Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Esporte

NFL: Lions vencem Vikings e conquistam título inédito da NFC Norte

.


Time de Detroit não era campeão divisional desde 1991, antes de realinhamento das equipes. Vitória também garante primeira vaga nos playoffs em sete anos O Detroit Lions encerrou um tabu de mais de 30 anos ao derrotar o Minnesota Vikings por 30 a 24 neste domingo, véspera de Natal, em Minneapolis (EUA). Além de garantir a vaga nos playoffs da NFL pela primeira vez desde 2016, a equipe azul e prata venceu a divisão Norte da Conferência Nacional (NFC) pela primeira vez em sua história, seu primeiro título divisional em 32 anos.

Jahmyr Gibbs comemora um de seus touchdowns na vitória do Detroit Lions sobre o Minnesota Vikings

David Berding/Getty Images

A última vez que os Lions venceram sua divisão na NFL foi em 1991, quando ainda eram parte da NFC Central. Desde que a liga reorganizou suas divisões em 2002 e colocou Detroit na NFC Norte, a equipe jamais havia terminado a temporada em primeiro lugar no grupo. O triunfo sobre o rival divisional Vikings foi o 11º do clube na temporada 2023-24, e com dois jogos restando, nem Minnesota, nem o Green Bay Packers, ambos com sete vitórias, podem alcançá-lo.

Tetracampeão da NFL antes da "era Super Bowl", os Lions não conquistam o título da liga desde 1957; nos 66 anos desde então, o clube tem apenas 12 participações na pós-temporada e apenas uma vitória nos playoffs, em 1991. A classificação aos playoffs deste ano premia o trabalho do treinador Dan Campbell, que esteve sob perigo de demissão no ano passado antes de uma reação na segunda metade da temporada.

O JOGO

Os Lions abriram o placar logo na sua primeira posse de bola, com uma corrida curta de David Montgomery para touchdown. Minnesota respondeu na mesma moeda em seguida: corrida curta de Ty Chandler para empatar. As equipes "trocaram presentes" nas posses seguintes, com um fumble cometido por Detroit e uma interceptação sofrida por Nick Mullens.

Cairo Santos renova com Bears por R$ 77,7 milhões em quatro anos

Rudolph e Pickens brilham, e Steelers atropelam Bengals

No segundo quarto, Detroit marchou até a linha de 18 jardas do ataque. Numa terceira descida para seis jardas, Jordan Hicks atingiu Jared Goff e a bola sobrou para Camryn Bynum, que retornou 82 jardas para touchdown dos Vikings. Após revisão em vídeo, porém, a arbitragem determinou que o lance configurava passe incompleto e não fumble, o que anulou a pontuação. Os Lions voltaram à ponta com um field goal de 37 jardas convertido por Michael Badgley.

Mullens foi interceptado pela segunda vez na jogada seguinte, por Kerby Joseph, e os Lions recuperaram a bola no campo de ataque. Jahmyr Gibbs correu 14 jardas pelo lado direito para marcar o touchdown e ampliar a vantagem dos visitantes a 10 pontos. Mas os Vikings revidaram com uma rápida campanha de 1min19s, encerrada com um passe de 26 jardas para touchdown de Justin Jefferson.

Minnesota teve a posse de bola para abrir o terceiro quarto e aproveitou para virar. Após uma grande jogada de 47 jardas de Mullens com KJ Osborn, a dupla voltou a conectar em um passe de seis jardas para touchdown que pôs o time da casa à frente por 21 a 17. Mas os Lions retribuíram com uma campanha de13 jogadas e 75 jardas, que terminou em touchdown em passe curto de Goff para Amon-Ra St. Brown. O chute de ponto extra de Badgley, contudo, foi bloqueado, e a vantagem dos visitantes ficou apenas em dois pontos, 23 a 21.

Chargers lutam, mas Bills vencem no final

Los Angeles Rams vence New Orleans Saints em noite de Puka Nacua

No quarto período, os Lions ampliaram a vantagem a nove pontos com mais um touchdown corrido de Gibbs. Krierby Joseph interceptou Mullens mais uma vez, mas o ataque de Detroit não aproveitou para liquidar a fatura. Minnesota forçou o punt e diminuiu para 30 a 24 com um field goal marcado por Greg Joseph.

A defesa do time da casa novamente parou o ataque dos Lions e forçou um punt. Detroit teve uma grande oportunidade de fechar o jogo quando Okwara sacou Mullens e forçou um fumble, mas Justin Jefferson recuperou a bola e impediu o turnover. Três passes depois, com os Vikings batendo na porta da endzone, porém, Mullens lançou sua quarta interceptação no jogo, nas mãos de Ifeatu Melifonwu, selando a vitória e o título divisional dos Lions.

Confira os demais resultados da tarde de domingo na Semana 16 da NFL:

Indianapolis Colts 10 x 29 Atlanta Falcons

Green Bay Packers 33 x 30 Carolina Panthers

Cleveland Browns 36 x 22 Houston Texans

Detroit Lions 30 x 24 Minnesota Vikings

Washington Commanders 28 x 30 New York Jets

Seattle Seahawks 20 x 17 Tennessee Titans

Ge

Globoesporte.com

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!