Fernando Diniz quer ver de perto as "reais condições" do atacante do Arsenal, mas lista divulgada tem 24 jogadores já pensando na possibilidade de mais um corte: "Não vamos precisar mexer" A seleção brasileira espera contar com o atacante Gabriel Jesus para os jogos contra Colômbia e Argentina, pelas eliminatórias sul-americanas, mas já está preparada caso o jogador ainda não esteja 100% recuperado do recente problema muscular. Além disso, adiou a divulgação da lista de 24 convocados, um a mais do que o convencional, justamente para amenizar o número de cortes.
+ Convocados da Seleção: veja a terceira lista de Fernando Diniz
Veja a convocação da seleção brasileira para os jogos contra Colômbia e Argentina, pelas Eliminatórias
Diniz explica ausência de Richarlison e justifica novidades
Diniz, sobre Endrick: "Não é uma pressão. É um prêmio"
Por determinação da Fifa, a CBF tinha até 29 de outubro para informar jogadores e respectivos clubes sobre essa convocação, e assim o fez. O anúncio da lista era esperado para a semana seguinte, mas ficou para esta segunda-feira porque o técnico Fernando Diniz estava envolvido com a disputa da final da Conmebol Libertadores, com o Fluminense.
Foi uma coincidência, segundo Diniz, com o movimento da comissão técnica de solicitar à CBF a divulgação da lista mais perto dos jogos, como medida para evitar cortes. A confederação atendeu ao pedido.
O técnico do Arsenal, Mikel Arteta, afirmou no dia 27 de outubro que Gabriel Jesus estava com um problema muscular e que seria desfalque "por semanas". No dia 31, o clube inglês informou que a lesão ocorreu na partida contra o Sevilla, pela Champions League, na semana anterior — Jesus fez um gol e deu uma assistência naquele dia.
— A gente vai trazer o Gabriel para saber as reais condições, porque ainda temos 15 dias para os jogos, então a gente acredita que ele possa reunir condições para jogar. Eu gosto muito dele. Temos 24 jogadores na lista, e se acontecer alguma coisa com ele não vamos precisar mexer na convocação — comentou Fernando Diniz, durante entrevista coletiva.
Seleção brasileira espera poder contar com Gabriel Jesus contra Colômbia e Argentina
Getty Images
Fernando Diniz usou como exemplo o caso de outro jogador do Arsenal, o também atacante Gabriel Martinelli. Ele seria chamado para a data Fifa de outubro, mas não figurou na lista de convocados porque, segundo o clube inglês, não estaria recuperado a tempo.
Só que Martinelli voltou a jogar no dia 8 de outubro, contra o Manchester City, antes das partidas do Brasil contra Venezuela e Uruguai pelas eliminatórias sul-americanas.
Em sua primeira lista, Fernando Diniz precisou fazer dois cortes, de Vinicius Junior e Antony. Na segunda foram ao todo quatro desconvocações.
Os jogadores convocados se apresentam na próxima segunda-feira, dia 13 de novembro. A delegação viaja no dia 15 para Barranquilla, onde enfrenta no dia seguinte a Colômbia. A volta para o Brasil será no mesmo dia. O clássico contra a Argentina no Maracanã será no dia 21.
+ Confira a tabela das eliminatórias sul-americanas
Fernando Diniz revela mudança de estratégia da CBF para as convocações
Joilson Marconne / CBF
Confira a lista dos convocados:
GOLEIROS: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City), Lucas Perri (Botafogo)
LATERAIS: Emerson Royal (Tottenham), Carlos Augusto (Inter de Milão), Renan Lodi (Olympique de Marselha)
ZAGUEIROS: Bremer (Juventus), Gabriel Magalhães (Arsenal), Nino (Fluminense), Marquinhos (PSG)
MEIO-CAMPISTAS: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Douglas Luiz (Aston Villa), Joelinton (Newcastle), Raphael Veiga (Palmeiras), Rodrygo (Real Madrid)
ATACANTES: Endrick (Palmeiras), Gabriel Jesus (Arsenal), Gabriel Martinelli (Arsenal), João Pedro (Brighton), Paulinho (Atlético-MG), Pepê (Porto), Raphinha (Barcelona) e Vinicius Junior (Real Madrid)