Técnico Spalletti e goleiro Donnarumma mostram preocupação com o jogo de estreia na Euro; receio é de perder pontos e depois estar em situação mais difícil contra Espanha e Croácia Casca de banana. Foi assim que o técnico Luciano Spalletti e o goleiro Donnarumma classificaram o jogo deste sábado contra a Albânia, no Estádio do Dortmund — estreia na Eurocopa 2024. Atual campeã da Euro, a Itália está no Grupo B, junto com a Espanha e a Croácia. Só duas seleções avançam às oitavas de final.
+ Confira a tabela da Eurocopa de 2024
Acompanhe Itália x Albânia às 16h (de Brasília) deste sábado, em Tempo Real no ge. O sportv transmite a partida.
— Com certeza é uma casca de banana. Caímos num grupo bem difícil. Há várias cascas de banana no jogo de amanhã. Eles são um bom time, atacam bem pelas pontas. Com certeza não podemos jogar 70% ou 80% amanhã, temos que ser 100%. O jogo de amanhã será extremamente importante para pontuarmos na fase de grupos — disse Donnarumma.
— É um jogo perigoso, concordo que é uma casca de banana. Sylvinho fez um ótimo trabalho para montar esse time, com um estilo de jogo muito equilibrado. Estamos enfrentando jogadores acostumados a Serie A, que conhecem o nosso futebol — comentou Spalletti.
Da lista de 26 jogadores convocados pela Albânia para a Euro-2024, 10 atuam em clubes da Itália.
Luciano Spalletti, técnico da seleção da Itália, antes do jogo contra a Albânia
Rodrigo Lois
+ ?Clique aqui para seguir o novo canal ge Futebol Internacional no WhatsApp
A seleção da Itália brilhou na última Eurocopa e conquistou o título de forma invicta. Porém, antes e depois disso, fracassou nas mais recentes eliminatórias para a Copa do Mundo (2018 e 2022). Essas campanhas ruins provocaram fortes mudanças no grupo.
Ciente disso, O técnico Luciano Spalletti pediu apoio para os quase "60 milhões" de torcedores da seleção. Já Donnarumma contou sobre o papel que ele e os outros sete remanescentes da campanha campeão em 2021 procuram exercer.
— Eu realmente acredito que nossa seleção vai ter sucesso em mostrar o que quer, em termos de estilo de jogo que queremos produzir. Isso não é garantir de resultados, de vitórias. O que faz é te dar a sensação de um grupo, de fazer parte de algo maior, não só os 11 titulares, mas os 60 milhões de italianos que estarão conosco. Não estamos pedindo para os torcedores estarem nos apoiando, estamos pedindo para estarem ao nosso lado, dentro de campo — disse Spalletti.
— Nosso espírito será o mesmo de três anos atrás. O time está pronto e vamos tentar dar 100%. Tento dar conselhos aos meus colegas, sobre como foi há três anos. Mas o time já está pronto, não necessariamente vai precisar dos meus conselhos. Eu, Jorginho, Barella, os sobreviventes de 2021, vamos dar algumas dicas para podermos ir longe na Eurocopa — afirmou Donnarumma.
+ Gigante em reconstrução: como a Itália se renova
Donnarumma, durante entrevista coletiva da Itália na véspera da estreia na Eurocopa
Rodrigo Lois
+ Grupo da morte? Sylvinho prepara a Albânia para surpreender
Luciano Spalletti assumiu a seleção da Itália em agosto do ano passado, credenciado pelo título do Napoli na Serie A. Desde então foram 10 jogos, com seis vitórias, três empates e uma derrota. A seleção perdeu para a Inglaterra por 3 a 1, nas eliminatórias da Euro-2024.
O segundo jogo da seleção italiana será na quinta-feira da semana que vem, em Gelsenkirchen, contra a Espanha. A terceira partida pela fase de grupos será no dia 24 de junho, contra a Croácia, em Leipzig.
A Itália é a terceira maior vencedora da Eurocopa, com dois títulos (1968 e 2020). Além disso, foi vice-campeã em 2000 e 2012. Espanha e Alemanha conquistaram a taça três vezes na história.
Relembre alguns gols da Itália desde a última Eurocopa