anuncie

Botafogo: como foram os técnicos que, assim como Tiago Nunes, assumiram a 5 jogos do fim

.

Por Virtual Rondônia em 19/11/2023 às 14:22:28
Nos últimos 10 anos, vários times fizeram uma mudança na reta final do Brasileiro para tentar salvar a campanha O Botafogo apostou em Tiago Nunes para tentar uma arrancada na reta final do Campeonato Brasileiro em busca do título. Por mais que o contrato até o fim de 2025 mostre a perspectiva de um trabalho a longo prazo, a missão principal do treinador começa com cinco jogos. As últimas cinco rodadas de 2023.

Textor dá boas-vindas a Tiago Nunes no Botafogo

O time é hoje o segundo colocado com dois pontos a menos que o Palmeiras, mas é o único que depende apenas de si para ser o campeão. Como tem um jogo atrasado, se vencer as cinco partidas levará a taça independente do que os adversários fizerem.

Levando isso em consideração, o ge acionou o Espião Estatístico para conferir como foram os treinadores nos últimos 10 anos que receberam uma missão semelhante à de Nunes: pegar um time nas últimas cinco rodadas para tentar uma arrancada milagrosa.

Os números mostram que a situação vivida por Tiago Nunes é praticamente inédita. A estratégia de trocar treinador com um período tão curto pela frente é, em geral, empregada por times que lutam contra o rebaixamento.

Dentro deste recorte, os que tiveram mais sucesso foram Dorival Júnior, em 2013 com o Fluminense, e Pachequinho, em 2015 com o Coritiba. Ambos tiveram três vitórias, um empate e uma derrota e conseguiram alcançar o objetivo, que era livrar do rebaixamento.

Aproveitamento de treinadores que assumiram nas últimas cinco rodadas

Nestes 10 anos, o único time que trocou o comando técnico na reta final ainda com chances remotas de título foi o Flamengo, em 2021. Após perder a final da Libertadores para o Palmeiras, Renato Gaúcho foi demitido e Maurício Souza assumiu o comando interino a 4 rodadas do fim do Brasileirão.

Leia mais sobre o Botafogo:

+ Campeão em 1995, Sergio Manoel mostra confiança no título do Botafogo: "Mais do que nunca"

+ Entenda como o Botafogo pretende quitar dívidas trabalhistas em 10 anos

Àquela altura, o Rubro-Negro tinha 10 pontos a menos que o Atlético-MG e precisaria de uma combinação improvável de resultados para ter chances de ser campeão, o que não aconteceu.

Mauricio teve aproveitamento de 33,3%, mas três dos quatro jogos já foram realizados sem chances de conquistar a taça. O Galo acabou campeão no dia 2/12 após vencer o Bahia em um jogo atrasado da 32ª rodada.

Tiago Nunes comanda treino do Botafogo

Vítor Silva/Botafogo

O primeiro desafio do Botafogo pelo título Brasileiro é contra o Fortaleza, na próxima quinta-feira (23), às 19h, no Castelão. O clube é o vice-líder do Brasileirão, com 60 pontos. A equipe tem um jogo a menos que o Palmeiras, primeiro colocado, que tem 62 pontos. Ou seja, o Alvinegro só depende de si para ser campeão.

+ ?Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp

+ Leia mais notícias do Botafogo

???? Ouça o podcast ge Botafogo ????

Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Ge

Comunicar erro
LANCHE DA JAPA

Comentários

anuncie aqui