Jogador do Al-Nassr, craque português celebrou escolha dos sauditas para sediar primeiro Mundial do "novo século" Arábia Saudita sedia a Copa do Mundo de 2034
Cristiano Ronaldo está animado para a Copa do Mundo na Arábia Saudita. O português já havia dito que "era um sonho tornado realidade" ver Portugal como sede da Copa de 2030. Para o jogador do Al-Nassr, o Mundial dos sauditas, em 2034, será o melhor da história.
+ ?Clique aqui para seguir o novo canal ge Futebol Internacional no WhatsApp
Cristiano Ronaldo marca de pênalti em Al-Nassr x Damac, no Campeonato Saudita
REUTERS/Stringer
— A Copa do Mundo de 2034 será provavelmente a melhor Copa do Mundo de todos os tempos. Depois do que vi hoje, estou convencido de que será incrível. A infraestrutura, os estádios, as condições para os fãs, os aeroportos e tudo mais, é incrível — disse CR7.
A Fifa anunciou, nesta quarta-feira, a Arábia Saudita como sede da primeira edição do "novo século" da Copa, em 2034. O Congresso Extraordinário da Fifa, realizado de forma virtual, aprovou as sedes nas inspeções técnicas. Sem concorrentes, os países de 2030 e 2034 foram confirmados pelo presidente Gianni Infantino após decisão por aclamação.
— O futuro (na Arábia Saudita) é muito brilhante na minha opinião, não apenas para a Copa do Mundo, mas porque todo ano eles sediam grandes eventos aqui
partidas de futebol, boxe. A qualidade do entretenimento é muito alta, o país é inacreditável. Os sauditas são pessoas muito boas. Eles gostam de aprender, o que para mim é muito importante.
+ Cidade nova, violações e críticas: saiba mais sobre a Arábia Saudita, sede da Copa do Mundo de 2034
6 países receberão 'Copa do Centenário', e Arábia Saudita, do 'novo Século'
Getty Images
O país propõe jogos em 15 estádios de cinco cidades do país (Neom, Jidá, Abha, Riade e Al Khobar). O estádio King Salman, em Riade, foi escolhido para receber o jogo de abertura e a final. A candidatura saudita recebeu nota 4,2 de um máximo possível de 5.
Uma das cidades propostas para receber jogos é a futurista Neom, que está sendo desenvolvida no Noroeste do país, na costa do Mar Vermelho, baseada em energia renovável e transporte sustentável.
A candidatura da Arábia Saudita, no entanto, sofre críticas de organismos internacionais de direitos humanos, que cobram da Fifa que não realize a Copa de 2034 no país. A Noruega reclamou formalmente da escolha.
+ Copa do Mundo 2030 e 2034: Fifa anuncia sedes dos Mundiais
Congresso da Fifa define sedes das Copas de 2030 e 2034
REUTERS
Espanha, Marrocos e Portugal receberão a edição de 2030. Três jogos serão disputados na América do Sul (Uruguai, Argentina e Paraguai, uma partida em cada país) como parte do que a Fifa chama de Celebração do Centenário, pelos cem anos do primeiro Mundial.
Cristiano Ronaldo fez questão de compartilhar sua alegria após Portugal ter sido como confirmado como uma das sedes da Copa do Mundo de 2030. Será a primeira vez que o país europeu será palco de um Mundial, e o craque do Al-Nassr, um dos maiores ídolos da história do esporte português, exaltou a oportunidade nas redes sociais.
— Um sonho tornado realidade. Portugal vai receber o Mundial de 2030 e encher-nos de orgulho — escreveu CR7.
+ Veja o projeto do novo estádio do Olímpia, palco da Copa do Mundo de 2030
Espanha, Marrocos e Portugal sediam a Copa do Mundo de 2030
O craque, entretanto, deve aproveitar a oportunidade histórica de uma Copa do Mundo em Portugal fora dos gramados: ele terá 45 anos em junho de 2030. Cristiano nem mesmo confirmou que pretende disputar o Mundial de 2026, apesar de estar fazendo parte do ciclo de preparação para o torneio normalmente, como titular da seleção portuguesa sob o comando Roberto Martínez.
Portugal será uma das sedes da Copa do Mundo de 2030, que será a primeira a ter partidas realizadas em três continentes diferentes. Espanha e Marrocos, vizinhos portugueses, também serão palcos de partidas da competição, assim como Argentina, Paraguai e Uruguai. Ao todo, serão 17 cidades recebendo jogos em 20 estádios diferentes.