Francês Christopher Nkunku, do Chelsea, e alemães Jonathan Tah, do Bayer Leverkusen, e Joshua Kimmich, do Bayern de Munique, estão entre os jogadores no radar do clube catalão Barcelona 1 x 2 Atlético de Madrid | Melhores momentos | Campeonato Espanhol 2024/25
A queda vertiginosa de produção em dezembro ligou o alerta no Barcelona, que planeja buscar reforços na janela de transferências de inverno. Segundo a imprensa espanhola, a diretoria mapeia possíveis alvos para a defesa, meio-campo e até mesmo o ataque, ainda que a produção ofensiva não seja o principal problema do time catalão.
Lewandowski, com 16 gols, e Raphinha, com 11, são os dois principais goleadores do Campeonato Espanhol, e se impõem também na artilharia da Champions League, com sete e seis gols, respectivamente.
Só que o polonês não marca há três partidas, o brasileiro passou em branco nas últimas duas, e o time como um todo caiu da primeira para a terceira colocação no Espanhol após as derrotas para Leganés e Atlético de Madrid, ambas em casa. O Barça ganhou apenas três dos últimos nove jogos.
Veja a tabela completa do Campeonato Espanhol
Kroos, Iniesta, Pepe... Veja 11 jogadores de seleções estrangeiras aposentados em 2024
Jonathan Tah em ação com a camisa da Alemanha na Eurocopa
Getty Images
Antes de ir ao mercado, porém, a diretoria do Barcelona precisa resolver de vez a questão do Fair Play financeiro, que deixa em xeque até mesmo a inscrição de jogadores do atual elenco, como Dani Olmo e Pau Victor.
O recente contrato milionário com Nike gera otimismo para o futuro, mas ainda há pendências para o clube se adequar ao regulamento da liga espanhola. Uma das opções é abrir espaço no elenco com a saída de jogadores que não são prioritários para o técnico Hansi Flick.
Alexander Sörloth comemora após marcar o gol da vitória do Atlético de Madrid sobre o Barcelona
REUTERS/Albert Gea
Sem um caixa forte para competir com outros grandes europeus, resta ao Barcelona monitorar jogadores que entram em fim de contrato e poderão, a partir de primeiro de janeiro, negociar uma saída sem custos com seus atuais clubes.
Jonathan Tah é o reforço mais próximo
Segundo o jornal catalão "Mundo Deportivo", o reforço mais próximo do Barcelona, neste momento, é o zagueiro alemão Jonathan Tah, que já anunciou que não vai renovar contrato com o Bayer Leverkusen. Diretor esportivo do Barça, o luso-brasileiro Deco viajou à Alemanha em dezembro para iniciar conversar com o agente do defensor da seleção alemã, de 28 anos.
Também joga na Alemanha um defensor que o técnico Hansi Flick conhece bem: o canadense Alphonso Davies, que trabalhou com o treinador no Bayern de Munique. O lateral-esquerdo de 24 anos ainda negocia uma possível renovação com o Bayern, mar o Barcelona monitora sua situação.
Outro ex-comandado de Flick no radar do Barça é o experiente volante do Bayern Joshua Kimmich, de 29 anos. De acordo com o "Mundo Deportivo", o clube bávaro deu um ultimato ao jogador para resolver o mais rapidamente possível seu futuro. Mesmo que ele não renove com o Bayern, o Barça encontraria alguma dificuldade para encaixar o volante no teto salarial da liga espanhola.
Nkunku Brighton x Chelsea
Toby Melville/Reuters
Nkunku oferecido ao Barcelona, diz jornal
O jornal "Sport", também da Catalunha, noticiou antes do Natal que o meia-atacante francês Christofer Nkunku, do Chelsea, foi oferecido ao Barcelona pelo seu agente, Pini Zahavi, que é o mesmo que trabalha com o zagueiro Jonathan Tah.
Ainda de acordo com o "Sport", outra opção para o ataque do Barcelona em janeiro é o inglês Marcus Rashford, cada vez mais afastado do Manchester United e já decidido a deixar o futebol inglês na próxima janela de transferências.