Chegando em sua 69ª edição nesta temporada e somando mais de 47 mil gols anotados, o Brasileirão foi casa de grandes artilheiros da história do futebol brasileiro "Não existe gol feio, feio é não fazer gol". A folclórica frase de Dadá Maravilha, ídolo do Atlético-MG, se tornou lenda no Brasil. Mas convenhamos que uma lista com nomes como Roberto Dinamite, Romário e Zico pode fugir à regra. Até o próprio Dadá, presente entre os dez maiores artilheiros do Brasileirão, concordaria; conheça a lista.
Maiores artilheiros da história do Campeonato Brasileiro
Os maiores artilheiros da história do Brasileirão
Roberto Dinamite: 190 gols
Fred: 158 gols
Romário: 154 gols
Edmundo: 153 gols
Zico: 135 gols
Diego Souza: 130 gols
Túlio Maravilha: 129 gols
Serginho Chulapa: 127 gols
Dadá Maravilha: 127 gols
Washington: 126 gols
1. Roberto Dinamite (Vasco e Portuguesa): 190 gols
Considerado o maior ídolo da história do Vasco, Roberto Dinamite foi o grande nome na primeira conquista nacional do clube carioca em 1974. Com 16 gols anotados, ele alcançou a artilharia da competição. Fato que voltaria a repetir mais uma vez dez anos depois. Dono de 190 gols no Brasileirão, ele somou 328 partidas por Vasco e Portuguesa.
Roberto Dinamite, ídolo do Vasco, em São Januário
Daniel Ramalho / CRVG
2. Fred (Cruzeiro, Fluminense e Atlético-MG): 158 gols
Cria do América-MG, Fred estreou no Brasileirão com a camisa do Cruzeiro em 2004. Negociado com o francês Lyon, retornaria ao Brasil para defender o Fluminense já em 2009. No Rio, se tornaria ídolo com dois títulos do torneio, em 2010 e 2012, e duas artilharias, em 2012 e 2014. Também foi o artilheiro em 2016 defendendo o Atlético-MG.
Despedida de Fred no Fluminense
André Durão
3. Romário (Vasco, Flamengo e Fluminense): 154 gols
Artilheiro de três edições do Campeonato Brasileiro, Romário iniciou sua vitoriosa carreira no Vasco e ainda contou com passagens por Flamengo e Fluminense. Campeão da Copa João Havelange de 2000, o Baixinho acumulou 251 jogos pelos três gigantes cariocas. Foi no Brasileirão onde ele anotou o aguardado milésimo gol com 41 anos de idade.
Romário celebra o milésimo gol na carreira profissional, marcado com a camisa do Vasco
Lancepress!
4. Edmundo (Vasco, Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro e Fluminense): 153 gols
Mais um atacante formado pelo Vasco a constar no topo do ranking, Edmundo deteve o recorde de maior artilheiro de uma edição do Brasileirão por sete anos. Autor de incríveis 29 gols na vitoriosa campanha do cruz-maltino em 1997, ele só seria superado por Washington em 2004. O Animal ainda foi bicampeão nacional com o Palmeiras.
Vasco lançará a camisa que Edmundo usou no título brasileiro de 1997
Arquivo / Vasco
5. Zico (Flamengo): 135 gols
Chamado de "Rei" pelos rubro-negros, Arthur Antunes Coimbra, o Zico, conquistou quatro edições do Campeonato Brasileiro: 1980, 1982, 1983 e 1987. Nas duas primeiras chegou a ser o grande artilheiro da competição com 21 gols marcados em cada edição. Ao todo, o ídolo máximo do Flamengo somou 249 partidas no torneio.
Zico comemora vitória do Flamengo
Divulgação / Flamengo
6. Diego Souza (Fluminense, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Atlético-MG, Vasco, Cruzeiro, Sport, São Paulo e Botafogo): 130 gols
Revelado pelo Fluminense, Diego Souza se tornou um verdadeiro peregrino dentro do futebol brasileiro nos anos seguintes, acumulando passagens de destaque por Palmeiras, Vasco e Grêmio. Campeão nacional pelo Cruzeiro em 2013, ele alcançaria a artilharia da competição três anos ao anotar 14 gols com a camisa do Sport.
Diego Souza jogador do Sport durante partida contra o CRB no estádio Ilha do Retiro pelo campeonato Brasileiro B 2023
Rafael Vieira/AGIF
7. Túlio Maravilha (Goiás, Botafogo, Corinthians, Vitória, São Caetano e Juventude): 129 gols
Artilheiro do Brasileirão de 1989 com o Goiás, Túlio atingiria o auge de sua carreira seis anos depois, sendo o grande nome do bicampeonato nacional do Botafogo. Com 23 gols anotados em 25 jogos, o atacante atingiu uma incrível média de 0.92 gols por partida. O destaque, é claro, fica para os dois sobre o Santos na decisão.
Estátua Túlio Maravilha Botafogo
Vitor Silva/Botafogo
8. Serginho Chulapa (São Paulo, Santos e Corinthians): 127 gols
Maior artilheiro da história do São Paulo, com 242 gols marcados, Serginho Chulapa também fez história dentro do Brasileirão. Campeão pelo tricolor paulista em 1977, o atacante foi o grande artilheiro da edição de 1983, esta já vestindo a camisa do Santos. Ao todo, foram 184 partidas disputadas na competição.
Serginho Chulapa recebe placa em homenagem ao título paulista de 1984
Marcos Ribolli
9. Dadá Maravilha (Atlético Mineiro, Flamengo, Sport, Internacional, Paysandu, Náutico, Santa Cruz, Bahia, Goiás e Coritiba): 127 gols
Três vezes artilheiro do Campeonato Brasileiro, recorde dividido com Fred, Romário e Túlio, Dadá Maravilha foi o grande protagonista do título do Atlético-MG em 1971 com 15 gols anotados e a artilharia do torneio. Outro andarilho da bola, o histórico atacante somou 240 jogos dentro do Brasileirão em 20 edições disputadas.
Dadá Maravilha com a taça de campeão do Brasileiro
Globo
10. Washington (Paraná, Ponte Preta, Athletico-PR, Fluminense e São Paulo): 126 gols
Detentor do recorde de mais gols anotados em uma única edição do Brasileirão, com incríveis 34 gols marcados pelo Athletico-PR em 2004, Washington fecha a lista dos dez maiores artilheiros da competição. Campeão nacional com o Fluminense em 2010, o Coração Valente ainda somou mais uma artilharia em 2008.
Washington durante passagem pelo São Paulo
Nelson Coelho