Braçadeira tem passado por outros jogadores enquanto o experiente lateral-direito se recupera de uma lesão no tendão semitendíneo da perna esquerda O lateral-direito Rafinha fez o possível (e o quase impossível) para estar em campo para ajudar o São Paulo nos principais objetivos do início da temporada: o fim do tabu na Neo Química Arena, estádio do rival Corinthians, e o título da Supercopa do Brasil sobre o Palmeiras. Depois, voltou ao departamento médico para tratar uma lesão sofrida ainda em 2023, mas, mesmo assim, tem exercido seu papel de capitão do time comandado por Thiago Carpini.
+ Siga o canal ge São Paulo no WhatsApp
Rafinha, do São Paulo, comenta emoção na final da Supercopa e diz que jogou lesionado
Aos 38 anos, Rafinha, com grande bagagem no futebol europeu, é visto por todos no São Paulo como um líder dentro e fora de campo. Enquanto se recupera da lesão no tendão semitendíneo da perna esquerda, só pode exercer essa função longe das quatro linhas. Mas o período no departamento médico não afastou o lateral-direito dos companheiros.
Com apenas dois jogos em 2024, Rafinha tem estado presente nas partidas do São Paulo no Morumbis. Por polêmicas com arbitragem, inclusive, chegou a ser citado em duas súmulas, mesmo sem estar relacionado para os jogos: nos clássicos contra o Santos (derrota por 1 a 0) e o Palmeiras (empate em 1 a 1).
Mais do São Paulo:
+ São Paulo anuncia a contratação de André Silva
+ Arboleda pega pena mínima e está livre para enfrentar Ituano
Alan Franco levanta Rafinha no título do São Paulo
Ricardo Chiri/saopaulofc
Outros jogadores que estão no departamento médico e até quem fica suspenso às vezes costuma aparecer nos vestiários do Tricolor, mas a presença de Rafinha é quase sempre certa. Como capitão, tenta manter sua figura presente para exercer a liderança que tinha dentro de campo na temporada passada.
+ Leia mais notícias do São Paulo
Pessoas ouvidas pelo ge indicam que Rafinha se sacrificou muito para estar em campo com o São Paulo nas partidas contra Corinthians e Palmeiras, em janeiro. Por isso, regrediu na recuperação da lesão sofrida na penúltima partida de 2023, contra o Atlético-MG.
Bruno Giufrida traz os bastidores da confusão no Morumbis após São Paulo e Palmeiras
A volta aos gramados ainda não tem data marcada. O São Paulo acredita que possa contar com Rafinha num eventual mata-mata de Campeonato Paulista, mas não exatamente em que fase (quartas, semi ou final).
Enquanto não pode estar em campo, porém, Rafinha continua tentando "vestir" a braçadeira de capitão do São Paulo para ser o líder do elenco.
???? Ouça o podcast ge São Paulo????
+ Assista: tudo sobre o São Paulo no ge, na Globo e no sportv