Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Esporte

Japão goleia Tailândia em amistoso e anuncia convocação para Copa da Ásia com Mitoma

.


Ao Tanaka é destaque em vitória dos Samurais Azuis por 5x0, mas é cortado da convocação final, que também deixa Kamada e Furuhashi de fora; Mitoma é chamado mesmo lesionado O ano costuma começar com a final da Copa do Imperador no Japão, mas desta vez foi diferente. Teve jogo é da seleção, que goleou a Tailândia por 5x0 em amistoso com casa cheia no Estádio Nacional de Tóquio. Com o resultado, a seleção japonesa masculina chegou a nove vitórias consecutivas pela primeira vez na história. Logo em seguida, o técnico Hajime Moriyasu anunciou a convocação para a Copa da Ásia, com algumas surpresas (veja a lista no fim da matéria).

"Rei da Ásia" - Mosaico da torcida japonesa no Estádio Nacional de Tóquio

Dan Orlowitz

Foi a primeira vez que a seleção japonesa disputou uma partida oficial no Ano-Novo. O jogo de hoje serviu não só como aquecimento para a Copa da Ásia, que começa dia 12 no Catar (o Japão estreia dia 14 contra o Vietnã, que aliás é o principal rival da Tailândia no Sudeste Asiático), mas também para preencher o vazio deixado pela Copa do Imperador, que tinha sua final tradicionalmente disputada no primeiro dia do ano, mas que acabou adiantada nas duas últimas edições (em 2022 por causa da Copa do Mundo e em 2023 por causa da Copa da Ásia).

Ainda sem vários jogadores da Europa à disposição (os que atuam na Inglaterra, Espanha, Portugal e Escócia, onde não tem parada de inverno, só vão se juntar ao elenco mais tarde), Moriyasu escalou um time quase todo reserva, com exceção de Junya Ito, que foi até o capitão, e talvez de Zion Suzuki, que ainda é da seleção olímpica, mas vem superando os concorrentes para ser titular na seleção principal mais cedo que o esperado. Eram três estreantes no onze inicial: Haruya Fujii, Ryotaro Ito e Kanji Okunuki. Também foi a estreia de Sota Miura e Takumu Kawamura, que entraram no segundo tempo.

Formações iniciais do Japão de Moriyasu e da Tailândia de Ishii

Futebol no Japão

Na Tailândia, a novidade era a estreia do técnico Masatada Ishii, substituindo o brasileiro Mano Pölking. Ishii é conhecido no Japão pela passagem no Kashima Antlers, quando foi campeão da J.League em 2016 e levou o Antlers até a final do Mundial de Clubes. Ele está no futebol tailandês desde 2019 e assumiu os Elefantes de Guerra depois de conquistar duas tríplices coroas consecutivas com o Buriram United, em 2021-22 e 2022-23. Ishii levou a campo, no entanto, uma primeira escalação bem alternativa, sem nenhum jogador mais conhecido pelos torcedores da J.League. Supachok Sarachat (Consadole Sapporo), Ekanit Panya (Urawa Reds) e Theerathon Bunmathan (ex-Vissel Kobe e Yokohama F-Marinos) começaram no banco, enquanto Chanathip Songkrasim (ex-Consadole Sapporo e Kawasaki Frontale) e Teerasil Dangda (ex-Sanfrecce Hiroshima e Shimizu S-Pulse) eram desfalques por lesão. Sem falar que um dos poucos tailandeses que atua na Europa, o atacante Shuphanat Mueanta (OH Leuven, da Bélgica), também não estava disponível.

Os titulares de hoje do Japão: destes 11, só seis vão para a Copa da Ásia

Koki Nagahama / Gekisaka

Os primeiros minutos foram de uma pressão incrível do Japão, colocando os tailandeses contra a parede e a todo momento recuperando a bola no campo de ataque e chegando com perigo. Mas os Elefantes sobreviveram a essa pressão e se defenderam bem durante o primeiro tempo. O 0x0 no intervalo deu a impressão de que seria difícil furar a retranca tailandesa. Mas as entradas de Ritsu Doan e Keito Nakamura mudaram o jogo, que de repente ficou fácil e terminou em goleada por 5x0.

"Levem a Hinomaru para o lugar mais alto do mundo como campeões da Ásia" - Em outras palavras, a torcida do Japão também abraçou o objetivo de ganhar a Copa do Mundo

Dan Orlowitz

Amistoso - Japão 5x0 Tailândia

Estádio Nacional de Tóquio - Público: 61.916

Gols: Ao Tanaka (50'), Keito Nakamura (72'), Elias Dolah (74'), Takumu Kawamura (82'), Takumi Minamino (90+1')

Notas:

Zion Suzuki - 6,0 - Vem aumentando suas probabilidades de ser titular na Copa da Ásia e hoje fez um jogo seguro, mesmo sendo pouco acionado. Foi bem jogando com os pés e nas reposições. Detalhe: ele ainda não tem nenhum gol sofrido em quatro jogos pela seleção principal.

Seiya Maikuma - 6,5 - Apesar de que faltou precisão em alguns momentos, no geral fez um bom jogo e estava sempre no campo de ataque fazendo jogadas com Junya Ito e depois com Doan.

Haruya Fujii - 7,0 - Ótima estreia do zagueiro do Nagoya Grampus. Jogou com segurança e se impôs nos duelos.

Koki Machida - 6,0 - Já o ex-Kashima Antlers não foi tão seguro assim, com alguns passes errados e falhas na marcação, mas não comprometeu e também teve seus bons momentos na partida.

Ryoya Morishita - 6,5 - O melhor japonês em campo no primeiro tempo, estava on fire nos primeiros minutos, pressionando, atacando e levando perigo a todo momento. Mas não foi o suficiente para ganhar um lugar entre os que vão para o Catar, pois o time já tem os "europeus" Yuta Nakayama e Hiroki Ito para a lateral esquerda.

Kaishu Sano - 7,0 - Grande poder de marcação, habilidade no um contra um e rapidez para puxar contra-ataques. O volante do Kashima Antlers está chegando agora (fez apenas sua segunda partida pelos Samurais Azuis), mas já mostra potencial para se manter na equipe por muito tempo.

Ao Tanaka - 7,5 (Melhor em campo) - Excelente na marcação, fazendo desarmes no campo de ataque e armando jogadas na frente. Fez o gol que abriu o caminho para a vitória.

Junya Ito - 7,0 - Foi o melhor do quarteto ofensivo japonês, sempre levando perigo pela ponta direita. Participou do lance do primeiro gol.

Ryotaro Ito - 6,0 - Tem jogado como volante no clube, mas estreou pela seleção na sua posição original, como armador central. Como é sua característica, sempre tentava um passe mais difícil, um passe decisivo. Mas não teve tanto sucesso assim. Saiu no intervalo.

Kanji Okunuki - 6,0 - Outro estreante que ficou só na média. Participou de algumas boas jogadas pelo lado esquerdo, mas não foi capaz de desequilibrar o jogo e foi substituído no intervalo.

Mao Hosoya - 6,0 - Fez um bom primeiro tempo, movimentando-se bastante no ataque e fazendo bem o pivô. Já na segunda etapa, apareceu pouco. Mesmo atuando por 90 minutos, não participou da jogada de nenhum dos gols.

Ritsu Doan - 7,0 - Assim que entrou em campo já deu um "upgrade" no time. Atuou como um verdadeiro camisa 10, levando o time para a frente e tomando a iniciativa na criação de jogadas. Apesar de não ter feito gol ou assistência, participou de quatro dos cinco gols do Japão. Jogou a primeira metade do segundo tempo pelo centro e depois foi para a ponta direita quando Minamino entrou.

Keito Nakamura - 7,0 - Mais um que subiu o nível do time assim que entrou e deu um novo dinamismo ao ataque pelo lado esquerdo. Acertou um chute de primeira na trave e marcou um gol de oportunismo: já tem cinco gols em apenas cinco jogos pela seleção.

Sota Miura - 6,0 - A surpresa desta convocação, vindo do Ventforet Kofu (mas já contratado pelo Kawasaki Frontale para a temporada 2024), entrou no segundo tempo e estreou pela seleção. Esteve bem posicionado e cumpriu seu papel nos poucos minutos em que atuou. Quase teve uma assistência no final.

Takumi Minamino - 6,5 - Jogou os últimos 22 minutos na função do 10 e teve momentos de frustração com chances claras perdidas, mas também contribuiu no lance do segundo gol, além de ter feito ele mesmo o quinto (um minuto depois de ter desperdiçado frente a frente com o goleiro).

Yukinari Sugawara - 6,5 - Entrou faltando só 11 minutos, mas teve tempo de fazer boas jogadas, incluindo a que terminou no quarto gol, marcado por Kawamura.

Takumu Kawamura - 6,5 - Só jogou por 11 minutos, mas já deixou seu nome na lista de goleadores do jogo. Teve outra grande chance de marcar aos 87' ao receber cruzamento de Miura, mas pegou mal na bola.

Hajime Moriyasu - 6,5 - Testou um time praticamente reserva no primeiro tempo que, apesar de ter jogado bem, não conseguiu furar a retranca adversária. Conforme foi colocando jogadores com mais tarimba no segundo tempo, o jogo que se desenhava para ficar complicado acabou ficando fácil.

CONVOCAÇÃO PARA A COPA DA ÁSIA 2024

Logo depois do amistoso contra a Tailândia, Moriyasu anunciou os 26 convocados para a Copa da Ásia do Catar:

Goleiros:

1. Daiya Maekawa (Vissel Kobe)

23. Zion Suzuki (Sint-Truiden-BEL)

12. Taishi Brandon Nozawa (FC Tokyo)

Laterais:

19. Yuta Nakayama (Huddersfield-ING)

16. Seiya Maikuma (Cerezo Osaka)

2. Yukinari Sugawara (AZ Alkmaar-HOL)

Zagueiros:

3. Shogo Taniguchi (Al Rayyan-CAT)

4. Ko Itakura (Borussia Mönchengladbach-ALE)

24. Tsuyoshi Watanabe (Gent-BEL)

15. Koki Machida (Union Saint-Gilloise-BEL)

22. Takehiro Tomiyasu (Arsenal-ING)

21. Hiroki Ito (Stuttgart-ALE)

Volantes:

6. Wataru Endo (Liverpool-ING)

5. Hidemasa Morita (Sporting-POR)

26. Kaishu Sano (Kashima Antlers)

Meias:

14. Junya Ito (Reims-FRA)

8. Takumi Minamino (Monaco-FRA)

7. Kaoru Mitoma (Brighton-ING)

17. Reo Hatate (Celtic-ESC)

10. Ritsu Doan (Freiburg-ALE)

13. Keito Nakamura (Reims-FRA)

20. Takefusa Kubo (Real Sociedad-ESP)

Atacantes:

18. Takuma Asano (Bochum-ALE)

25. Daizen Maeda (Celtic-ESC)

9. Ayase Ueda (Feyenoord-HOL)

11. Mao Hosoya (Kashiwa Reysol)

A surpresa foi a inclusão de Kaoru Mitoma, que sofreu uma lesão no tornozelo dia 21/12 e deve levar de quatro a seis semanas para se recuperar. Outros jogadores que se recuperam de lesão como Tomiyasu, Itakura, Hatate e Hiroki Ito foram todos convocados. Pelo lado negativo, surpreenderam as exclusões de Ao Tanaka (Fortuna Düsseldorf), Daichi Kamada (Lazio) e Kyogo Furuhashi (Celtic).

Calendário do Japão na Copa da Ásia:

14/01 - Japão x Vietnã (Doha)

19/01 - Iraque x Japão (Al Rayyan)

24/01 - Japão x Indonésia (Doha)

"Ainda não sabemos se ele [Mitoma] vai poder jogar na primeira partida do torneio, mas ele está se recuperando bem da lesão", afirmou Moriyasu. "Tenho mantido contato com os médicos da seleção e do seu clube e o convoquei com a expectativa de usá-lo já no início do torneio", explicou o treinador japonês

Koki Nagahama / Gekisaka

Ge

Globoesporte.com

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!