Estudante portador de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), enfrentou os desafios e foi em busca da realização de um sonho. 'Expectativas são as melhores', afirma candidata de 51 anos. Pedro Zuzarte, candidato do Enem 2024
Mateus Santos
Pedro Zuzarte, de 17 anos, se destacou entre os estudantes que fizeram a 2ª prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). O estudante é portador de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), mas enfrentou os desafios e foi em busca da realização de um sonho, que é cursar Design de Animação.
Pedro está prestes a concluir o terceiro ano do ensino médio e agora busca uma vaga na universidade. Ao g1, ele disse que devido ao déficit de atenção acabou esquecendo de beber água e se alimentar durante a prova, o que pode ter atrapalhado o seu desenvolvimento.
"Eu hiperfoquei e esqueci de comer e beber. Dependendo do que você comeu nesse período de tempo, vai estar com muita sede. No meu caso eu estou sentindo dor nos rins", disse o estudante.
Mesmo assim, o estudante disse que está com as expectativas altas para o resultado da prova, afinal se preparou muito. Segundo Pedro, o incentivo dos professores também foi de bastante ajuda.
"Meus professores, eles, em si, estão sempre abertos para a gente pedir perguntas e eu perguntava. Se eu não tinha entendido, eu podia revisar, sempre dar uma conferida no que eu não sabia", ressaltou.
Entre os candidatos da 2ª prova do Enem, o g1 também conversou com Janaina Florentino, de 51 anos. A candidata busca sua terceira graduação. Durante a entrevista, ela não escondeu seu entusiasmo e determinação para passar no Exame.
"Eu vim com todo o gás preparada porque, na verdade, essa prova é uma prova de resistência física por causa do tempo e da extensão da prova, são cerca de 120 questões, né? E minhas expectativas são as melhores, quero passar", afirmou.
LEIA MAIS:
Estudantes participam do 2° dia de Enem 2024 em Rondônia
Morre vigilante baleado nas costas em escola de Porto Velho
Suspeito de matar enfermeiro no Amazonas é preso em Rondônia
Enem 2024 em Rondônia
Mais de 38 mil pessoas foram inscritas no segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (10) em Rondônia. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as provas foram aplicadas em 24 cidades do estado.
Em Rondônia, dos 38.546 inscritos, 29,3% não compareceram no primeiro dia de provas, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Na Região Norte, Rondônia foi o terceiro estado com o maior número de inscritos, somente atrás do Pará e do Amazonas.
Pará - 247.752
Amazonas - 96.787
Rondônia - 38.546
VEJA TAMBÉM:
Alunos de Rondônia na preparação para o Enem 2024