Time de Manchester pode fechar 2023 com cinco troféus; Kyle Walker rebate críticas por momento oscilante da equipe e chama responsabilidade para si: "Vou carregar isso nos ombros" O Manchester City está bem perto de fechar a temporada mais bem sucedida, em quantidade de títulos mais relevantes, de um clubes inglês na história. Campeão da Premier League, da Copa da Inglaterra, da Champions League, da Supercopa da Europa e, a ver, do Mundial de Clubes. Cinco troféus em 2023. Mas o capitão do time, Kyle Walker, isso precisa ser apenas o início, e não final de uma trajetória.
+ Ederson vira espião de Guardiola no City: "Tive conversas sobre o Diniz"
Walker, do Manchester City, descreve a busca pelo título do Mundial: "Cereja do bolo"
Manchester City e Fluminense se enfrentam nesta sexta-feira, às 15h (de Brasília). A TV Globo, o ge e o Globoplay transmitem a partida.
— Não acho que vamos ser olhados diferentes por alguns anos bons. Ir lá e conquistar como fizeram o Liverpool e o Manchester United... Ano sim, ano também, por vários anos. Ser considerado o melhor clube do mundo é uma grande conquista, mas o pessoal sabe que estamos só começando a colocar os tijolos para este clube — afirmou o lateral-direito, após a vitória sobre o Urawa Reds na semifinal do Mundial de Clubes 2023.
Com o meia De Bruyne fora de ação desde o início da temporada — e também do Mundial —, Walker deve erguer a taça de campeão do mundo caso o time inglês vença o Fluminense na decisão. Ele vem sendo o capitão do time, seguido por Rodri, Rúben Dias e Bernardo Silva.
Além do City, a outra equipe inglesa que conquistou a Tríplice Coroa em uma só temporada foi justamente o rival Manchester United, na temporada 1998/99. Eles venceram o Palmeiras por 1 a 0 na decisão do Torneio Intercontinental. Porém, não faturaram a Supercopa da Europa e nem a da Inglaterra em 1999.
Walker refuta a ideia de que este Manchester City se tornará o maior time inglês de todos os tempos caso supere o Fluminense na sexta-feira, no estádio Rei Abdullah. Em 2023, a única taça que escapou das mãos até agora foi a Supercopa da Inglaterra, perdida para o Arsenal.
+ Fluminense x Manchester City: árbitro da final da Copa apita a decisão do Mundial de Clubes
Walker é o capitão do Manchester City no Mundial de Clubes 2023
Getty Images
— Fazer como fez o Manchester United de Ryan Giggs, que ganhou 13 edições da Premier League. Eu jogo o Campeonato Inglês desde os 19 anos. Agora tenho 33 e posso garantir que é muito mais difícil de ganhá-lo do que a Champions League. Ali você precisa de um pouco de sorte, como foi na final para nós. Na Premier League são 38 jogos árduos.
Conquistar o que conquistamos dá orgulho, mas, para mim, ganhamos cinco em seis anos (de Premier League): para sermos reconhecidos como um dos maiores clubes do mundo, temos que fazer isso um pouco mais. "
O Manchester City também quer ser o primeiro clube a conquistar a Premier League em quatro edições consecutivos. No momento, o time de Walker está em quarto lugar no Campeonato Inglês, com 34 pontos, cinco atrás do líder Arsenal.
Entre 1976 e 1990, o Liverpool conquistou 10 de 15 títulos do Campeonato Inglês. E na era Premier League, de 1992 a 2013, o United ganhou a liga inglesa 13 vezes.
O lateral-direito do Manchester City, titular em 24 de 27 jogos nesta temporada, também rebateu críticas que ele individualmente e o time como um todo receberam nas últimas semanas. Antes desse jogo contra o Urawa Reds, a defesa do City tinha sido vazada em oito partidas seguidas em 2023/24.
— Eu sempre vou tomar fogo. Sempre vou passar por escrutínio, foi assim em toda a minha carreira. Mas isso me deixa empolgado. Sei que preciso assumir a bronca, sendo um dos mais experientes e o capitão. Vou carregar isso nos ombros.
+ Manchester City relembra apelido de "Guardiola brasileiro" a Diniz e define Fluminense: "Um dos maiores"
Walker comemora um dos gols do Manchester City sobre o Urawa Reds com companheiros
Getty Images