Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Esporte

De vídeos a inspiração em Marcelo e Davies: como Caio Paulista, do Palmeiras, estudou para ser lateral

.


Reforço chega credenciado pela versatilidade após formar-se atacante e tornar-se lateral-esquerdo: "Comecei a ver muitos vídeos, e os treinadores deram ênfase ao aspecto defensivo" Era 8 maio de 2022 quando o técnico Fernando Diniz deslocou Caio Paulista do ataque para a lateral do Fluminense, em uma movimentação que mudaria os rumos da carreira do atleta.

– Ele falou para eu ir para cima e fazer o que eu gosto de fazer. E acabou que deu certo – disse Caio, em entrevista à TV Globo na época, após dar assistência para Cano contra o Palmeiras.

Um ano e meio depois, o lateral-esquerdo e atacante chega ao Palmeiras respaldado pela versatilidade e sentindo-se seguro para desempenhar ambas as funções em campo. A caminhada até esse momento, contudo, não foi fácil.

+ Siga o ge Palmeiras no WhatsApp

Confira a coletiva de apresentação de Caio Paulista no Palmeiras

Mais notícias do Palmeiras:

+ Caio sobre acerto polêmico: "Nunca fiz sacanagem com ninguém"

+ Palmeiras negocia a renovação com Abel Ferreira até o fim de 2025

Antes da mudança de posição, Caio havia desempenhado o melhor momento da carreira ainda como ponta direita, sob o comando do técnico Roger Machado, em 2021, pelo Fluminense. E por isso tinha outras preocupações táticas nesse período.

– Foi difícil para mim, porque eu tinha um pouco de deficiência na hora de marcar e no fechamento de linha – explica o atleta.

Caio Paulista durante treino do Palmeiras na Academia de Futebol

Cesar Greco / Palmeiras

+ Veja como fica a numeração do elenco do Palmeiras para 2024

A necessidade de improvisação com Fernando Diniz, um ano depois no próprio Fluminense, provocou a mudança para a lateral - inicialmente na direita - e assim Caio Paulista passou a estudar, tornando-se um nome de confiança para atuar nas laterais .

– Eu comecei a ver muitos vídeos e os treinadores começaram a dar mais ênfase ao aspecto defensivo, e eu fui sabendo lidar, conseguindo entender mais a função, sobre fechamento de linha, o momento que tem que subir e o momento que tem que descer – afirma.

Veja lances de Caio Paulista pelo São Paulo no Brasileirão 2023

+ "Talento não pede licença": entenda estratégia do Palmeiras na base

E foi através de vídeos de duas inspirações no futebol que Caio começou a estudar essas características: Marcelo, que está no Fluminense, e Alphonso Davies, do Bayern de Munique.

– Não tem a mesma qualidade, mas é onde tento me inspirar. São jogadores vitoriosos. Marcelo não preciso nem falar, tem uma carreira brilhante. Acho que a gente tem que focar em pessoas que são gigantes, que servem de espelho para muita gente.

– São esses exemplos que a gente tem que fazer de tudo para tentar seguir o mesmo caminho.

Caio Paulista em apresentação como novo reforço do Palmeiras para 2024

Cesar Greco / Palmeiras

+ Kevin chega à Ucrânia para concluir saída do Palmeiras

No período da chegada ao São Paulo, em fevereiro do ano passado, o lateral-esquerdo também costumava assistir a vídeos de Alaba, que estava atuando como zagueiro.

O intuito é visualizar como os atletas fecham defensivamente e como apoiam ofensivamente, para tentar emular o posicionamento adaptado à filosofia de cada treinador.

No Palmeiras, e agora com a chegada do técnico Abel Ferreira após o período de recesso mais extenso que os demais, Caio tem treinado nas duas posições - de lateral-esquerdo e atacante, por conta da polivalência procurada pela comissão técnica no atleta.

– Desde o primeiro contato foram muito claros comigo que sou um jogador versátil, que faço ataque e lateral. Aqui eu tenho treinado nas duas posições. Mas onde Abel quiser me utilizar, vou estar pronto e vou dar meu melhor.

– Acho que hoje consigo dominar bem a posição. Tenho muito a evoluir ainda, mas estou familiarizado com o corredor esquerdo – finaliza.

Caio Paulista "pula o muro" e repete histórias de Muller e Cafu

Caio Paulista chega ao Palmeiras com contrato até dezembro de 2028 e com a missão de revezar entre as posições de atacante e lateral-esquerdo, possibilitando as dobras utilizadas por Abel Ferreira, com Piquerez - titular absoluto - e Vanderlan.

+ Veja outras notícias do Palmeiras

Abel Ferreira ao lado do reforço Caio Paulista em treino do Palmeiras

Cesar Greco

Mais Lidas

???? Ouça o podcast ge Palmeiras????

+ Assista a tudo do Palmeiras na Globo, sportv e ge

Ge

Globoesporte.com

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!