Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Esporte

Duas gerações: Espanha reúne mais velho e o mais novo da final da Euro

.


Jesús Navas, de 38 anos, irá para a quinta final de um torneio com a seleção espanhola. E Lamine Yamal, que faz 17 neste sábado, vive a primeira decisão com a equipe nacional + ?Clique aqui para seguir o novo canal ge Futebol Internacional no WhatsApp

A Espanha pode se gabar de ter um trunfo importante e inédito para a final da Eurocopa 2024, no domingo: o encontro entre a experiência e a juventude em sua melhor forma. De um lado, o jogador que pode ser o mais velho na história a disputar uma final do torneio, Jesús Navas, de 38 anos e 236 dias no dia da decisão. E, do outro, o atleta mais novo a participar de uma decisão, Lamine Yamal, que faz 17 neste sábado.

No ano em que Yamal nascia, em julho de 2007, Jesús Navas já tinha na prateleira os troféus de uma Copa do Rei e duas Ligas Europas, todos com o Sevilla, principal time da carreira e onde irá pendurar as chuteiras por clubes no final do ano.

+ Final da Euro 2024: data, local, horário e estádio

Com brilho do menino Yamal, Espanha bate a França e vai à decisão

Quando o veterano vestiu pela primeira vez a camisa da seleção espanhola, em 2009, Lamine tinha comemorado apenas dois aniversários. A diferença de quase 22 anos entre os dois assusta, mas parece até menor ao comparar com a grandeza do menino que, com tão pouca idade, já coleciona marcas tão importantes, como o de ser goleador mais jovem entre todas as edições da Euro.

Jesús da idade do pai de Lamine, Mounir Nasraoui, de 38 anos. Mas ser o mais velho da seleção e da final não é um problema para ele e nem para os companheiros de equipe. Pelo contrário. O time sabe valorizar a experiência de quem chegou à final em todos os cinco torneios que disputou com a Espanha e conta com ele como um amuleto da sorte.

— Quando cheguei para a concentração, no primeiro dia, meus colegas de time me disseram que chegaríamos à final neste ano porque eu cheguei nas outras quatro. Que é algo muito particular, então aconteceria de novo. Me falaram isso antes do primeiro jogo e aqui estamos — comentou o lateral.

+ O capitão perseguido: bombardeado por críticas, Morata busca redenção

Jesús Navas, o primeiro da esquerda na fila de baixo, com a equipe campeã da Copa do Mundo de 2010

Christof Koepsel/Getty Images

Na equipe atual que disputa a Eurocopa, só Navas pode dizer que participou da grande conquista da Espanha no século XXI. Ele é o único jogador remanescente do elenco que conquistou a Copa do Mundo de 2010 e do grupo galático que defendeu a camisa espanhola de 2008 a 2012.

Confira as finais de Jesús Navas pela Espanha:

Campeão da Copa do Mundo FIFA: 2010

Campeão da Eurocopa: 2012

Vice-campeão Copa das Confederações: 2013

Campeão da Liga das Nações: 2023

Navas disputa bola com Neymar, na final da Copa das Confederações de 2013, no Maracanã. Vitória brasileira, por 3 a 0

Laurence Griffiths / Getty Images

+ Conheça as origens de Lamine Yamal

Enquanto o jovem Lamine é titular absoluto da posição, Navas varia entre o banco e os 11 titulares. Ele substituiu o suspenso Carvajal na semifinal. A experiência faz com que ele não possa render dentro de campo com a mesma frequência que tinha antes. Na Euro, o ídolo do Sevilla foi titular em dois jogos e entrou como reserva em outro. Os limites físicos, por exemplo, são um dos empecilhos.

— Eu jogo com dores no quadril há muitos anos. Há momentos que são mais difíceis. No intervalo do jogo contra a França, senti muita dor, mas queria continuar jogando e ajudando o time, então consegui aguentar mais um tempo. O que nos faz alcançar coisas importantes é o sacrifício de todo mundo — disse Navas, sobre a semifinal.

O contraste vai além da seleção. Yamal tem apenas uma temporada pelo time que defende, o Barcelona. Mas já é uma das maiores promessas do clube catalão. Inclusive, sendo o protagonista de negociações bilionárias, como a proposta do Paris Saint-Germain pela joia da Espanha.

Do outro lado da balança, Navas teve tempo suficiente para se consagrar como um dos grandes jogadores da história de um time. Depois de 15 anos com a camisa do Sevilha, Jesús assinou um contrato vitalício com o time e seguirá trabalhando no futebol pelo Sevilla, mesmo de fora dos gramados.

+ Jesús Navas assina contrato vitalício para continuar no Sevilla

Espanha tem o jogador mais velho e o mais jovem da história na final da Euro

Reprodução / Uefa

No domingo, Jesús caminha para mais uma decisão e tem a chance de fechar com chave de ouro os 12 anos defendendo a camisa da Espanha. O lateral, que acumula 56 partidas e cinco gols pela seleção no currículo, já anunciou que o duelo contra a Inglaterra será a última partida pela equipe.

— Estes são meus últimos momentos e disfruto eles ao máximo com minha família e com meus filhos. É um orgulho estar aqui e que eles possam disfrutar de mim ainda na seleção. Espero que eu possa dar a eles alegrias — completou Jesús Navas.

A grande final ocorrerá às 16h, no estádio Olímpico de Berlim, na Alemanha. TV Globo, Sportv e Premiere transmitem. Você pode acessar/assistir no ge.globo e no globoplay.

Ge

Globoesporte.com

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!