Atacante húngaro, que precisou passar pelo hospital por causa de choque grave durante jogo contra Escócia, volta ao país natal e está fora do restante da Eurocopa Varga leva a pior no choque com o goleiro Gunn e é levado de maca pela equipe médica da Hungria
O atacante Barnabás Varga recebeu alta do hospital e voltou para a Hungria nesta quarta. O jogador de 29 anos passara por cirurgia no rosto dois dias atrás, em Stuttgart, na Alemanha. Ele protagonizou uma cena forte na vitória de sua seleção contra a Escócia, na Eurocopa: ao se chocar com o goleiro Gunn, caiu desacordado em campo e foi levado direto para o hospital.
+ ?Clique aqui para seguir o novo canal ge Futebol Internacional no WhatsApp
Barnabás Varga, da Hungria, após cirurgia no rosto que o tirou da Eurocopa
Divulgação / Ferencváros
O Ferencváros, clube do jogador, divulgou uma foto de Varga de volta à Hungria, com curativos debaixo do olho direito. A Federação Húngara de Futebol confirmou que ele continuará a recuperação no país. Em comunicado na segunda, a entidade informou que o atacante foi operado "com sucesso" por especialistas em lesões faciais.
+ Veja a tabela da Euro 2024
Escócia 0 x 1 Hungria | Melhores momentos | 3ª rodada | UEFA Euro 2024
Meia do Liverpool e capitão da Hungria, Dominik Szoboszlai criticou a demora no atendimento ao colega de seleção. Varga foi retirado de campo apenas sete minutos após o choque com o goleiro escocês. Szoboszlai ajudou a carregar a maca, para que o companheiro saísse logo do gramado e pudesse receber atenção especial dos médicos.
"Não entendo este tipo de protocolo, por que a equipe médica não se apressa neste momento?", disse o meia do Liverpool.
– Essa questão permanece para todos, então espero que todos possam economizar alguns segundos e salvar uma vida. Espero que nunca mais tenhamos que passar por isso... algo precisa ser feito – disse o meia, que chegou a se emocionar na entrevista coletiva.
Varga, da Hungria, cai desacordado após choque de cabeça em jogo com a Escócia
Ronald Wittek/EFE
A Uefa respondeu às críticas do capitão húngaro e garantiu que o atendimento a Varga foi dentro do protocolo estipulado.
– A coordenação entre todo o pessoal médico no local foi profissional e tudo foi feito de acordo com os procedimentos médicos aplicáveis. Não houve demora no tratamento e assistência ao jogador – garantiu a entidade.
Varga sofreu o choque aos 23 minutos do segundo tempo contra a Escócia. A Hungria marcou no minuto final da partida e venceu por 1 a 0. Com três pontos no Grupo A, a equipe húngara espera o fim da fase de grupos para saber se terá uma das quatro vagas dos melhores terceiros colocados.
Szoboszlai ajuda a carregar maca e corre para retirar Varga de campo: capitão da Hungria reclamou de demora no atendimento ao companheiro
Sebastian Frej/MB Media/Getty Images