem o jogo decisivo, mas acabou derrotado por 2 a 0, com gols de Zorc e Heiko Herrlich. O técnico da Raposa era Nelsinho Baptista.
???? Artilheiro: -
????Garçom: -
?? Gols: 0
???? Gols sofridos: 2
Em 1997, Bebeto, Donizete e Gonçalves reforçam o Cruzeiro para a final do Mundial
Vasco (1998)
O Vasco lutou, jogou bem, mas foi derrotado pelo Real Madrid por 2 a 1 em 1998, no Nacional de Tóquio. O time espanhol contava com craques como Roberto Carlos, Raúl, Seedorf e Redondo, mas o clube brasileiro também era fortíssimo. Carlos Germano, Juninho Pernambucano, Felipe, Mauro Galvão eram alguns dos comandados pelo técnico Antônio Lopes.
O Real Madrid abriu o placar em uma infelicidade de Nasa. Após cruzamento de Roberto Carlos, o volante tentou cortar e marcou contra. O Vasco não se abalou e passou o jogo inteiro jogando de igual para igual, chegando ao empate com Juninho, no início do segundo tempo. Com o jogo muito equilibrado, Seedorf acertou lindo lançamento para Raúl, que deixou Vitor e Odvan no chão e marcou um golaço, aos 38 minutos. O Vasco pressionou até o fim, mas não conseguiu empatar.
???? Artilheiro: Juninho Pernambucano - 1 gol
????Garçom: -
?? Gols: 1
???? Gols sofridos: 2
Em 1998, melhores momentos de Real Madrid 2 x 1 Vasco, pela final do Mundial de Clubes
Palmeiras (1999)
Assim como o Vasco no ano anterior, o Palmeiras merecia sorte melhor contra o Manchester United, no Nacional de Tóquio. O clube inglês venceu por 1 a 0, com gol de Roy Keane em uma falha do ídolo Marcos. Porém, o Alviverde do técnico Luiz Felipe Scolari foi melhor em praticamente todo o jogo, teve um gol polêmico anulado de Alex e esbarrou na grande atuação do goleiro adversário Bosnich.
???? Artilheiro: -
????Garçom: -
?? Gols: 0
???? Gols sofridos: 1
Em 1999, Manchester United vence Palmeiras na final do Mundial de Clubes
Vasco (2000)
Em 2000, o Vasco foi vice-campeão do mundo pela segunda vez. E, assim como em 1998, ficou o sentimento de "quase", ainda mais com o time jogando todo o campeonato no Maracanã. A equipe era estrelada, com Romário e Edmundo no ataque e sendo o único da competição a ter vencido os seus três jogos na fase de grupos. Na estreia, 2 a 0 sobre o South Melbourne, da Austrália, com gols de Felipe e Edmundo. O segundo jogo foi o 3 a 1 sobre o Manchester United, com dois gols de Romário e um golaço de Edmundo.
A classificação para a final foi garantida após um 2 a 1 sobre o mexicano Necaxa. O meia equatoriano Aguinaga abriu o placar para o adversário, e Odvan e Romário marcaram os gols da virada vascaína. Na decisão, após 0 a 0 no tempo regulamentar e na prorrogação, o Corinthians venceu nos pênaltis por 4 a 3, com Edmundo mandando a última cobrança para fora. Assim como em 1998, o treinador do Vasco era Antônio Lopes.
???? Artilheiro: Romário - 3 gols
????Garçom: Donizete, Edmundo, Gilberto, Jorginho, Juninho Pernambucano e Ramon - 1 assistência cada
?? Gols: 7 (média de 1,8 por jogo)
???? Gols sofridos: 2 (média de 0,5 por jogo)
Em 2000, Vasco vence Manchester United pelo Mundial de Clubes
Santos (2011)
O sonho do tri mundial do Santos foi impedido por um dos melhores times do Barcelona da história, comandado por Pep Guardiola. O Alvinegro, comandado por Muricy Ramalho, até começou bem a competição. Na semifinal, no estádio Toyota, vitória por 3 a 1 sobre o Kashiwa Reysol. Neymar, Borges e Danilo marcaram os gols do Peixe, e Sakai descontou para os japoneses.
Na decisão, no Internacional de Yokohama, o Barcelona de Messi não deu a mínima chance ao Santos, goleando por 4 a 0. O argentino marcou duas vezes, e os outros gols foram de Xavi e Fábregas. Este é o maior placar em uma final de jogo único no Mundial de Clubes - o Fluminense perdeu para o Manchester City em 2023 também por 4 a 0.
???? Artilheiro: Borges, Danilo e Neymar - 1 gol cada
????Garçom: Durval e Ganso - 1 assistência cada
?? Gols: 3 (média de 1,5 por jogo)
???? Gols sofridos: 5 (média de 2,5 por jogo)
Barcelona de 2011 goleou o Santos na final do Mundial
Getty Images
Grêmio (2017)
Mais uma vez Renato Portaluppi chegou ao Mundial com o Grêmio. Porém, diferentemente da edição de 1983, o Imortal ficou com o vice. Na semifinal, o Tricolor precisou da prorrogação para vencer o Pachuca por 1 a 0, no estádio Hazza bin Zayed, nos Emirados Árabes. O gol foi marcado por Everton Cebolinha, aos quatro minutos do tempo extra.
Na decisão, o adversário foi o Real Madrid de Cristiano Ronaldo, no estádio Zayed Sports City. E o gol da vitória por 1 a 0 do time espanhol foi justamente do português, em uma cobrança de falta, aos sete minutos do segundo tempo.
???? Artilheiro: Everton Cebolinha - 1 gol
????Garçom: Cortez - 1 assistência
?? Gols: 1 (média de 0,5 por jogo)
???? Gols sofridos: 1 (média de 0,5 por jogo)
Real Madrid vence o Grêmio e é campeão mundial pela 6ª vez
Flamengo (2019)
Após 38 anos, o Flamengo voltou a um Mundial de Clubes e o adversário na final novamente era o Liverpool. Antes, o time de Jorge Jesus teve trabalho na semifinal. No estádio Internacional Khalifa, no Catar, quem saiu na frente foi o Al-Hilal, no primeiro tempo, com Salem Al-Dawsari. Na etapa final, o Flamengo desencantou e conseguiu a virada. Arrascaeta aos dois minutos, Bruno Henrique fez o segundo aos 32, e Al-Bulayhi ainda fez um gol contra, decretando a vitória rubro-negra por 3 a 1.
Na outra semifinal, o Liverpool também suou para vencer o mexicano Monterrey por 2 a 1. A decisão, novamente no Internacional Khalifa, foi vencida por 1 a 0 pelo time inglês, com um gol do brasileiro Roberto Firmino, aos oito minutos do primeiro tempo da prorrogação. O Flamengo conseguiu fazer um jogo equilibrado, mas o Liverpool foi melhor em praticamente toda a partida. Nos minutos finais do tempo extra, Lincoln ainda desperdiçou uma oportunidade para empatar o jogo.
???? Artilheiro: Arrascaeta e Bruno Henrique - 1 gol
????Garçom: Bruno Henrique e Rafinha - 1 assistência cada
?? Gols: 3 (média de 1,5 por jogo)
???? Gols sofridos: 2 (média de 1 por jogo)
Firmino decide para o Liverpool e acaba com o sonho do Mundial do Flamengo
Palmeiras (2021)
Após a decepção no ano anterior, quando foi ao Mundial mas não disputou a final, o Palmeiras de Abel Ferreira chegou mais calejado à competição em 2021. Na semifinal, no estádio Al Nahyan, nos Emirados Árabes, teve o experiente egípcio Al Ahly pela frente, mas não deu sorte ao azar e venceu com autoridade por 2 a 0, com gols de Raphael Veiga e Dudu.
O adversário na decisão, no estádio Mohammed Bin Zayed, foi o Chelsea. O time inglês saiu na frente com Lukaku, aos nove minutos do segundo tempo. Pouco tempo depois, Raphael Veiga cobrou pênalti para empatar. Apesar do Chelsea ter sido melhor em praticamente todo a partida, o Palmeiras dificultou muito a vida do time inglês, fez jogo duro e levou o confronto para a prorrogação. No tempo extra, Havertz, de pênalti, marcou para garantir o 2 a 1 para os Blues.
???? Artilheiro: Raphael Veiga - 2 gols
????Garçom: Dudu e Raphael Veiga - 1 assistência cada
?? Gols: 3 (média de 1,5 por jogo)
???? Gols sofridos: 2 (média de 1 por jogo)
Melhores momentos de Chelsea 2 x 1 Palmeiras pelo Mundial de Clubes 2021
Fluminense (2023)
Em sua estreia em Mundiais, o Fluminense sabia que, se chegasse à final, teria pela frente uma das melhores equipes da história. O Manchester City, comandado por Pep Guardiola, chegou ao torneio super favorito e jogando o melhor futebol do mundo. Na semifinal, o Triocolor derrou o Al Ahly por 2 a 0, no estádio King Abdullah, na Arábia Saudita, com gols de Arias e John Kennedy.
Na final, novamente no King Abdullah, qualquer estratégia que tivesse sido preparada pelo técnico Fernando Diniz acabou aos 40 segundos, quando Julián Álvarez abriu o placar. Superior em toda a partida, o City goleou o Flu por 4 a 0. Nino (contra), Foden e novamente Álvarez fecharam a conta. Este é o maior placar em uma final de jogo único no Mundial de Clubes - o Santos perdeu para o Barcelona em 2011 também por 4 a 0.
???? Artilheiro: Arias e John Kennedy - 1 gol cada
????Garçom: Martinelli - 1 assistência
?? Gols: 2 (média de 1 por jogo)
???? Gols sofridos: 4 (média de 2 por jogo)
Todos os gols de Manchester City x Fluminense
Eliminados na semifinal
Internacional (2010)
Em 2010, pela primeira vez um clube sul-americano foi ao Mundial e não chegou à final. Na semifinal, no estádio Mohammed Bin Zayed, nos Emirados Árabes, o Internacional foi derrotado pelo Mazembe, da República Democrática do Congo, por 2 a 0, com gols de Kabangu e Kaluyituka e a icônica comemoração do goleiro Kidiaba.
Na disputa pelo terceiro lugar, o Colorado fez 4 a 2 no Seongnam Ilhwa, da Coreia do Sul, no Zayed Sports City. Tinga, Alecsandro (duas vezes) e D'Alessandro marcaram para o Inter, e Molina fez os dois do Seongnam.
???? Artilheiro: Alecsandro - 2 gols
????Garçom: Alecsandro, D'Alessandro e Rafael Sobis - 1 assistência cada
?? Gols: 4 (média de 2 por jogo)
???? Gols sofridos: 4 (média de 2 por jogo)
Melhores momentos: Mazembe 2 x 0 Internacional pelo Mundial de clubes da Fifa
Atlético-MG (2013)
Os atleticanos chegaram ao Mundial do Marrocos preocupados com o Bayern de Munique na final, mas esqueceram que tinham que passar antes pelo Raja Casablanca, time da casa. O Raja abriu o placar, no estádio Marrakech, com Iajour. Ronaldinho Gaúcho empatou em cobrança de falta, mas Moutaouali e Mabidé decretaram a vitória por 3 a 1 da equipe marroquina. Após o apito final, os jogadores do Raja cercaram Ronaldinho Gaúcho para tietar o craque brasileiro.
Na disputa pelo terceiro lugar, também no estádio Marrakech, o Galo derrotou o Guangzhou Evergrande, da China, por 3 a 2. Diego Tardelli abriu o placar, Muriqui e Conca chegaram a virar para o clube chinês, mas Ronaldinho Gaúcho e Luan garantiram o triunfo do Atlético.
???? Artilheiro: Ronaldinho Gaúcho - 2 gols
????Garçom: Diego Tardelli e Marcos Rocha - 1 assistência cada
?? Gols: 4 (média de 2 por jogo)
???? Gols sofridos: 3 (média de 1,5 por jogo)
Esporte: Atlético-MG perde pelo Raja mas segue confiante com a vitória de outros títulos
Palmeiras (2020)
A participação do Palmeiras no Mundial de 2020, no Catar, foi a pior de um clube brasileiro no então formato do torneio. O Alviverde, comandado por Abel Ferreira, saiu da competição sem fazer gol e terminou na quarta colocação.
Na semifinal, no estádio Cidade da Educação, derrota por 1 a 0 para o Tigres, do México, com gol de Gignac. Na disputa pelo terceiro lugar, novamente no Cidade da Educação, após empate em 0 a 0, perdeu por 3 a 2 para o Al Ahly, do Egito, na disputa de pênaltis.
???? Artilheiro: -
????Garçom: -
?? Gols: 0
???? Gols sofridos: 1 (média de 0,5 por jogo)
Palmeiras perde para o Tigres e vai disputar o terceiro lugar
Flamengo (2022)
Em 2022, foi a vez do Flamengo decepcionar em uma semifinal. Comandado pelo técnico português Vítor Pereira, que estava em seu sexto jogo pelo time, o Fla foi derrotado por 3 a 2 pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, no estádio Tanger, no Marrocos. O time saudita, treinado por Ramón Díaz, abriu o placar com Salem Al-Dawsari, de pênalti, e o Flamengo empatou com Pedro. Nos minutos finais do primeiro tempo, Gerson cometeu pênalti e foi expulso. Salem Al-Dawsari, de novo, converteu a cobrança e colocou o Al-Hilal na frente. Na etapa final, Vietto fez mais um para os sauditas, e Pedro descontou.
Na disputa pelo terceiro lugar, novamente em Tanger, o Rubro-Negro teve mais um jogo movimentado, mas dessa vez não decepcionou. Com dois gols de Gabriel e dois de Pedro, vitória por 4 a 2 sobre o egípcio Al Ahly, que descontou com dois gols de Abdelkader.
???? Artilheiro: Pedro - 4 gols
????Garçom: Matheuzinho - 1 assistência
?? Gols: 6 (média de 3 por jogo)
???? Gols sofridos: 5 (média de 2,5 por jogo)
Al Ahly x Flamengo - Melhores Momentos
Eliminado na estreia
Botafogo (2024)
O Mundial de 2024, no Catar, foi o primeiro no formato do time europeu jogando apenas a final. Para chegar lá, o clube sul-americano, o Botafogo, precisaria passar por dois jogos antes. Porém, o sonho do Botafogo durou apenas uma partida. Na segunda fase da competição, no Estádio 974, derrota por 3 a 0 para o Pachuca, do México, com gols de Idrissi, Deossa e Rondón. Vale lembrar que o Glorioso disputou esse jogo no dia 11 de dezembro. Três dias antes, no Rio de Janeiro, o time do técnico Artur Jorge venceu o São Paulo por 2 a 1 para conquistar o Brasileirão.
???? Artilheiro: -
????Garçom: -
?? Gols: 0
???? Gols sofridos: 3
Botafogo 0 x 3 Pachuca | Gols | Quartas de final | Intercontinental de Clubes
*Gato Mestre é formado pelos jornalistas Arthur Sandes, Davi Barros, Guilherme Giavoni, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Gustavo Figueiredo, Ingrid Fernandes (estagiária), Leandro Silva, Roberto Maleson, Roberto Teixeira, Rodrigo Breves e Valmir Storti, pelos cientistas de dados Bruno Benício e Vitor Patalano e pelo programador Gusthavo Macedo.