Conselho Deliberativo do clube elege, nesta terça-feira, nova chapa das eleições No ano em que se transformou em SAF, o Atlético-MG tem ainda uma importante agenda na temporada pensando na administração do clube. O clube elege, nesta terça-feira, a nova chapa da presidência da associação. O ge reuniu as principais perguntas sobre eleição para esclarecer para o torcedor. Qual o papel do presidente com a SAF? O que ele vai administrar? Mesmo sendo candidato único, Sérgio Coelho precisa de votos?
+Seja o primeiro a saber as notícias do Galo! Clique aqui e siga o ge Atlético no Whatsapp
"Disputando as primeiras colocações", avaliam presidentes do Atlético-MG e da SAF
Mais notícias do Atlético
Contratações do Atlético: veja quem chega, quem fica e quem sai
Presidente do Atlético-MG e Rubens Menin detalham metas com a SAF: "Disputar as primeiras colocações"
Quando é a eleição?
De acordo com edital publicado, a eleição acontece nesta terça-feira, de 8h às 17h (de Brasília), na sede do clube em Lourdes.
Atlético convoca conselho para eleição de presidente do clube
Reprodução
Quem são os candidatos?
O atual presidente do clube, Sérgio Coelho é o único candidato. No entanto, a chapa não terá o vice José Murilo Procópio, que declinou do próximo mandato. Portanto, o vice na chapa será Márcio André de Brito, Conselheiro Benemérito do clube. Pelo estatuto, o presidente pode se candidatar à reeleição uma única vez.
Tempo de mandato?
O mandato é de três anos. O triênio começa em janeiro de 2024 e vai até dezembro de 2026.
Sede do Atlético-MG
Bruno Cantini/Flickr do Atlético-MG
Mesmo sendo candidato único, Sérgio precisa de votos?
Sim. Não houve outra chapa inscrita e com as 50 assinaturas necessárias para ser validada. Com isso, Sérgio, pelo segundo mandato, é candidato único, mas precisa dos votos (não há necessidade de um mínimo de votos). Uma eleição protocolar.
Qual o papel do presidente com a SAF?
A Associação ficou com 25% das ações, sendo responsável pela sede de Lourdes e pelos clubes de lazer (o Labareda e a Vila Olímpica), ficando também com os lucros provenientes destes. O mandatário e o vice irão cuidar de toda parte que ficará ainda sob a guarda da Associação. O departamento de futebol, de fato, fica sob o olhar da SAF, mas com a participação de membros da associação, formando um comitê de três a cinco integrantes.
Quais as obrigações com a associação?
A associação não tem mais endividamento direto, porque a dívida foi toda transferida para a SAF. O presidente da associação tem que administrar os clubes de lazer, suas receitas e despesas. Além disso, por ter 25% da SAF, a Associação tem duas vagas no Conselho de Administração, cargos que serão escolhidos após a eleição sendo possível ser o presidente e o vice.
Estatuto do Galo sobre competências do presidente
Reprodução
Assista: tudo sobre o Atlético no ge, na Globo e no Sportv
t
???? Ouça o podcast ge Atlético ????