Camisa 10 do Tricolor revê clube no qual mais jogou (391 jogos) e conquistou títulos (oito): "Construí uma história muito linda e tenho um carinho enorme" A partida entre Flamengo e Bahia, nesta quinta-feira, reserva um reencontro de muitas histórias e títulos para Everton Ribeiro. Multicampeão pelo clube carioca, o camisa 10 do Tricolor revê o seu ex-time no Maracanã, em partida da décima rodada do Campeonato Brasileiro. E o clima do confronto é o mesmo desde os tempos de Fla, já que mexe com as primeiras colocações da competição.
Siga o ge Bahia nos Canais do WhatsApp
Segue o Baba projeta jogo do Bahia contra o Flamengo
"Clube onde passei quase sete anos, construí uma história muito linda e tenho um carinho enorme e sempre vou levar comigo", disse Everton Ribeiro.
O Flamengo é o segundo colocado na tabela de classificação do Brasileirão com os mesmos 18 pontos do Bahia, em terceiro, mas que leva a pior no saldo de gols. Vencer nesta quinta-feira pode significar a liderança para um dos times, que estão atrás do Botafogo por apenas um ponto.
O clube carioca é o time que Everton Ribeiro mais jogou na carreira, com 391 partidas disputadas ao longo de sete temporadas. Também é o que o meia mais levantou taças, já que oito dos seus 20 títulos foram pelo Rubro-Negro.
Títulos de Everton Ribeiro no Flamengo:
Libertadores (2019 e 2022);
Supercopa do Brasil (2020);
Recopa Sul-Americana (2020);
Copa do Brasil (2022);
Campeonato Carioca (2019, 2020 e 2021).
Everton Ribeiro posa com as taças que conquistou
Paula Reis / CRF
Há pouco mais de cinco meses no Bahia, Everton Ribeiro manteve o status de protagonista que tinha nos tempos de Flamengo. No Tricolor, ele é o líder em assistências na temporada, ao lado de Cauly, com seis em 26 jogos. O camisa 10 também tem quatro gols marcados.
No Brasileirão, ele lidera esta estatística ao lado do próprio Cauly e do atacante Pedro, do Fla, com três passes para gols, o último no empate com o Criciúma, na rodada passada [assista aos gols no vídeo abaixo].
Criciúma 2 x 2 Bahia | Gols | 9ª rodada | Brasileirão 2024
Carinho desde a chegada
Everton Ribeiro comemora gol pelo Bahia
Jhony Pinho/AGIF
Desde o início, a chegada de Everton Ribeiro ao Bahia animou os torcedores tricolores, que fizeram festa em seu desembarque em Salvador. O meia chegou com moral também dentro do time, já que ganhou a camisa 10, que foi de Biel em 2023, e assumiu a braçadeira de capitão, que por muitos anos foi sua no Flamengo.
Confira como Éverton Ribeiro foi recebido pela torcida do Bahia
No Bahia, Everton Ribeiro também reencontrou um velho conhecido dos tempos de Flamengo, o técnico Rogério Ceni, que deu ao camisa 10 o protagonismo esperado, ao lado de Cauly, no meio-campo tricolor. Logo na sua estreia, Everton correspondeu com um belo cartão de visitas e anotou o seu primeiro gol pelo novo clube, em jogo pelo Campeonato Baiano. Desde então, é titular absoluto da equipe.
O meia já anotou gol em clássico, mas também amargou frustrações em Salvador, como a perda do título do Campeonato Baiano para o Vitória e a eliminação nas semifinais da Copa do Nordeste, nas primeiras chances de títulos com o novo time em 2024.
Mas a grande fase do Bahia com o bom início do Campeonato Brasileiro não deu tempo para lamentação e encheu o torcedor tricolor de empolgação. O Esquadrão já igualou o número de pontos em todo primeiro turno de 2023 e faz o seu melhor início nos pontos corridos.
Segue o Baba projeta jogo do Bahia contra o Flamengo
Nos dois últimos jogos do Bahia, na vitória em casa sobre o Fortaleza e empate fora com o Criciúma, Everton Ribeiro contribuiu com assistências fundamentais para os gols de Jean Lucas e Everaldo, respectivamente.
Agora, o torcedor tricolor espera mais uma noite de brilho de Everton Ribeiro, desta vez contra o seu ex-time, enquanto os rubro-negros querem que o meia esteja longe de repetir o nível de atuação que estão acostumados.
Espero que seja um grande jogo, que eu possa fazer o meu melhor e ajudar a minha equipe a conquistar o triunfo que vai nos ajudar a conseguir nossos objetivos no Brasileiro".
Expectativa não falta para um novo capítulo desta história, que tem reencontro marcado para as 20h (horário de Brasília) desta quinta-feira, no Maracanã.