Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Esporte

Marta e Debinha concorrem à seleção feminina da temporada pela Fifpro

.


Sindicado mundial de jogadores apresenta as 26 finalistas ao time do ano; vencedoras serão conhecidas no dia 9 de dezembro Veja as indicadas à seleção feminina da temporada pela Fifpro

As brasileiras Marta e Debinha estão entre as 26 indicadas à seleção feminina da temporada da Fifpro, o sindicado mundial de jogadores. Este ano, a eleição dos times do ano, tanto entre homens como entre as mulheres, não está mais vinculada à premiação da Fifa, que fará sua própria seleção mundial.

Marta, campeã da liga feminina dos Estados Unidos com o Orlando Pride, é uma das oito atacantes indicadas. Outra concorrente é a sua colega de time, a zambiana Barbra Banda, que semana passada ganhou o prêmio de jogadora do ano de 2024 da emissora inglesa BBC.

Marta é uma das indicadas ao Prêmio Marta de gol mais bonito do ano

Marta comemora após fazer um golaço na vitória do Orlando Pride sobre o Kansas City Current

Nathan Ray Seebeck-Imagn Images/Reuters

Debinha, do Kansas City Current, também dos Estados Unidos, é uma das sete meio-campistas indicadas. Também concorre no setor a espanhola Aitana Bonmatí, do Barcelona, vencedora da Bola de Ouro da France Football este ano.

As 11 vencedoras, que formarão a seleção feminina do ano, serão conhecidas na próxima segunda-feira, às 10h (horário de Brasília). Em seguida, a Fifpro vai divulgar a seleção masculina de 2024, que tem o atacante Vinícius Júnior, do Real Madrid, e o goleiro Ederson, do Manchester City, entre os indicados.

Confira as indicadas:

Goleiras: Mackenzie Arnold, AUS (Portland Thorns), Mary Earps, ING (Paris Saint-Germain) e Christiane Endler, CHI (Lyon)

Defensoras: Selma Bacha, FRA (Lyon), Ona Batlle, ESP (Barcelona), Millie Bright, ING (Chelsea), Lucy Bronze, ING (Chelsea), Olga Carmona, ESP (Real Madrid), Jess Carter, ING (Gotham), Naomi Girma, EUA (San Diego Wave) e Alex Greenwood, ING (Manchester City);

Meio-campistas: Aitana Bonmatí, ESP (Barcelona), DEBINHA, BRA (Kansas City Current), Ingrid Engen, NOR (Barcelona), Lindsey Horan, EUA (Lyon), Alexia Putellas, ESP (Barcelona), Ella Toone, ING (Manchester United) e Keira Walsh, ING (Barcelona);

Atacantes: Athenea del Castillo, ESP (Real Madrid), Barbra Banda, ZAM (Orlando Pride), Linda Caicedo, COL (Real Madrid), Tabitha Chawinga, MAL (Lyon), Lauren James, ING (Chelsea), MARTA, BRA (Orlando Pride), Salma Paralluelo, ESP (Barcelona) e Alessia Russo, ING (Arsenal).

Segundo a Fifpro, sua seleção mundial é a única feita exclusivamente através do voto de atletas de todo o planeta. Mais de 7 mil jogadoras participaram da eleição. O período de performance analisado foi entre 21 de agosto de 2023 e 10 de agosto de 2024, após as Olimpíadas de Paris, com a exigência mínima de 20 partidas disputadas na temporada.

A seleção será montada com separação entre os setores do campo, com uma goleira e as três mais votadas de cada posição. Ou seja: três defensoras, três meio-campistas e três atacantes. A vaga restante ficará com a jogadora de linha com maior número de votos, que não tenha sido contemplada em seu setor. O time ideal será divulgado no dia 9 de dezembro.

Ge

Globoesporte.com

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!