Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Esporte

Calejado após cobranças, Andreas celebra volta à Seleção seis anos depois: "Mentalmente mais forte"

.


Meia do Fulham comemora convocação após altos e baixos pelo Flamengo e grave lesão no tornozelo na temporada passada: "Ter responsabilidade foi uma coisa que aprendi muito no Brasil" A relação com o Brasil sempre esteve ali, fosse no coração ou na pele com a tatuagem "gigante pela própria natureza".

Foi necessário, porém, viver o dia a dia do futebol brasileiro para ter ainda mais convicção da escolha mesmo com o assédio da Bélgica. De volta à Seleção após seis anos, Andreas Pereira não tem dúvidas em afirmar que o turbilhão de emoções vividos com a camisa do Flamengo teve impactos que vão além do campo.

Andreas Pereira em treino da Seleção Brasileira em Londres

Pedro Martins / Foto FC

De querido da torcida pelo início arrasador aos questionamentos pelo erro na final da Libertadores, o meia do Fulham, se encantou, sofreu e amadureceu em um ano que o transformou para o retorno em alto nível à Premier League. No Fulham, encontrou estabilidade, oportunidade e realizou o sonho de ser convocado novamente para defender o Brasil ainda mais conectado com o futebol nacional.

"Ter responsabilidade foi uma coisa que aprendi muito no Brasil, no Flamengo. Carregar sua responsabilidade, ser cobrado, viver o céu e o inferno. Foi difícil, sim, mas fiquei mentalmente mais forte. Isso me ajudou a me fortalecer, voltar a jogar na Europa e buscar essa vaga na Seleção"

- O mais importante é isso, a gente buscar nossa responsabilidade, saber que o torcedor brasileiro vai cobrar e tem todo o direito de cobrar. A gente está representando o Brasil, a maior seleção do mundo, e com isso vem uma responsabilidade imensa. Eu sei da minha responsabilidade, sei o que tenho que fazer aqui, como grupo vamos entregar todos juntos.

A maturidade no discurso vai além das pancadas. A performance com a camisa do Fulham justifica uma convocação esperada por Andreas e por sua família há muito tempo. As recusas aos convites da Bélgica vinham acompanhadas da convicção que o fez superar adversidades como uma grande lesão no tornozelo na temporada passada.

- Eu não tenho palavras para dizer como é importante para mim e minha família (voltar à Seleção). Todo mundo sabe o que passei no Flamengo, como foi difícil também minha lesão no Fulham. Para mim, é muito gratificante. Estou sendo acompanhado, monitorado, fiquei feliz pela visita do Dorival, que conversou com a gente, é importante para mim e para a confiança de todo jogador. Essa convocação foi imensa, é um sonho se tornando realidade, estou aqui para defender o Brasil da melhor forma.

O retorno à Seleção acontece justamente no reinício de um ciclo sob o comando de Dorival Júnior. O primeiro dia em Londres foi de reuniões para definir diretrizes e alinhar expectativas na caminhada até a Copa de 2026.

- Eles passaram para a gente exatamente isso, sabemos o que temos que fazer, se unir como grupo, todo mundo focado tem um objetivo. Cada um sabe da sua responsabilidade, vai ter que fazer sua parte, isso foi a primeira conversa que tivemos com Rodrigo e Dorival. Todo mundo está alinhado e focado nisso

Revelado pelo Manchester United e em sua oitava temporada na Premier League, Andreas conhece bem a seleção inglesa que terá pela frente no próximo sábado. Apesar de momentos diferentes com o Brasil em processo de reformulação e a Inglaterra com uma equipe consolidada, o meia do Fulham não vê os brasileiros em situação de inferioridade.

- A seleção brasileira sempre será favorita contra qualquer time e em qualquer época sendo futebol, é a maior seleção do mundo. Claro, a gente sabe das qualidades deles, sabe que eles têm muito bons jogadores, a gente respeita a Inglaterra, respeita qualquer jogador, mas sabemos nossas qualidades, o que nosso grupo tem de forte. Conheço vários jogadores por estar jogando há muito tempo na Inglaterra, mas conhecendo nosso grupo aqui, estando aqui, a gente já vê muita coisa boa, sabe que a gente tem muita qualidade. A gente respeita muito, mas também está tranquilo quanto a esse aspecto.

Brasil e Inglaterra se enfrentam no próximo sábado, às 16h (de Brasília), em Wembley. No domingo, a Seleção embarca para Madrid, onde enfrenta a Espanha, terça-feira, no Santiago Bernabeu.

Ge

Globoesporte.com

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!