Ajax suspende CEO por suspeita de comprar ações do clube com informações privilegiadas
.
Dirigente teria adquirido mais de 17.000 ações do gigante holandês uma semana antes de ocupar o cargo O Ajax suspendeu o novo CEO Alex Kroes por suspeita de envolvimento em negociações com informações privilegiadas sobre as ações do clube. A decisão foi comunicada através de uma nota oficial publicada na manhã desta terça-feira. De acordo com conselho, o dirigente comprou mais de 17.000 ações da equipe uma semana antes de ocupar o cargo, em agosto de 2023.
- Estamos profundamente consternados que isto tenha ocorrido no Ajax, pois é altamente prejudicial para o clube e para todos os que o consideram querido. As ações de Alex Kroes não estão em linha com a posição do Ajax. O momento da compra de suas ações indica abuso de informação privilegiada. Tal violação da lei não pode ser tolerada por uma empresa listada em bolsa, especialmente quando envolve o CEO. Após consideração cuidadosa, o Conselho de Supervisão concluiu que a posição de Alex como diretor do Ajax é insustentável - disse Michael van Praag, presidente do Conselho de Supervisão do clube.
Alex Kroes, agora ex-CEO do Ajax
Getty Images
O dirigente, por sua vez, disse à agência de notícias holandesa que vai recorrer das acusações ao órgão de fiscalização financeira do país, que supervisiona a negociação de ações.
Crise interna
A suspensão de Kroes é mais uma turbulência na temporada do atual campeão holandês, que não vive bom momento dentro e fora de campo. Anteriormente, o clube demitiu o seu diretor técnico e o treinador Maurice Steijne.
Na atual temporada, o Ajax investiu mais de 100 milhões de euros (cerca de R$ 543 milhões) na montagem do seu elenco. No entanto, a equipe ocupa apenas a quinta posição da Liga Holandesa, com 44 pontos, oito pontos atrás do AZ (52), time que abre a zona de classificação para as competições europeias 2024/25.
Fonte: Ge