Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Esporte

Qual é o mascote do Flamengo? Veja versões e história

.


Icônico Urubu ocupa o posto de mascote rubro-negro desde o fim da década de 1960 O mascote do Flamengo é mais um laço da união entre o clube e a nação. Aclamado pelos torcedores em pleno Maracanã, o Urubu é resultado de uma história de luta, mas não foi o primeiro personagem ligado ao Rubro-Negro; conheça a história.

Que mascotes o Flamengo já teve? Éverton Ribeiro e Pedro enfrentam teste de conhecimentos

+ Siga o novo canal ge Flamengo no WhatsApp

Origem

O primeiro mascote do Flamengo foi criado em 1942. Em uma publicação do tradicional Jornal dos Sports, o cartunista Lorenzo Molas desenhou um personagem para representar cada clube que disputava o Campeonato Carioca daquele ano. O representante flamenguista foi o marinheiro Popeye.

Marinheiro Popeye foi o primeiro mascote do Flamengo

Reprodução

+ Leia mais notícias do Flamengo

A escolha do personagem, criado originalmente pelo cartunista estadunidense E.C. Segar em 1933, foi com o intuito de representar no mascote a valentia e capacidade de reverter situações quase impossíveis. Enquanto Popeye tinha sua força no espinafre, o Flamengo tinha na torcida. Além disso, a ligação de ambos com o mar fez com que o mascote se encaixasse de maneira natural.

Urubu: luta contra contra o racismo e representatividade

Em 1969, o Flamengo ganhou um novo mascote. A torcida rubro-negra, em sua maioria, era composta por pessoas de baixa renda, negras e da periferia. Os rivais usavam este fato para proferir insultos racistas contra os flamenguistas, chamando-os de "urubus", o que nunca foi bem recebido pelos torcedores até o dia 1º de junho daquele ano.

+ Hino do Flamengo: veja letra, origem e história da música

+ Escudo do Flamengo: como surgiu e a história do símbolo

De acordo com o site oficial do clube, às vésperas de um clássico contra o Botafogo, quatro amigos (Luiz, Romilson, Victor e Erick), fartos dos cânticos racistas, resolveram levar um urubu ao Maracanã. Mas depois de algumas tentativas frustradas de capturarem uma ave da espécie, enfim conseguiram o pássaro em um lixão, com a ajuda de um gari rubro-negro. O quarteto então levou o urubu, envolto em um lençol.

Manchete da vitória do Flamengo sobre o Botafogo com a presença do urubu no gramado do Maracanã

Reprodução

No dia do jogo, os amigos levaram a ave para o Maracanã e conseguiram passar pela segurança do estádio ao esconderem o urubu com uma bandeira do Flamengo. Pouco antes da bola rolar, o pássaro se soltou e foi para o gramado, junto com a flâmula rubro-negra. Inflamada, a torcida flamenguista começou a cantar: "É urubu, é urubu!".

- Uma vez que o animal portando uma bandeira do Flamengo estava em campo, a torcida rubro-negra se viu em êxtase! E se iniciou a festa, vibrando e gritando: ''É ururbu, é urubu!''. Não deu outra, o Flamengo venceu aquele jogo por 2 a 1. A partir daí, o jogo virou e o urubu sagrou-se como novo mascote - descreve o Flamengo, em seu site oficial.

???? Ouça o podcast ge Flamengo ????

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Ge

Globoesporte.com

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!