Complexo voltará a funcionar de forma parcial, com acesso somente às praças e ao museu. Data de reabertura foi mudada por pedido do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves. Museu do Complexo da Estrada de Ferro será reaberto depois de 5 anos
A reabertura da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM), que estava prevista para acontecer dia 30 de abril, foi adiada para o dia 4 de maio, informou a administração municipal durante coletiva de imprensa na manhã de quinta-feira (25). O local está fechado desde 2019.
Segundo a Secretaria da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), o adiamento aconteceu por pedido do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, que por conta de sua agenda, não estará presente no dia 30 de abril.
Locomotiva sendo lavada para ser pintada por artista local
g1/ Mateus Santos
A reabertura não inclui todos os espaços do complexo. Segundo a prefeitura, a população terá acesso somente às praças e ao museu, que ficará aberto de quarta-feira a sábado, das 10h às 18h e no domingo, das 10 às 16h.
De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), durante os próximos três meses, a prefeitura de Porto Velho será responsável pela gestão do museu, organização de visitas públicas, vigilância e fornecimento de energia elétrica para todo o complexo.
De acordo com a Semdestur, o passeio no complexo é gratuito, mas o agendamento deve ser feito pela internet. Segundo a secretária Gleyce Bezerra, a retirada do ingresso é essencial para que seja feito um balanço de quantos visitantes o complexo receberá.
A visita ao museu será guiada por um profissional da prefeitura e por estudantes voluntários de história. O museu conta com um acervo de peças antigas, experiências auditivas, além de contar com artefatos que fizeram parte da história de Porto Velho (veja o vídeo acima).
Já a limpeza e manutenção de toda a área, incluindo o museu, será de responsabilidade da empresa AmazonFort, que também irá assumir a gestão total do local após o período de três meses sob a administração municipal.
Reabertura da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é adiada para o dia 04 de maio
g1 Rondônia/ Mateus Santos