Ge
Inquérito analisa há três anos a tragédia de 2016, na Colômbia, onde 71 pessoas morreram Mais um capítulo da CPI da Chapecoense acontecerá na próxima quarta-feira. As seguradoras Tokio Marine Klin e AON da Inglaterra prestarão depoimento ao Senado. Este deve ser o último processo para concluir o relatório final, que cobra respostas sobre a tragédia aérea de 2016. A Comissão Parlamentar de Inquérito analisa desde 2019, as causas do acidente que matou 71 pessoas.CPI da Chapecoense: representantes de asseguradoras darão depoimento ao Senado na quarta.Adriano Vizone/folhapressA AON será representada pela primeira vez na Comissão. O corretor Simon Kaye foi convocado em requerimento pelos senadores Jorge Kajuru, Esperidião Amim e Leila Barros. No documento, os parlamentares apontam os e-mails trocados entre o corretor e Loredana Albacete, proprietária da LaMia.Leia mais notícias + Chape entra em acordo com Alan Ruschel e vai pagar R$ 2,3 mi+ CPI da Chape aponta cinco empresas responsáveis por indenização às famílias das vítimasA extinta companhia aérea da Bolívia teve sua autorização de operação suspensa e o certificado de explorador de serviços aéreos cassado, em decorrência desse acidente. O conteúdo das mensagens, às quais a CPI teve acesso, tratava sobre a redução de 300 milhões de dólares para 25 milhões de dólares das apólices pagas em caso de acidentes aéreos.A Tokio Marine já foi ouvida outras vezes pela comissão, como em fevereiro deste ano, quando o presidente da seguradora no Brasil, José Adalberto Ferrara, depôs defendendo que a representante brasileira não teve ligação com o contrato assinado entre a LaMia e a Tokio Marine Britânica.CPI da ChapecoenseA previsão inicial de término da CPI era em maio, mas para ouvir as seguradoras, o processo foi adiado para 11 de julho. No final do mês passado, o Senado divulgou o relatório final e concluiu que cinco empresas são responsáveis pela indenização às famílias das vítimas da tragédia aérea: LaMia Corporation, sediada na Bolívia;Bisa Seguros, também boliviana, com quem a LaMia contratou seguro;Tokio Marine Kiln Limited, sediada no Reino Unido, com quem a Bisa contratou resseguro;Aon UK e Grupo Estratégica (antiga Aon Bolívia), que funcionaram como representantes da seguradora e da resseguradora e orientadores da LaMia.A Comissão Parlamentar de Inquérito foi aberta em 2019, e analisa as causas do acidente aéreo que matou 71 pessoas em novembro 2016. Um dos principais temas é o atraso no pagamento da indenização às famílias das vítimas. Em 2020 o processo foi interrompido durante a pandemia de Covid-19 e retornou no ano passado. O acidenteEm 29 de novembro de 2016, o avião que levava a delegação Chapecoense para a partida de ida da final da Copa Sul-Americana, na Colômbia, caiu nas proximidades de Medellín. A aeronave transportava jogadores, comissão técnica, dirigentes e jornalistas.Além de representantes das vítimas, da Chapecoense, da seguradora, da empresa aérea LaMia e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a CPI ouviu também o executivo de finanças da Petrobras, Ricardo Rodriguez Besada Filho, e autoridades da Caixa Econômica Federal.FAÇA PARTE DA FAMÍLIA