Atacante da seleção tem 18 gols e 6 assistências na temporada O Real Madrid tem um novo homem gol: Vinícius Junior. Com dois gols, ele foi o destaque da vitória por 4 a 2 sobre o Osasuna, no último sábado, que deixa o time firme na liderança do Campeonato Espanhol.
Vini brilhou também na Liga dos Campeões: marcou o gol de empate contra o Leipzig que levou o Real Madrid para as quartas-de-final, fase na qual enfrenta o Manchester City.
Vini Jr. Vinicius Junior Osasuna x Real Madrid
Jesús Diges/EFE
+ Confira a tabela do Campeonato Espanhol 2023/24
A fase cada vez mais artilheira do jogador é uma combinação de diversos fatores: Vini vem evoluindo exponencialmente desde a volta de Carlo Ancelotti ao clube. Na temporada passada, ele assumiu o posto de principal jogador do time com a saída de Benzema e hoje não joga mais como ponta-esquerda, mas sim como um centroavante com liberdade de movimentação.
A saída de Benzema e a chegada de Jude Bellingham fez Ancelotti promover diversas mudanças táticas no Real. Saiu o 4-3-3 de antes e entrou um 4-4-2, que pode ter duas facetas: com Bellingham em campo, o time joga com um losango no meio-campo que deixa Vini e Rodrygo próximos da área. Sem ele, entram duas linhas de quatro com Valverde ou Brahim Díaz fechando um dos lados.
La Liga promove ações contra o racismo na rodada do Campeonato Espanhol
Em todos os esquemas, Vini fica mais próximo do gol. Quando o time constrói jogadas tocando a bola de trás, ele fica de costas e vira o pé para apoiar o toque de quem vem de trás. O lado preferencial é sempre o esquerdo, mas Ancelotti gosta de dar plena liberdade de movimentação e trocas, desde que os espaços estejam preenchidos. Veja na imagem como Vini fica uma zona mais central, próxima dos zagueiros.
Momento ofensivo do Real Madrid: Valverde pisando a área e Vini como centroavante
Reprodução
O posicionamento aproxima Vini do gol. Mas o que torna tão artilheiro nos últimos jogos são os movimentos que faz quando a bola chega até ele. Ele tenta "fugir" do zagueiro toda vez que um cruzamento vem pelo lado ou uma tabela é feita pelo meio.
Ele não busca o contato para vencer no físico, pois não é forte ou alto para tanto. Sua corrida tenta sempre buscar as costas do zagueiro ou a antecipação em um dos postes. Num dos muitos gols na última semana, ele esperou toda a linha de defesa ficar de costas e buscou o poste oposto ao da bola para chegar de surpresa.
Vini busca o poste oposto ao da bola: movimento que faz a diferença
Reprodução
O movimento é diferente até quando Vini tem mais espaço para jogar. No tento salvador na Champions League, Vini corre pelo lado esquerdo e faz o chamado facão, a entrada em diagonal na área, para receber e fuzilar. Há alguns anos atrás, Vini sempre buscava o lado e o contato com o lateral. Hoje, consegue usar sua velocidade para se antecipar aos zagueiros.
Gol de empate do Real Madrid: Vini entre os zagueiros
Reprodução
Um dos maiores treinadores da história do futebol, Carlo Ancelotti é também um exímio desenvolvedor de jogadores. Se antes fez Vini se tornar mais goleador e ganhar espaço cativo na seleção, agora transforma o melhor brasileiro em atividade no futebol atual num centroavante para fazer o Real Madrid não sentir a falta de Benzema.
Nada mal.
+ Por que a Espanha tolerou por tanto tempo gritos racistas?