Chileno de 38 anos, campeão da Copa América por seu país, pretende focar na carreira de comentarista de televisão Gols, títulos, polêmicas e lesões: relembre reportagem na despedida de Valdivia do Palmeiras
Aos 38 anos, o chileno Jorge Valdivia anunciou nesta sexta-feira sua aposentadoria como jogador de futebol. Com passagens marcantes por Palmeiras e Colo-Colo, o agora ex-meia revelou a decisão em entrevista para a rádio ADN. A última partida como profissional aconteceu em fevereiro, pelo Necaxa, do México.
- Me cansei, já foi o suficiente e desde um tempo venho analisando e mais ou menos decidido a deixar de jogar. Já tinha conversado sobre isso com pessoas mais próximas, com minha família. Foram muitos anos, de muito sacrifício. Eu ainda sou jovem para fazer outras coisas.
+ Leia mais notícias do Palmeiras
Valdivia agora vai se dedicar a trabalhar como comentarista esportivo, e também tem intenção de atuar como técnico no futuro.
- Gosto das duas coisas, tive a sorte de estar trabalhando na televisão muito recentemente e me senti bastante confortável. É também algo que pretendo levar muito a sério, profundamente. Estou pronto para voltar a trabalhar na televisão, mas não pretendo deixar de lado os estudos que venho fazendo para ser treinador. Mas ser treinador é mais a longo prazo - complementou.
Valdivia comemora com torcida do Palmeiras em 2015
William Volcov / Estadão Conteúdo
Campeão da Copa América com a seleção do Chile em 2015 e com duas disputas de Copa do Mundo no currículo, Valdivia teve duas passagens pelo Palmeiras. Na primeira, de 2006 a 2008, foi campeão paulista e marcou 24 vezes em 93 jogos. Na segunda, de 2010 a 2015, foi bicampeão da Copa do Brasil e fez 17 gols em 147 partidas.
Valdivia foi revelado pelo Colo-Colo e passou também por Universidad Concepción, do Chile, Rayo Vallecano, da Espanha, e Servette, da Suíça, antes de chegar ao futebol brasileiro. Nos Emirados Árabes, vestiu as camisas de Al Ain e Al Wahda. Defendeu ainda Mazatlán e Unión La Calera antes da curta passagem pelo Necaxa.
Valdivia pela seleção do Chile: venceu uma Copa América e disputou duas Copas do Mundo
Reuters