Arena MRV será palco de jogo, pelo Campeonato Mineiro, apenas com torcedores do Galo Atlético-MG e Cruzeiro voltam a protagonizar um clássico com torcida única após quase nove anos. O cenário se repetirá pela 16ª vez no sábado, às 19h30, na Arena MRV, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro.
Mais notícias do Atlético
Mais notícias do Cruzeiro
Felipão e Larcamón travam duelo de gerações no 1º clássico do ano
Desta vez, o formato é uma escolha dos clubes. Galo e Raposa costuraram um acordo para que o clássico não tenha torcida visitante até o fim de 2025.
Arena MRV
Pedro Souza
Isso não se repetia desde o ano de 2015. Na época, os times ficaram no empate por 1 a 1, pelo primeiro jogo da semifinal do Campeonato Mineiro.
Em 15 jogos, foram seis vitórias do Atlético, quatro do Cruzeiro e cinco empates.
Melhores momentos: Atlético-MG 0 x 5 Cruzeiro pela final do Mineiro 2008
Na história, Atlético e Cruzeiro se acostumaram com os clássicos 50% para cada lado nas arquibancadas. Isso se deu de 1965 a 2010. Depois, o Mineirão passou por uma reforma para a Copa do Mundo de 2014.
Após a obra, o formato ficou mais raro e foi ocupado pela tradicional carga de 10% de ingressos aos visitantes. A última disputa com as duas torcidas divididas foi na decisão do Mineiro de 2022, em confronto único.
Os gols de Atlético-MG 3 x 1 Cruzeiro pela final do Campeonato Mineiro 2022
Jogos com torcida única
O clássico com torcida única veio em 2010. Essa foi a solução adotada por conta das obras no Mineirão e no Independência. Com isso, o confronto foi disputado na Arena do Jacaré - palco de sete embates nesse formato.
Em 2012, a história se repetiu no Independência por questão de segurança. No ano seguinte, as duas torcidas voltaram a frequentar o jogo. Contudo, uma confusão em partida pelo returno do Mineiro fez a diretoria do Celeste não pedir a carga disponibilizada para visitantes em 2014.
Cruzeiro vence o Atlético-MG, por 3 a 1, pela primeira fase do Campeonato Mineiro de 2010
No ano seguinte, as duas torcidas voltaram a frequentar os estádios juntas nos clássicos. O primeiro confronto foi com mando do Atlético, na vitória atleticana, pela semifinal do Campeonato Mineiro. Daí em diante, foram 29 jogos disputados com 90% de torcida mandante e 10% de visitante. Apenas no encontro da Primeira Liga de 2017, e na final do Mineiro em 2022, o público foi meio a meio.
Assista: tudo sobre o Atlético no ge, na Globo e no Sportv
t
???? Ouça o podcast ge Atlético ????