Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Esporte

Champions: maior palco de finais, Wembley terá estreia do Real Madrid e nova chance do Borussia

.


Estádio em Londres, recordista de decisões, nunca recebeu o maior campeão do torneio em uma final. E foi palco do vice-campeonato dos alemães há 11 anos Considerado um dos mais lendários estádios do futebol mundial e visto como o palco mais importante do esporte na Europa, Wembley está pronto para abrigar mais uma final de Champions League. O duelo do próximo sábado, entre Real Madrid e Borussia Dortmund, será a oitava decisão do torneio no estádio - um recorde absoluto, que contribuiu para a fama do local.

Tudo da final:

+ O raio-x de Dortmund x Real Madrid

+ A vez de Vini? Por que o brasileiro é candidato à Bola de Ouro

+ Chuta aí: acerte os brasileiros campeões da Champions

Das 68 finais já realizadas na história da Liga dos Campeões, sete foram no gigante da capital inglesa - outros estádios receberam no máximo quatro decisões até hoje. A primeira delas foi em 1963, e a última, há 11 anos, em 2013, em confrontos espalhados por quatro décadas diferentes (veja o histórico de finais abaixo).

Lista dos estádios que já receberam finais de Champions:

Wembley (Londres, Inglaterra) - 7 finais

Heysel (Bruxelas, Bélgica) - 4

Olímpico de Roma (Roma, Itália) - 4

San Siro (Milão, Itália) - 4

Santiago Bernabéu (Madri, Espanha) - 4

Ernst-Happel (Viena, Áustria) - 4

Hampden Park (Glasgow, Escócia) - 3

Olímpico de Atenas (Atenas, Grécia) - 3

Olímpico de Munique (Munique, Alemanha) - 3

Parque dos Príncipes (Paris, França) - 3

Stade de France (Saint-Dennis/Paris, França)- 3

Arena de Stuttgart (Stuttgart, Alemanha) - 2

Ataturk (Istambul, Turquia) - 2

Camp Nou (Barcelona, Espanha) - 2

De Kuip (Roterdã, Holanda) - 2

Estádio da Luz (Lisboa, Portugal) - 2

Arena de Munique (Munique, Alemanha) - 1

Arena do Schalke (Gelsenkirchen, Alemanha) - 1

Estádio do Dragão (Porto, Portugal) - 1

Johan Cruijff Arena (Amsterdã, Holanda) - 1

Luzhniki (Moscou, Rússia) - 1

Metropolitano (Madri, Espanha) - 1

Nacional de Lisboa (Lisboa, Portugal) - 1

Nacional do País de Gales (Cardiff, País de Gales) - 1

Old Trafford (Manchester, Inglaterra) - 1

Olímpico de Amsterdã (Amsterdã, Holanda) - 1

Olímpico de Berlim (Berlim, Alemanha) - 1

Olímpico de Kiev (Kiev, Ucrânia) - 1

Rajko Mitic (Belgrado, Sérvia) - 1

Ramon Sanchez Pizjuán (Sevilha, Espanha) - 1

San Nicola (Bari, Itália) - 1

Wankdorf (Berna, Suíça) - 1

Última final de Champions em Wembley ocorreu há 11 anos

Getty Images

Tantas decisões no estádio, inaugurado em 1923 e depois reconstruído em 2007, fazem de Londres a cidade que mais recebeu finais de Champions até agora, caminhando para a oitava decisão. Atrás da capital inglesa está Paris, na França, com seis jogos decisivos - somando com aqueles no Stade de France, em Saint-Dennis, ao lado da capital francesa. Madri, na Espanha, vem em terceiro no ranking, à frente de Bruxelas (Bélgica), Milão (Itália), Munique (Alemanha) e Roma (Itália), com quatro.

Das sete finais disputadas em Londres, cinco ocorreram no "Velho Wembley", como os ingleses chamam o estádio original, que foi fechado em 2000. Poucos anos depois, o palco histórico foi totalmente demolido para a construção de uma nova arena. As obras duraram entre 2003 e 2007, com a construção de um estádio que manteve o nome antigo. O "Novo Wembley" passou a ter um enorme arco, que passou a ser sua marca - e recebeu duas finais de Champions, prestes a abrigar a terceira.

Novidade para uns, trauma para outros

Nesses tantos encontros, curiosamente, o maior vencedor da história da Champions nunca esteve presente: o Real Madrid jamais decidiu o torneio em Wembley. O time espanhol, sendo assim, é o único da galeria dos maiores campeões que não conseguiu levantar a taça europeia na capital londrina.

Assim já fizeram Milan (7 títulos), Bayern de Munique (6), Liverpool (6), Barcelona (5) e Ajax (4), além do Manchester United (3). A história mostra que, para faturar uma Champions em Wembley, é preciso ser um peso-pesado.

É na contramão das estatísticas que o Borussia Dortmund pega de novo a estrada rumo a Londres. O clube alemão foi justamente o último vice-campeão do torneio em Wembley, perdendo a final de 2012/13 para o rival Bayern de Munique. Agora com o rótulo de azarão, a equipe aurinegra quer aproveitar a segunda chance de brilhar no palco lendário.

Borussia Dortmund já foi vice-campeão europeu em Wembley, em 2012

Getty Images

O clube será o quarto a jogar duas finais de Champions no estádio londrino, se juntando a Barcelona, Benfica e Manchester United. Os catalães levaram a melhor nas duas finais que disputaram no Wembley, batendo a Sampdoria, em 1992, antes da reforma, e o Manchester United, em 2011, no palco já renovado. O time de Manchester venceu em 1968, goleando o Benfica, que foi vice-campeão duas vezes em Londres - também perdeu para o Milan, em 1963.

As finais em Wembley:

22/05/1963 - Milan 2 x 1 Benfica

29/05/1968 - Manchester United 4 x 1 Benfica

02/06/1971 - Ajax 2 x 0 Panathinaikos

10/05/1978 - Liverpool 1 x 0 Brugge

20/05/1992 - Sampdoria 0 x 1 Barcelona

28/05/2011 - Barcelona 3 x 1 Manchester United

25/05/2013 - Borussia Dortmund 1 x 2 Bayern de Munique

Outros jogos lendários em Wembley:

Além das decisões de Champions, Wembley já foi palco de outros jogos históricos para o futebol mundial. O estádio se tornou um local para partidas pontuais, que recebeu duelos especiais, como, por exemplo, a final da Copa da Inglaterra (FA Cup), o torneio entre clubes mais antigos do mundo. Todo ano a competição é decidida lá. Foi com a decisão de 1923 que o estádio foi inaugurado, com vitória do Bolton sobre o West Ham.

Wembley também foi palco das Olimpíadas de 1948, com quatro jogos disputados: as duas semifinais, a disputa pela medalha de bronze e a grande decisão. Em 1966, foi o principal palco da única Copa do Mundo disputada no país onde surgiu o futebol. Na ocasião, foram cinco jogos da fase de grupos, um das quartas de final, um da semifinal, a disputa pelo terceiro lugar e a decisão. Ali, a Inglaterra conquistou seu único título mundial até hoje, diante da Alemanha Ocidental.

Inglaterra foi campeã mundial em Wembley, em 1996

Getty Images

Trinta anos depois, outra grande competição foi disputada no estádio: a Eurocopa. Em 1996, Wembley recebeu três jogos da fase de grupos, um das quartas de final, um das semifinais e a final, vencida pela Alemanha.

Em 2012, foi palco de mais uma Olimpíada, com jogos dos torneios de futebol masculino e feminino. Nos Jogos, recebeu um total de oito partidas, incluindo as duas finais: no feminino, o Japão venceu a França; e no masculino, o Brasil foi derrotado pelo México, ficando com a medalha de prata.

Em 2012, seleção olímpica, com Neymar, ficou com a prata em Wembley

Getty Images

O último grande torneio que teve lugar no estádio foi a Euro 2020, disputada em 2021 por conta da pandemia da Covid-19. A competição teve diversas sedes espalhadas pela Europa, mas teve Wembley como principal palco: o estádio recebeu a final e uma das semifinais, além de três jogos da fase de grupos e dois das oitavas. Daquela vez, viu a Inglaterra perder a chance de ser campeã europeia, perdendo a decisão para a Itália, nos pênaltis.

Inglaterra foi vice-campeão da Euro 2020, perdendo para a Itália nos pênaltis

Getty Images

Ge

Globoesporte.com

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!