Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Ultimas do G1 para o VR

Mau tempo faz voo da Azul ser desviado para estado onde companhia não opera e passageiros são 'obrigados' a concluir viagem em vans

.


Voo saiu de Confins e piloto tentou pousar em Porto Velho três vezes antes de desviar a rota para o Acre. Passageiros foram "orientados" a concluir a viagem por via terrestre, em vans e um micro-ônibus. Após voo ser desviado, passageiros precisam concluir viagem por via terrestre

Um voo da companhia aérea Azul, que saiu de Confins (MG) e deveria pousar em Porto Velho na madrugada desta sexta-feira (2), foi desviado para Rio Branco (AC) devido ao mau tempo. No entanto, como a companhia não opera no Acre, os passageiros foram "orientados" a concluir a viagem por via terrestre, em vans e um micro-ônibus.

Passageira relata desvio de voo de Porto Velho para o Acre

Redes Sociais/Reprodução

Segundo os passageiros, foram três tentativas de pousar em Porto Velho: todas mal sucedidas. A segunda opção seria direcionar o voo para Manaus, mas o tempo também não estava favorável na capital amazonense. A última opção foi desviar a rota para o Acre.

O voo que deveria pousar em Porto Velho por volta de 1h (horário de Rondônia), chegou no solo acreano às 1h40 (horário de Rondônia). Depois disso, os passageiros passaram mais de uma hora dentro da aeronave, até que foram informados que deveriam seguir viagem até Porto Velho por via terrestre. (confira o anúncio no vídeo acima)

Conversa de WhatsApp de uma das passageiras mostra o horário de pouso no Acre

Arquivo Pessoal

"Eles disseram que era pra gente pegar um ônibus e ir a Porto Velho. Deixaram a gente no saguão do aeroporto sem comida, sem acomodação, não dispuseram hotel para levar a gente, não dispuseram alimentação, quem tem recurso próprio tá usando e quem não tem simplesmente está a mercê da situação", comentou uma das passageiras.

Ainda de acordo com passageiros, como a Azul não opera em Rondônia, não tinham funcionários para auxiliar no desembarque ou esclarecer possíveis dúvidas e orientações.

"A gente entende a questão do mau tempo, até mesmo pela nossa segurança. Porém, nós estamos desamparados e eles [a tripulação] simplesmente viraram as costas, foram pro hotel e deixaram a gente aqui", apontou a passageira.

Os passageiros permaneceram no aeroporto de Rio Branco por mais de três horas até que chegaram um micro ônibus e algumas vans que deveriam levá-los até os destinos finais. A viagem de Rio Branco para Porto Velho tem 510 km e dura, em média, oito horas.

Passageiros esperando micro-ônibus e vans no Acre para viajar até Porto Velho

Arquivo Pessoal

"Tem gente que tá viajando há 10 horas, há 24 horas. Tem essa senhora cadeirante idosa, tem criança, tem bebê que está no carrinho, tem cachorro. É muita falta de amparo. Você paga caro pela passagem, acontece isso e eles querem te enfiar em um ônibus por dez horas. Tem mais de 24 horas que eu tô tentando chegar em casa", denunciou outra passageira nas redes sociais.

Por questão de conforto e bem-estar, alguns passageiros optaram por ficar em Rio Branco e pagar uma passagem por conta própria até Porto Velho.

Outro voo desviado

O mau tempo também causou a alteração da rota de um voo da Gol Linhas Aéreas, que saiu de Brasília para Porto Velho. A aeronave também foi desviada para Rio Branco, no Acre.

Quando o tempo foi restabelecido, às 7h23, a aeronave decolou para Porto Velho e pousou às 8h22 na capital rondoniense. A mudança de trajeto atrasou em aproximadamente cinco horas o voo que deveria sair de Porto Velho para Brasília nesta sexta.

Ainda devido às condições climáticas, o voo AD4598 da Azul, que deveria sair de Porto Velho em direção a Confins, foi cancelado.

O que diz a Azul e a Gol?

A Azul confirmou a alteração da rota de Porto Velho para Rio Branco em razão do mau tempo. Segundo a companhia aérea, os clientes estão recebendo toda a assistência necessária e seguirão via terrestre até o destino final.

Quanto ao voo cancelado, de Porto Velho para Confins, a Azul informou que os clientes serão reacomodados em voos extras da empresa.

"A Azul lamenta eventuais transtornos causados aos Clientes e ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações", informou em nota.

Já a Gol disse que forneceu alimentação para os passageiros que precisaram pousar em Rio Branco e aguardar o tempo estabilizar. A mesma aeronave que trouxe os passageiros de Rio Branco fez a viagem de Porto Velho para Brasília, com aproximadamente 5 horas e 30 minutos de atraso.

"A Companhia reitera que procedimentos como estes são realizados com total foco na Segurança: valor número 1 da GOL", apontou em nota.

G1 RO

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!