Trio de 18 anos chegou a ser preso por cantar sobre o desastre de Hillsborough O Arsenal puniu três torcedores com três anos de banimento do Emirates Stadium por usar uma tragédia para provocar o Liverpool. O trio de 18 anos chegou a ser preso durante o confronto em 7 de janeiro deste ano pela FA Cup por cantar em tom provocativo sobre o desastre de Hillsborough.
Arsenal 0 x 2 Liverpool | Melhores momentos | Copa da Inglaterra
Durante a vitória do Liverpool fora de casa por 2 a 0 contra o Arsenal (assista aos melhores momentos acima), que eliminou os Gunners da Copa da Inglaterra, três torcedores foram detidos pela polícia de Londres por cânticos provocativos usando uma das maiores tragédias da história do rival.
Ellis Chandler, George Oxley e Joshua Ricca, todos de 18 anos de idade, fazem parte da torcida organizada do Arsenal chamada de Ashburton Army. Inspirado nos ultras franceses, o grupo usa roupas pretas e tenta tomar as rédeas dos cânticos de incentivo aos Gunners no Emirates Stadium.
Ashburton Army, torcida organizada no estilo "ultras" do Arsenal
David Price/Arsenal FC via Getty Images
O que foi a tragédia de Hillsborough?
Maior desastre do futebol inglês, a tragédia de Hillsborough aconteceu em 15 de abril de 1989 no Estádio Hillsborough, em Sheffield na Inglaterra, durante o jogo entre Liverpool e Nottingham Forest, pelas semifinais da FA Cup.
Por problemas na catraca, não houve o controle devido, e a arquibancada ficou superlotada. A polícia demorou a entender que quem tentava saltar a grade buscava se salvar e conteve num primeiro momento o que pensou ser invasão de campo. Quem não conseguiu pular e estava junto à grade foi pressionado, esmagado, asfixiado.
Noventa e seis torcedores do Liverpool morreram e mais de 700 ficaram feridos - para fins judiciais, apenas 95 mortes são contabilizadas, pois um dos torcedores morreu quase um ano após a tragédia.
Imagem da tragédia de Hillsborough em 1989
Getty Images