Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Esporte

Retrospectiva 2023: Botafogo frustra torcida após arrancada impressionante no Brasileiro

.


Time faz torcida voltar a sonhar, mas encerra o ano em litígio após reta final desastrosa O Botafogo viveu um ano de extremos em 2023. Das polêmicas no começo do Campeonato Carioca, passando pela companha ruim na competição, até a perda do título Brasileiro, o torcedor alvinegro viveu o que de melhor e pior o futebol pode proporcionar.

+ Contratações do Botafogo para 2024: veja quem chega e quem vai embora

GE Botafogo debate qual será a posição prioritária para reforços em 2024

A equipe, que começou a temporada comandada por Luís Castro, teve cinco treinadores diferentes. Nas arquibancadas, a torcida alvinegra fez festas históricas e transformou o Nilton Santos em um caldeirão.

Nas finanças, o clube deu passos importantes rumo a diminuir o sufoco financeiro pensando em um futuro mais estável e sustentável. Acertando acordo com credores trabalhistas via RCE e dando entrada na Recuperação Extrajudicial para quitar as dívidas cíveis.

Para 2024, fica o alento de uma volta à Libertadores depois de sete anos, ainda que de forma frustrante. O time deve perder dois dos grandes pilares da temporada: o zagueiro Adryelson e o goleiro Lucas Perri.

O próximo ano, no entanto, começa com Tiago Nunes no comando e a perspectiva de novos investimentos para reforçar o time.

Vai ou fica?

O ano de 2023 do Glorioso começou em meio a indefinição sobre como seria feita a pré-temporada. O projeto de John Textor era mandar o time para os Estados Unidos para disputar torneios amistosos de preparação.

Porém, uma mudança na regra de classificação para a Copa do Brasil forçou uma troca de planos para ter força máxima logo no começo do Estadual e evitar o risco de ficar de fora da competição mais lucrativa do calendário.

O novo planejamento, no entanto, não teve impacto positivo em campo. Os jogadores tiveram dificuldade de competir durante o Cariocão, acabaram ficando de fora das semifinais e disputando a Taça Rio, um torneio de consolação que dava vaga na Copa do Brasil.

Depois de vencer a Portuguesa e o Audax, o Botafogo foi o campeão, se garantiu na competição na próxima temporada e protagonizou uma cena no mínimo curiosa ao receber o troféu do turno. Marçal sequer levantou o objeto e os atletas saíram de campo com cara de poucos amigos.

Título do Botafogo da Taça Rio teve sabor de melancolia

Vítor Silva/BFR

Botafogo Way

A campanha no começo da temporada gerou muita pressão em Luís Castro, técnico da equipe à época. Durante todo o Estadual o português conviveu com xingamentos das arquibancadas, protestos e até mesmo faixas pedindo a demissão dele. Nem mesmo a goleada por 7 a 1 sobre o Brasiliense acalmou o ambiente.

O começo do Campeonato Brasileiro, porém, trouxe uma perspectiva diferente. Ainda sob desconfiança, a equipe abriu o torneio com cinco vitórias consecutivas, assumindo a liderança na terceira rodada, quando bateu o rival Flamengo por 3 a 2 dentro do Maracanã.

Flamengo 2 x 3 Botafogo - Melhores momentos - 3ª rodada do Brasileirão 2023

Foi a virada de chave na relação das arquibancadas com o treinador e também com elenco. Nem mesmo a eliminação nas oitavas de final da Copa do Brasil para o Athletico-PR abalou o bom ambiente.

O Furacão arrancou uma vitória de virada por 3 a 2 na Arena da Baixada e, duas semanas depois, segurou uma derrota por 1 a 0 para se classificar na disputa de pênaltis. Apesar disso, o time alvinegro saiu de campo aplaudido no Niltão.

Tiquinho Soares, semana após semana, encantava os torcedores e começava a ser alçado ao posto de candidato a ídolo, com gols decisivos. Foi contra o Palmeiras, ainda no primeiro turno, que o time deu o primeiro sinal do que viria a ser uma primeira metade de campeonato histórica.

Palmeiras 0 x 1 Botafogo - Melhores momentos - 12ª rodada do Brasileirão 2023

Vitória por 1 a 0 dentro do Allianz Parque com gol de Tiquinho e vantagem de sete pontos na liderança do Campeonato Brasileiro. O lema "Segue o líder" passava a ser entoado cada vez mais forte pelo torcedor. Nas ruas do Rio de Janeiro, não eram poucas as camisas alvinegras vistas.

Leia mais sobre o Botafogo:

+ Ameaça ofensiva e velocidade: as características de Lucas Halter, alvo do Botafogo

+ Peñarol faz sondagem por Diego Hernandez, mas atacante deve ficar no Botafogo

Mas foi justamente após esse triunfo marcante que as coisas começaram a dar errado e o sonho alvinegro se transformar em pesadelo.

Adeus de Castro

Antes criticado, Luís Castro era ovacionado pelas arquibancadas a cada jogo. Os torcedores puxavam a "fila de desculpas" ao treinador vendo o time não só vencer, mas também jogar bem e dominar rivais com elencos mais ricos e mais estabelecidos no futebol brasileiro.

Mas uma ligação de Cristiano Ronaldo jogou por terra tudo que estava sendo construído. Castro recebeu uma oferta irrecusável do Al Nassr, da Arábia Saudita, com direito a uma ligação do maior jogador português de todos os tempos e deixou o time logo após a 12ª rodada do Brasileirão.

Seleção sportv debate saída de Luís Castro

Bruno Lage foi o escolhido por John Textor para conduzir o time depois da saída do compatriota. Antes, Cláudio Caçapa conduziu a transição com maestria, foram quatro jogos com quatro vitórias, oito gols marcados e nenhum sofrido.

O começo do trabalho de Lage foi de empolgação, com vitórias marcantes sobre Coritiba e Internacional dentro do Estádio Nilton Santos. A equipe mostrava um repertório ofensivo diferente do que tinha com Castro, mas aos poucos dava sinais também de exposição na defesa.

Tiquinho Soares Botafogo x Cruzeiro

Gilson Lobo/AGIF

Com 47 pontos, o Glorioso marcou o melhor primeiro turno da história do Brasileirão. Uma lesão de Tiquinho Soares, até então artilheiro e favorito ao prêmio de craque do campeonato, na 18ª rodada contra o Cruzeiro, porém, gerou incerteza e tensão entre os torcedores.

Atritos e saída

A pressão das arquibancadas e a ansiedade da torcida pela conquista de um título nacional depois de 28 anos de espera refletia no elenco e, principalmente, no novo treinador. O ápice da questão veio após a derrota por 2 a 1 para o Flamengo no Nilton Santos, a primeira da equipe como mandante no Brasileiro.

Lage iniciou a entrevista coletiva fazendo um discurso sobre a pressão que estavam colocando sobre o elenco e terminou a fala colocando o cargo a disposição antes de sair da sala de entrevistas sem responder a perguntas dos jornalistas.

Bruno Lage coloca o cargo à disposição no Botafogo

+ ?Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp

Naquela mesma semana, o time havia sido eliminado na Copa Sul-Americana após o treinador optar por usar time reserva nas duas partidas das quartas de final contra o Defensa y Justicia. Apesar disso, os torcedores foram ao aeroporto do Galeão, na zona norte do Rio de Janeiro, apoiar os jogadores.

A entrevista caiu como uma bomba na confiança dos torcedores e também na relação com Bruno Lage. Depois de uma pausa de 10 dias para a Data Fifa, o time voltou com mais duas derrotas, dessa vez para Atlético-MG e Corinthians, ambas fora de casa.

O reencontro com os torcedores seria contra o Goiás. Dias antes da partida foi realizado um treino aberto com apoio massivo das arquibancadas. Nas redes sociais, formou-se o "Tiquinho Day", para apoiar o artilheiro que não havia marcado desde a volta da contusão.

Uma hora antes da partida, quando saiu a escalação, descobriu-se que Soares começaria a partida no banco de reservas. A decisão e o empate com o Goiás por 1 a 1, com gol do camisa 9 após entrar no segundo tempo, foi a gota d'água na relação do treinador com as arquibancadas e com o elenco alvinegro.

Botafogo 1 x 1 Goiás - Melhores momentos - 25ª rodada do Brasileirão 2023

Lage foi demitido após Textor ouvir as lideranças do elenco e Lúcio Flávio, treinador do time sub-23, efetivado no comando da equipe nas 13 rodadas que restavam do Brasileirão.

Trauma

O período sob o comando de Lúcio Flávio começou da melhor forma possível. Vitória dominante sobre o Fluminense no Maracanã por 2 a 0, então finalista da Libertadores logo após eliminar o Internacional e sem perder no estádio como mandante há mais de um ano.

Na sequência, outro triunfo, por 2 a 1 sobre o América-MG fora de casa, com dois golaços de Júnior Santos, na 27ª rodada. Com nove pontos de frente e 11 jogos por fazer, parecia que o título do Brasileirão era questão de tempo.

+ Leia mais notícias do Botafogo

No entanto, aquela foi a última vez que a equipe saiu vitoriosa no Brasileirão. O torneio, que começou com o sonho, terminou em pesadelo com uma sequência de 11 partidas sem vencer. Duas delas especialmente traumáticas.

Botafogo e Palmeiras se encontraram no Nilton Santos na 31ª rodada em quase uma final de Brasileiro. Uma vitória colocaria a vantagem do Glorioso em 9 pontos com um jogo a menos e a sete rodadas do fim. E a equipe ficou muito perto disso.

Botafogo 3 x 4 Palmeiras - Melhores momentos - 31ª rodada do Brasileirão 2023

Em uma atuação magistral, a equipe de Lúcio Flávio foi para o vestiário vencendo por 3 a 0, mas poderia ter ido com cinco gols de vantagem. O segundo tempo, porém, marcou um daqueles jogos que vai ficar para a história do Brasileirão. Virada do Palmeiras por 4 a 3 após expulsão de Adryelson e com direito a pênalti perdido por Tiquinho Soares.

Oito dia depois, o torcedor alvinegro reviveu o trauma. Duelo direto no topo da tabela contra o Grêmio em São Januário. Com gols de Diego Costa, Júnior Santos e Marlon Freitas, a equipe abriu 3 a 1 de vantagem no começo do segundo tempo, mas viu Luís Suárez comandar uma virada relâmpago com um hat-trick.

Botafogo 3 x 4 Grêmio | Melhores Momentos | 33ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A

Após o empate com o Bragantino, pela 34ª rodada do Brasileirão, ao Alvinegro perdeu a liderança pela primeira vez desde a vitória sobre o Flamengo na 3ª rodada, mas foi para a pausa da Data Fifa ainda com esperança. Com um jogo a menos, bastava uma vitória sobre o Fortaleza no Castelão para retomar a ponta.

Lúcio Flávio foi demitido, e Tiago Nunes escolhido para tentar a arrancada em busca do título. Com a confiança já abalada e em meio a muitas reclamações contra a arbitragem vindo dos dirigentes, a equipe não conseguiu vencer.

Foram quatro empates, sendo dois deles tomando gol nos acréscimos contra equipes que terminaram rebaixadas, e uma derrota na última rodada, quando já não havia mais possibilidade de conquista do título.

Coritiba 1 x 1 Botafogo | Melhores momentos | 36ª rodada do Brasileirão 2023

O sonho virou pesadelo e deixou um grande trauma para a torcida alvinegra. O trabalho de construir em 2024 passa por deixar tudo o que se viveu em 2023 para trás e recuperar a confiança abalada de um grupo que fez história, mas morreu na praia.

???? Ouça o podcast ge Botafogo ????

Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv

Ge

Globoesporte.com

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!