Competição que garante duas equipes sul-americanas nos Jogos de Paris começa neste sábado; Brasil estreia no torneio na próxima terça-feira, contra a Bolívia - jogo com transmissão do sportv Começa neste sábado o Torneio Pré-Olímpico, que dá duas vagas para a América do Sul nos Jogos Olímpicos Paris-2024. Os dois primeiros jogos serão entre Equador e Colômbia, às 17h (horário de Brasília), e entre a Venezuela, seleção da casa, contra a Bolívia, às 20h. O sportv e o Globoplay transmitem a competição.
+ Confira a tabela do Torneio Pré-Olímpico 2024
Torneio Pré-Olímpico garante duas vagas nos Jogos de Paris-2024
Divulgação / Conmebol
O Pré-Olímpico funciona da seguinte forma: as 10 seleções sul-americanas sub-23 são divididas em dois grupos, com cinco cada. Na primeira fase, que vai até 2 de fevereiro, as cinco equipes de cada chave se enfrentam uma vez.
Os dois melhores times de cada grupo avançam para o quadrangular final, com jogos até o dia 11 de fevereiro, e os melhores no geral se classificam para as Olimpíadas de Paris.
Três cidades e estádios da Venezuela serão sedes da competição: Caracas (Estádio Brígido Iriarte), com jogos do Grupo A; Valencia (Estádio Misael Delgad), com as partidas do Grupo B; e Barquisimeto (Estádio Metropolitano), com os confrontos do quadrangular final.
'Seleção Pré-Olímpica': JK e Endrick conversam com o Globo Esporte
Grupo A
Bolívia
Brasil
Colômbia
Equador
Venezuela
Grupo B
Argentina
Chile
Paraguai
Peru
Uruguai
Possíveis destaques do Pré-Olímpico
Brasil: John Kennedy e Endrick
Atual bicampeã olímpica, a seleção brasileira tem como principais destaques para este torneio os atacantes John Kennedy, do Fluminense, e Endrick, do Palmeiras. O capitão do time é o meio-campista Andrey Santos, do Chelsea.
Outros nomes mais conhecidos do futebol brasileiro são o atacante Gabriel Pec, que vai trocar o Vasco pelo LA Galaxy, o meia-atacante Maurício, do Internacional, e o volante Alexsander, do Fluminense.
Endrick é um dos destaque da seleção brasileira pré-olímpica
Leto Ribas / CBF
Argentina: Echeverri
A Argentina venceu as duas últimas edições do Torneio Pré-Olímpico (2004 e 2020). A seleção tem um título a menos do que o Brasil na história da competição (sete a seis). Em 2024, a equipe argentina será comandada por Javier Mascherano, técnico da sub-20.
O principal jogador do time é Claudio Echeverri, atacante de 17 anos do River Plate que já está acertado com o Manchester City. Outro destaque é Thiago Almada, meia-atacante do Boca Juniors campeão do mundo com a Argentina em 2022. Valentin Barco, ex-Boca Juniors e agora no Brighton, também merece atenção.
Echeverri, durante o jogo da Argentina contra o Brasil no Mundial Sub-17
Getty Images
Outras seleções: Luciano Rodríguez e Allen Obando
A seleção do Uruguai conquistou o título do Mundial Sub-20 no ano passado. Autor do gol decisivo na final contra o México, o atacante Luciano Rodríguez, de 20 anos, que joga no Liverpool-URU, vai disputar o torneio na Venezuela.
Outro jovem promissor é Allen Obando, atacante do Barcelona de Guayaquil, de 17 anos. Ele já é alvo do interesse de grandes clubes da Europa. Vale mencionar também Damián Pizarro, de 18 anos, do Chile, e o volante colombiano Josen Escobar, de 19 anos, do América de Cali.
Allen Obando, jogador do Equador: uma das promessas do Torneio Pré-Olímpico
Getty Images
O Brasil no Pré-Olímpico 2024
O Brasil está no Grupo A do Torneio Pré-Olímpico de 2024, junto junto de Venezuela, Colômbia, Bolívia e Equador. O Grupo B tem Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Peru.
Desde que Ramon Menezes anunciou os convocados para o Pré-Olímpico, oito nomes precisaram ser retirados: o goleiro Andrew, os laterais Vinícius Tobias, Luan Cândido e Patryck; os zagueiros Kaiky Fernandes e Robert Renan; o meio-campista Danilo, todos por não liberação dos clubes; e o último foi o lateral Matheus Dias, por lesão.
+ Zagueiro Lucas Fasson é convocado para o Pré-Olímpico
Os convocados do Brasil no Pré-Olímpico:
Goleiros: Mycael (Athletico-PR), Kaique (Palmeiras) e Matheus Donelli (Corinthians);
Laterais: Kaiki Bruno (Cruzeiro), Khellven (CSKA) e Rikelme (Cuiabá)
Zagueiros: Ronald (Grêmio), Arthur Chaves (Académico de Viseu), Michel (Palmeiras), Luan Patrick (Athletico-PR) e Lucas Fasson (Lokomotiv)
Meio-campistas: Andrey Santos (Chelsea), Bruno Gomes (Coritiba), Maurício (Internacional), Alexsander (Fluminense), Marlon Gomes (Vasco), e Gabriel Pirani (DC United)
Atacantes: Marquinhos (Nantes), Geovane (Corinthians), Endrick (Palmeiras), John Kennedy (Fluminense), Gabriel Pec (Vasco), Guilherme Biro (Corinthians)
Veja os melhores momentos do jogo-treino entre Seleção Pré-Olímpica e o Boavista
+ Ramon Menezes encara nova reconstrução da seleção brasileira
A seleção brasileira faz os quatro primeiros jogos em Caracas, no Estádio Brígido Iriarte. A estreia será no dia 23, contra a Bolívia. O segundo jogo é contra a Colômbia, no dia 26. Depois, contra o Equador no dia 29, e por fim contra a Venezuela no dia 1 de fevereiro.
Jogos da seleção pré-olímpica na primeira fase:
23/1 - Bolívia x Brasil - 17h (horário de Brasília)
26/1 - Brasil x Colômbia - 20h
29/1 - Brasil x Equador - 17h
1/2 - Venezuela - Brasil - 20h